Tratamentos caseiros X profissionais

29/03/2016

Quando se fala em tratamentos estéticos, muita gente torce o nariz para a contratação de profissionais. Seja pelo custo, pelo deslocamento até uma clínica ou até mesmo pelo fato de não conhecer um profissional de confiança para realizar os procedimentos. Mas ao contrário do que dizem por aí, os tratamentos caseiros não são assim tão efetivos quando se busca resultados mais aparentes e prolongados.

facial-buona-vita

Profissionais da saúde estética têm a formação e os conhecimentos anatômicos e fisiológicos necessários para indicar o melhor tratamento para cada tipo de alteração estética. O uso de cosméticos profissionais aliado aos mais diversos equipamentos disponíveis hoje no mercado é o maior diferencial quando pensamos em tratamentos em cabine, já que esta associação irá potencializar os tratamentos e acelerar os resultados.

As técnicas utilizadas pelos profissionais também são dificilmente reproduzidas em casa. Para cada resultado desejado uma técnica diferente, desde massagem relaxante, redutora, drenagem linfática até uma limpeza de pele ou tratamentos mais complexos como pós-cirúrgicos e rejuvenescimento. O uso home care é sim indicado, mas para dar continuidade aos tratamentos iniciados em cabine ou para a -necessária- limpeza e hidratação diária.

Ouvimos muitos clientes mencionarem que têm receio de comprar produtos industrializados pelo risco Selo-buona-vita-zero
de adquirir algo que não traga os resultados esperados ou que gere alergias e dermatites e sensibilizem a pele. Isso porque muitos deles são formulados com ativos tóxicos, como o óleo mineral, parabenos, propilenoglicol e conservantes liberadores de formol. Mas a boa notícia é que hoje podemos encontrar no mercado produtos mais “verdes”, que não possuem matérias-primas nocivas, e os produtos da Buona Vita são ótimos exemplos. A dica é sempre ler os rótulos dos cosméticos para certificar-se de que está comprando um produto que trará os benefícios esperados sem agredir a pele. Pensando em quem sempre procura o melhor, nós criamos a campanha #poenorotulodoscosmeticos, que busca conscientizar consumidores e profissionais da importância de rótulos informativos.

Você sabia que algumas famosas receitas caseiras também não são tão eficazes quanto dizem? Além de não serem cientificamente comprovadas, podem não trazer um efeito tão bom quanto o dos cosméticos, que têm sua eficácia comprovada por meio de testes rigorosos. Abaixo listamos algumas e explicamos porque não são indicadas.

Esfoliação com mel e açúcar

Quem nunca ouviu esta receita por aí, não é? Mas esta mistura não é indicada, por conta das arestas dos grãos de açúcar, que são pontinhas irregulares que podem ferir a pele, ou seja, causar microlesões.  O ideal é procurar um cosmético que apresente grânulos sextavados, que irão fazer uma esfoliação mais eficaz, sem o risco de causar lesões. O nosso Peeling, por exemplo, é fabricado com esferas vulcânicas 100% naturais que, além de não prejudicar a pele, não poluem o meio ambiente.

Pepino para amenizar olheiras 

Neste caso, não é propriamente o pepino que dá o efeito drenante, mas sim o fato de estar gelado. Qualquer coisa gelada sobre a área dos olhos gera vasoconstrição que auxilia no caso de olheiras vasculares. Outros ativos podem ser mais eficazes, como os encontrados no Radiance, que além de amenizar a aparência das olheiras irá hidratar a região como um todo.

Espremer cravos e espinhas e achar que é uma limpeza de pele

Não extrair o comedão até o final pode prejudicar ainda mais o estado da pele, provocando uma inflamação mais intensa, além de não resolver o problema. Um profissional de estética poderá realizar um procedimento mais eficaz, uma vez que irá fazer a extração completa e utilizar os cosméticos adequados para restabelecer o pH, acalmar a pele lesionada e diminuir a oleosidade.

Hidratação com máscara de abacate

O ideal é utilizar um cosmético enriquecido com minerais e vitaminas que potencializarão os resultados e deixarão a pele muito mais hidratada. Uma Máscara Cremosa, por exemplo, além da hidratação intensiva, tem ação antioxidante e cicatrizante.