5 dicas para cuidar da pele no verão

18/12/2015

Faltam quatro dias para a chegada oficial do verão, em 22 de dezembro e, embora cuidar da pele seja importante durante todo o ano, é nessa estação que a maioria das pessoas comete erros que podem gerar problemas futuros, como envelhecimento precoce, manchas e até mesmo o câncer de pele.

Criancas-protegidas-do-sol

Quando falamos em cuidados com a pele no verão, a primeira coisa que vem à cabeça é o uso do protetor solar que, de tão importante, mereceu um espaço exclusivo no último post aqui do blog. Mas, sabia que este não é o único cuidado importante no verão? Hoje vamos dar dicas valiosas de vários outros cuidados diários que ajudarão a manter a pele sempre bonita, hidratada e com aparência saudável.

Beba água

Principalmente em dias de calor, beber água é essencial para evitar a desidratação. A falta dela, além do ressecamento da pele, pode causar outros desconfortos, como fadiga, cansaço, intestino irregular, câimbras e pressão sanguínea irregular. Se não quiser beber somente água, tudo bem, você também pode optar pela água de coco, suco de frutas e chás gelados, por exemplo. Mas atenção evite refrigerantes, bebidas gaseificadas e com muito açúcar e as bebidas alcoólicas, que acabam acelerando a desidratação do organismo.

Alimentos fotoprotetores

Você sabia que e nossa alimentação também pode ser uma aliada quando falamos em proteção solar? Isso mesmo, alguns alimentos tem capacidade fotoprotetora, pois ajudam a proteger nossa pele e o nosso DNA dos efeitos nocivos do sol. É o caso dos alimentos alaranjados e vermelhos, como a cenoura e a beterraba. Que tal um suco delicioso? Bata no liquidificador: uma cenoura, o suco de uma laranja e meio copo de água de coco. Aí é só beber pela manhã. É fácil e uma delícia!

Produtos pós-solPos-sol-buona-vita

Após exposição prolongada ao sol, você precisa tratar a sua pele, que perde hidratação e sofre com os efeitos do sol, mar e o cloro das piscinas. Para começar, quando chegar em casa tome um bom banho usando um sabonete suave, como o de erva doce , por exemplo, para não agredir ainda mais a pele. Após o banho, uma excelente dica é usar uma loção tônica, que vai equilibrar o pH da pele, ajudar na hidratação e prepará-la para receber o hidratante ou algum outro produto de tratamento que você use. A loção iluminadora é uma ótima dica para quem quer dar aquela realçada no bronzeado!

Proteção física

Chapéu, óculos, camiseta e guarda sol. Estes são itens indispensáveis para quem vai se expor ao sol, tanto na praia quanto na cidade. Além da proteção química, do filtro solar, estes itens servirão como uma proteção física, garantindo ainda mais eficiência na proteção diária da pele. Além disso, é indicado evitar a exposição ao sol entre as 10h e as 15h, horários em que os raios ultravioleta estão mais fortes.

Com essas dicas, sua pele vai ficar bonita e saudável durante todo o verão. E, como nunca é de mais: não abra mão do filtro solar. Reaplique a cada duas ou três horas ou após imersão na água, secar-se com toalha ou transpiração excessiva. Sua saúde agradece!