Protetor solar: você está fazendo certo?

14/12/2015

protetor-solar-buona-vita

Apesar do uso do protetor solar ser indicado em todas as estações do ano, é somente no verão que a maior parte das pessoas se lembra de passar. A estação do sol já está batendo à porta e precisamos ficar mais atentos aos cuidados diários com a pele para evitar queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e até problemas mais graves, como o câncer de pele. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre o uso do filtro solar e de quebra te dar algumas dicas de aplicação do produto!

Para começar, veja algumas dicas básicas, que servem tanto para adultos quanto para crianças:

•    A reaplicação periódica garante uma proteção mais eficiente e é recomendada, de forma geral, a cada duas ou três horas ou após imersão na água, secar-se com toalha ou transpiração excessiva;
•    Evite a exposição ao sol entre 10h e 15h. É esse o período em que a radiação é mais forte e os riscos de queimaduras aumentam;
•    Aplique o protetor de forma uniforme, ou seja, a mesma quantidade em todo o corpo. Além disso, nunca esqueça as mãos, pés, orelhas e lábios. Para os lábios, use produtos específicos;
•    Use o protetor mesmo em dias nublados. As nuvens podem encobrir, mas o sol ainda está lá. Além disso, a luz artificial também causa danos na pele.

Aplicar a quantidade adequada do protetor em cada parte do corpo também é essencial para garantir uma proteção efetiva. Mas qual a quantidade adequada? Veja na imagem abaixo como funciona a “regra da colher de chá” para a aplicação do protetor solar. Com essa dica não tem como errar!

colher-de-cha-sbd

Você sabia que os fatores de proteção acima de 30 não são tão mais eficientes? Vamos comparar: o fator 30 absorve 96,7% de radiação, já o fator 64, absorve 98,6%, uma diferença de apenas 1,9%. Tão importante quanto o FPS é o PPD, que é o índice de proteção contra os raios UVA e deve ser de, no mínimo, 1/3 do valor do FPS. Portanto, fique atento ao tipo de proteção que o filtro oferece, já que o FPS refere-se somente a proteção UVB. Os protetores da Buona Vita oferecem proteção química, física e biológica em um único produto, proporcionando o aumento da defesa contra os raios UVA, UVB e infravermelhos. Mas atenção, não esqueça de reaplicar periodicamente o produto em todo o corpo, caso contrário ele perderá a sua eficácia.

Fique atento também ao seu tipo de pele. Quem tem pele oleosa e acneica deve procurar produtos Protetores-solares-buona-vitaespecíficos. O Hidra Milk Sun é livre de óleo e indicado para esses tipos de pele por não ser comedogênico, ou seja, não causar o entupimento dos poros. Para quem não resiste ao uso da base, uma boa indicação é o Hidra Sun Progress, que segue o conceito do BB Cream, que hidrata, protege e tonaliza, ajudando a camuflar as marcas da acne. Já o Solar Hidra Active é indicado para peles normais e secas. Por possuir manteiga de cupuaçu em sua formulação, ele ajuda na hidratação e maciez da pele. Os filtros solares da Buona Vita podem ser usados em todos os fototipos, em gestantes e pessoas de pele sensível.

Na hora de aplicar, para maximizar o efeito do filtro, o truque é fazer movimentos suaves e ascendentes, nunca em círculos. A explicação é simples: quando aplicado em círculos, com movimentos bruscos, a pele absorve o produto, já quando aplicamos com movimentos mais suaves, apenas espalhando, criamos uma barreira física, além da química, impedindo os raios UV de penetrar na pele.

Já é comprovado que a fotoproteção previne o câncer de pele, para isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia elaborou o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, o primeiro documento do país com recomendações sobre proteção solar, que pode servir de guia para que você e sua família se protejam adequadamente. Se quiser ler na íntegra, acesse o site da SBD.

Independente da cor da pele e de onde você estiver uma coisa é certa: nunca abra mão do filtro solar.

Agora é só curtir o verão!