Sustentabilidade – 13 Dicas para economizar água

23/10/2015

agua-torneira

Faz muito tempo que percebemos que o nosso mundo precisa de mais atenção. O termo sustentabilidade surgiu para equilibrar essa necessidade de tornar o mundo mais economicamente viável, socialmente correto e ambientalmente respeitado.

Cada um de nós tem essa responsabilidade nas mãos e só nos resta plantarmos essa sementinha, mesmo que seja pequena, mas o importante é ter criatividade e fazer as ações sustentáveis se multiplicarem.

A Buona Vita leva isso muito a sério, a sua própria sede foi construída de forma sustentável, com captação da água da chuva, que é armazenada e reaproveitada para limpeza e abastecimento da fonte existente no jardim, como também as amplas janelas que iluminam o ambiente e contribuem para a economia de energia elétrica. Até seus produtos são estudados para afetar cada vez menos o meio ambiente. Uma prova disso é o uso de base feita com óleo vegetal, afinal o que se encontra na maioria dos produtos cosméticos é a base com óleo mineral, no entanto 1 litro dessa substância contamina 1 milhão de litros de água, e isso é muito grave.

Como empresa, ela faz a sua parte, afinal todos nós devemos fazer papel de formiguinha nessa jornada sustentável e como já é de costume da Buona Vita transmitir conhecimento e também captar cada vez mais adeptos às ações sustentáveis, vai aí algumas dicas para se economizar água em casa:

1 – Torneira Aberta
Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.Tome cuidado.

2 – Lavar a calçada
Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).

3 – Descarga
Uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto. Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

4 – Lavar a Roupa
Utilize a máquina de lavar roupas na capacidade máxima, assim você economiza água e energia.

5 – Lavar a louça
Ao lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo (assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágue tudo de uma só vez.

6 – Lavar o carro
Lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!

7 – Responsabilidade de todos
Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos.

8 – Jardim
Regando plantas você gasta cerca de 186 litros de água limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

9 – Aquário
Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.

10 – Banho rápido
Se você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.

11 – Escovar os dentes
Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.

12 – Frituras
Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água.

13 – Produtos sem óleo mineral
Vários cosméticos utilizam o óleo mineral em sua formulação. Procure produtos que não contenham essa substância, um litro de óleo mineral polui mais de 1 milhão de litros de água.

É isso aí. Vamos colocar essas dicas em prática em prol de um mundo melhor. 😉