Biossegurança – POP (Procedimento Operacional Padrão)

18/12/2015

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biossegurança na estética

Olá queridos profissionais da Saúde Estética
A biossegurança é um assunto extremamente importante quando se fala em atendimento estético, pois é fundamental para o bom funcionamento da cabine de estética. Ela mostra o profissionalismo de quem atua na área e é uma excelente forma de conquistar a fidelidade dos clientes. Apesar disso é comum muitos colegas da área de saúde estética terem dúvidas na hora de colocar em prática os procedimentos exigidos pela legislação. Hoje vamos trazer algumas dicas específicas sobre o POP – Procedimento Operacional Padrão relacionado aos produtos e cosméticos utilizados no estabelecimento. Confira.

Quer conhecer uma excelente forma de conquistar e fidelizar seus clientes, com atitudes simples a serem praticadas no dia a dia? Utilize a biossegurança! Além do mais, demonstra extremo profissionalismo de sua parte, afinal, a formação profissional é apenas o primeiro passo para quem trabalha na área da saúde estética. Em sua atuação prática, o profissional deve seguir regras e normas estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, a fim de obter o Alvará Sanitário para o funcionamento de seu estabelecimento, e entre essas regras estão também várias normas de biossegurança. Um assunto de extrema importância e fundamental para o bom funcionamento do trabalho na cabine de estética, pois se trata de uma normatização de condutas que visam à proteção e segurança da saúde de todos que frequentam esse ambiente, ou seja, equipe de trabalho e os clientes.

Embora seja um assunto presente no dia a dia desses profissionais, ele ainda gera muitas dúvidas, justamente por ser bastante abrangente e envolver vários detalhes minuciosos que requerem atenção e cuidados constantes. Por isso hoje vamos abordar um ponto bem específico, que está relacionado aos procedimentos de atendimento e que faz parte do Manual de Rotina e Procedimentos, cuja função é trazer uma descrição detalhada por escrito dos serviços, produtos e esterilização e higienização. O modelo que traremos hoje de POP – Procedimento Operacional Padrão está relacionado aos Produtos e Cosméticos Utilizados no Estabelecimento.

Você sabia que é preciso preencher uma ficha com a descrição de todos os produtos e cosméticos utilizados no estabelecimento, para controle de aplicações ou reclamações? Pois esse é o objetivo do POP que estamos trazendo para vocês. Além disso é recomendado que esse documento seja arquivado por pelo menos até um mês após o término do respectivo produto ao qual se refere. Esse material ajudará o profissional de saúde estética nos cuidados básicos que devem ser observados no produto que vai ser utilizado em cabine. Entre as informações importantes que devem ser seguidas, estão por exemplo NOME DO PRODUTO, MARCA, LOTE, PRAZO DE VALIDADE, REGISTRO, entre outros, tudo isso porque se essas normas não forem cumpridas em cabine, o estabelecimento poderá ser autuado.

Produtos manipulados, por exemplo, são para uso individual, não podem ser utilizados pelo profissional de saúde estética em cabine, pois esse tipo de produto não possui registro no Ministério da Saúde/Anvisa, podendo resultar na aplicação de medidas legais para seu estabelecimento. Confira um modelo de ficha para o POP. (Para baixar é só clicar na imagem.)

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Outras exigências a serem observadas em PROCEDIMENTOS:

SAÚDE OCUPACIONAL

Os proprietários dos estabelecimentos devem capacitar e manter registro atualizado de treinamento dos funcionários contendo data, carga horária, nome e formação do instrutor, conteúdo, nome e assinatura do funcionário. Também é responsabilidade dos estabelecimentos elaborar e tornar disponíveis aos funcionários o Manual de Procedimentos Operacionais, contendo rotinas de procedimentos técnicos, biossegurança e medidas de controle de transmissão de doenças, devendo ser atualizado anualmente.

Os profissionais dos estabelecimentos devem comprovar conhecimento básico em controle de infecção, processamento de artigos e superfícies, biossegurança e gerenciamento de resíduos, com carga horária mínima de 20 horas e realizado por profissional habilitado. E deverão ser disponibilizados aos funcionários equipamentos de proteção individual (EPI) como óculos, máscaras, luvas e jalecos, de acordo com as funções exercidas e em número suficiente, de modo que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição, entre outros requisitos.

PRODUTOS

Todos os produtos de interesse à saúde em uso ou armazenados no estabelecimento deverão obrigatoriamente estar dentro do prazo de validade e obedecer a legislação específica quanto ao registro no órgão competente. Já os produtos químicos e saneantes que forem submetidos a fracionamento ou diluição deverão ser acondicionados em recipientes devidamente identificados, de forma legível, por etiqueta com o nome do produto, composição química, sua concentração, data de envase e de validade e nome do responsável pela manipulação, entre outras normas.

O profissional também deve estar atento à data de abertura da embalagem cosmética, ou seja, a data em que se iniciou o uso de determinado produto, pois eles apresentam uma validade após a abertura diferente da data de validade tradicional. Ou seja, depois de aberto, o produto deve ser consumido em determinado período de tempo, conforme indicado no rótulo de cada um, essa indicação é chamada de PAO – Período Após Aberto, geralmente identificada pela figura de um frasco e um número, que é o número de meses em que o produto deve ser utilizado após iniciado o uso. Nesse caso, dê olho nas duas “validades”, tenha sempre como base a que expirar primeiro. Dê preferência para as empresas que oferecem esse diferencial da informação do PAO, pois é um item de segurança a mais que diferencia e dá qualidade ao seu trabalho e que mostra profissionalismo junto a seus clientes.

EQUIPAMENTOS

Os estabelecimentos, entre outras exigências, deverão dispor de todos os equipamentos necessários à realização das atividades propostas, mantendo-os higienizados e em condições de funcionamento e ergonomia adequados. Os equipamentos e instrumentais deverão ser disponibilizados em quantidade suficiente para atender a demanda do estabelecimento respeitando os prazos para limpeza, desinfecção ou esterilização dos mesmos. Além disso, todos os equipamentos deverão possuir registro no órgão competente, sendo observadas suas restrições de uso e os proprietários deverão instituir manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, mantendo os registros atualizados.

Para mais informações sobre as exigências da Vigilância Sanitária em biossegurança na área de estética e imagem pessoal e a formalização dos estabelecimentos, consulte meu Livro Biossegurança Estética & Imagem Pessoal e o site da Anvisa – http://portal.anvisa.gov.br/ .

Livro-Bioseguranca-buona-vita

Referências Bibliográficas:
Amaral, Marcos Antonio do. Biossegurança em centros de estética. Editora Pearson.
Piatti, Isabel Luiza. Biossegurança Estética & Imagem Pessoal. Formalização do Estabelecimento Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança.
Ramos, Janice Maria Pereira. Biossegurança Em Estabelecimentos de Beleza e Afins. Editora Atheneu.
http://portal.anvisa.gov.br/.

isabel-piatti-03 Isabel Piatti – Profissional Aisthesis. Técnica em Estética. Graduada em Tecnologia de Estética e Imagem Pessoal. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME, 2009, em São Paulo. Palestrante no 8° Congresso Internacional de Medicina Estética e Cirurgia Cosmética em Guaiaquil, Equador, em 2011. Palestrante em Congressos de Estética e Cosmetologia pelo Brasil. Diretora de Treinamentos da Buona Vita Cosméticos. Coordenadora do Departamento de P&D da Buona Vita Cosméticos. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora do Livro ‘Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança’ e   ‘Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez’. isabel@buonavita.com.br