Crise? Tô fora!

04/11/2015

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Sempre ouvimos falar que quem trabalha com estética e beleza não sofre com a crise, certo? Errado! Quando o país está em crise todos os setores sentem o impacto e nem mesmo a indústria da beleza fica imune a isso.

Já ouvimos alguns relatos de clientes e amigas esteticistas contando sobre suas dificuldades neste momento delicado pelo qual estamos passando. Mas, a boa notícia é que com alguns truques é possível sim driblar a crise e conseguir bons resultados, principalmente financeiros, ao final do mês!

A primeira e mais importante dica é também a que mais ouvimos por aí, mas é a mais pura realidade: seja o melhor naquilo que você faz. Amar o seu trabalho e fazê-lo com prazer é 50% do que precisamos para fazer com excelência. A outra metade está no conhecimento. Entenda o que você faz e aprimore-se sempre, nós nunca aprendemos tudo, técnicas e produtos novos surgem a todo momento e nós precisamos estar atentas à essas novidades. Encare os cursos, workshops e palestras como um investimento e estude o máximo que puder. Comece já, saiba quais são nossos próximos cursos.

Especialize-se. Observe as oportunidades e explore nichos ainda pouco, ou nada, trabalhados. Conheça o seu público alvo e aprofunde-se em um tipo específico de tratamento. Nós temos algumas ideias que podem servir de inspiração: você pode, por exemplo, montar uma clinica especializada em atender cadeirantes, um público enorme e que precisa de muitos cuidados; também pode atender somente clientes para rejuvenescimento facial. Quem não quer ter a pele bonita e jovem?; outra ideia é especializar-se em atendimento para adolescentes, com tratamentos voltados para acne e estrias; ou ainda fazer tratamentos específicos para redução de medidas. As opções são inúmeras, basta saber inovar para entregar um serviço único e personalizado.

Cuide do seu espaço de trabalho. Mantenha a máxima organização e limpeza. A higiene deve ficar em primeiro lugar na hora de atender o cliente. Além disso, atente para os detalhes: pense na cor das paredes e prefira tons mais claros, que trazem tranquilidade e deixam o ambiente aconchegante; Decore com plantas; pense num som ambiente; use móveis e equipamentos que estejam em bom estado e não esqueça da fachada. Mantenha a pintura e o jardim em dia para não passar a impressão de desleixo. Aqui, cada detalhe faz a diferença.

De nada adianta ter um espaço bonito e bem cuidado e usar produtos de qualidade quando pecamos no atendimento. Por isso, atenda bem seus clientes. O boca a boca é a sua melhor propaganda, e o cliente satisfeito fará esse papel. Atenda de forma simpática e educada desde o primeiro contato, mostre-se disponível e busque alternativas para o cliente. Ofereça cafezinho, chá e água. Não pesa no bolso e mostra o seu interesse em fazê-lo se sentir confortável. Crie programas de fidelidade e ofereça pequenos agrados vez ou outra. Uma massagem relaxante, nas mãos, nos pés ou até mesmo uma hidratação facial, por exemplo. Use a imaginação e crie diferentes formas de surpreender e personalizar o atendimento.

Use produtos de qualidade e fale sobre eles para o cliente. 100% dos produtos Buona Vita são fabricados com bases biocompatíveis, por isso não contêm óleo mineral em sua formulação. Também são livres de parafina, parabenos, propilenoglicol e liberadores de formol, além de não serem testados em animais, mostrando a nossa e, consequentemente, a sua preocupação com a sustentabilidade e com o bem-estar do cliente. Aprofunde seus conhecimentos sobre isso e explique a importância de atentar para a composição do produto. Com certeza sua credibilidade vai atingir níveis altíssimos!

Atenção especial para a biossegurança (leia o livro Biossegurança: Estética e Imagem Pessoal). Esse tópico poderia ocupar várias páginas! Mas vamos aos pontos imprescindíveis: Livro-Bioseguranca-buona-vita

– Mantenha os ambientes limpos, organizados e bem arejados; Faça a assepsia das mãos, móveis e objetos a cada atendimento;

– Utilize os EPI’s (equipamentos de proteção individual) em todos os atendimentos (jaleco ou avental, máscara, touca e luvas descartáveis e óculos de proteção);

Nunca reutilize materiais descartáveis;

– Atente para o rótulo dos produtos, confira a data de validade e se possuem registro no Ministério da Saúde. Jogue fora produtos fora da validade;

– Questione sobre possíveis alergias aos produtos e nunca deixe de fazer a avaliação física do cliente. Preencha o Prontuário Estético (acesse aqui) específico de cada tratamento a ser realizado.

Calculadora-buona-vitaAlém disso, ponha seus gastos na ponta do lápis e saiba o quanto você ganha e o quanto você gasta mensalmente. Veja onde há a possibilidade de poupar sem prejudicar o serviço e tente fazer uma reserva todo mês. Para que o seu negócio funcione bem como um todo, o profissionalismo e o bom atendimento devem andar lado a lado com uma boa administração financeira.

Nós fazemos parte da indústria do bem-estar e temos a obrigação de oferecer isso aos nossos clientes. O reconhecimento e o dinheiro vêm como recompensa de um trabalho ético, honesto e bem feito!

Aproveite essas dicas e dê a volta por cima para ficar longe da crise!