5 dicas para combater ESTRIAS!

25/02/2016

estrias2Embora sejam mais comuns entre as mulheres, as estrias também podem aparecer nos homens. As causas e os locais variam entre os sexos, mas geralmente aparecem no abdômen, glúteos, seios, coxas, culote, flancos, costas e braços.

As estrias resultam basicamente de um defeito no reparo do tecido, que ocorre naturalmente, devido a uma alteração nas fibras colágenas e elásticas que se rompem. Em alguns casos esse rompimento é agravado por situações de estiramentos maiores, como o crescimento, gestação e obesidade, bem como com os bruscos e repetidos aumentos e perdas de peso em diversas circunstâncias. Ao se alterar, as fibras de sustentação da pele desencadeiam um processo inflamatório que dá o aspecto de vermelhidão no local, ou seja, a formação das estrias. Esse é o momento ideal para se iniciar o tratamento, pois a aparência vermelha indica que ainda existe a inflamação e que a probabilidade de sucesso nos resultados é maior.estrias1

Com certeza elas incomodam bastante com relação à estética, por isso selecionamos 5 dicas que vão te ajudar na prevenção e no tratamento das estrias.

1 – Controle do peso
Evite o aumento de peso para não provocar o estiramento/distensão do tecido, bem como o chamado efeito sanfona (engorda-emagrece), pois acaba prejudicando a capacidade de recuperação das fibras de sustentação do tecido.

2 – Hidratação
Para manter a hidratação do tecido é importante ingerir bastante água (que ajuda a hidratar de dentro pra fora) e utilizar produtos cosméticos (que vão auxiliar na hidratação de fora para dentro), proporcionando melhor qualidade ao tecido.

3 – Cosméticos adequados
Uma das possíveis causas para o aparecimento de estrias se dá pela teoria endocrinológica, que está ligada a alterações hormonais. Por isso deve-se usar produtos cosméticos livres de parabenos em sua composição, pois apresentam ação estrogênica. Além disso, usar somente produtos livres de óleo mineral e outras substâncias nocivas e ricos em óleos vegetais, aminoácidos e Vitamina C, importantíssimos para nutrição da pele.

4 – Tratamentos estéticos
Procure um profissional de saúde estética e invista em tratamentos com protocolos com associações adequadas de cosméticos e equipamentos para o tratamento das estrias já instaladas. O objetivo desse trabalho é melhorar a aparência dessa alteração por meio do estímulo da produção de colágeno e dar melhor qualidade à pele, fazendo com que o tecido apresente aspecto mais saudável e uniforme.

5 – Nutricosméticos ricos em aminoácidos
Os aminoácidos (um tipo de proteína) são fortes aliados no tratamento das estrias e seu uso já é bastante disseminado no uso tópico, potentes na melhora da saúde da pele. Alguns aminoácidos atuam diretamente na formação de colágeno, por isso sua ingestão por meio de nutricosméticos faz parte do tratamento in&out que potencializa a ação tópica dos cosméticos. Quando a quantidade de colágeno no organismo aumenta, melhora a eficácia de sustentação das fibras, que darão mais elasticidade e resistência à pele, atuando assim contra as estrias.

E aí, gostou das nossas dicas?