A importância dos antioxidantes

05/04/2016

A genética, a epigenética, a poluição das cidades, as radiações solares e até alguns produtos que usamos incorretamente no dia a dia podem acelerar o envelhecimento cutâneo e o aparecimento de manchas. Esta combinação de fatores, somada ao envelhecimento cronológico, causa em nosso corpo um aumento dos radicais livres, que conduz ao estresse oxidativo e, consequentemente, a redução da proliferação celular. Tudo isso acarreta a perda de elasticidade do tecido, da capacidade de regular as trocas aquosas e a sua capacidade de se regenerar, resultando no aparecimento de rugas, manchas e flacidez.

Mas, nem tudo está perdido. O consumo e a absorção de nutrientes e ativos antioxidantes são grandes aliados para desacelerar o envelhecimento celular cutâneo. Eles agem diretamente na neutralização dos radicais livres, impedindo-os de causar os danos que favorecem o envelhecimento. Um dos mais conhecidos antioxidantes é a vitamina C, facilmente encontrada em fontes alimentares e também em cosméticos de uso tópico. Para ilustrar a importância desta vitamina na proteção da pele, fizemos a experiência da maçã cortada ao meio. Uma das partes foi protegida com suco de limão (riquíssimo em vitamina C), a outra não foi protegida. Em poucos minutos pudemos observar que a metade sem proteção sofreu oxidação pelo contato com o ar. Já a metade protegida demorou muito mais para iniciar o processo de oxidação e se manteve clara por mais tempo. E este é o mesmo processo que acontece com a nossa pele.

antioxidantes-teste-buona-vita

Além da vitamina C, outros excelentes antioxidantes são as vitaminas A e E, o revinage, o resveratrol, as antocianinas, o selênio e a coenzima Q10. Veja abaixo onde encontrar e a importância de cada um na prevenção do envelhecimento cutâneo.

Vitamina C: encontrada principalmente em alimentos amarelos e alaranjados, como abacaxi, acerola, laranja, pimentão e tomate; e em outros alimentos como limão, espinafre, rúcula e agrião, a vitamina C aumenta a síntese de colágeno, reduz a degradação da matriz extracelular e inibe a morte celular. Nos cosméticos, Vita C Enzyme, Antiox, Serun Vitalizante e Gel Creme Nanocápsulas, são excelentes produtos que contém esta vitamina na composição e podem ser usados diariamente.

Vitamina A: os carotenoides são neutralizadores de radicais livres de oxigênio e precursores da vitamina A. A vitamina A pré-formada pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como fígado, gema de ovo, leite e peixes. Já os carotenoides são encontrados em alimentos de origem vegetal, principalmente frutas e hortaliças amarelas e vermelhas e hortaliças verdes. Nos cosméticos a vitamina A nanoencapsulada está no Vitalize, que além da ação antioxidante ajuda no clareamento e estímulo da renovação celular.

Revinage: ativo encontrado no nosso Vita D Cream Supreme, promove as mesmas ações benéficas da Vitamina A (Ácido retinóico) na pele, sendo considerado o verdadeiro retinóide like. Os seus benefícios vão desde ação clareadora de manchas, estímulo à renovação celular e ação pró-colágeno, até a sua ação anti-idade oriunda das propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e de proteção à integridade do DNA. Em resumo, este ativo minimiza rugas, melhora a textura e luminosidade da pele e restaura a firmeza de peles maduras.

Vitamina E: esta vitamina tem a capacidade de proteger as membranas celulares contra a lipoperoxidação. Ela pode ser encontrada principalmente nas nozes, castanhas e semente de girassol. Na parte cosmética, temos inúmeras opções, como a Máscara Calm Skin, o Óleo para Massagem, o Serun Sense Skin, Sensitive Skin e o Tenso Active.

Resveratrol: inibe o processo de morte celular e pode ser encontrado nas uvas, no vinho tinto, mirtilo e chocolate amargo. Nos cosméticos, encontramos no Restore, que além da atividade antioxidante, confere proteção à pele contra os danos causados pela exposição a radiação UVB.

Antocianinas: encontrada em frutas vermelhas, hortaliças escuras e nas cascas de uvas escuras, as antocianinas são ótimas aliadas no combate ao envelhecimento, pois agem na neutralização dos radicais livres, reduzem a resposta inflamatória e a degradação da matriz extracelular, previne os danos UV e repara os danos ao DNA.

Selênio: atua na prevenção dos fotodanos e neutraliza os radicais livres. Além das fontes alimentares, como castanhas do pará, atum, gérmen de trigo, brócolis, couve, cebola e alho, pode ser encontrado também em alguns nutricosméticos.

Coenzima Q10: neutralizadora de radicais livres, pode ser encontrada na carne bovina, carne de frango e de peixe, brócolis, batata e ovos. Nos cosméticos, o Antiox e Ionto Vita Tônus possuem este ativo, que interrompe a reação em cadeia química que transforma os ácidos graxos essenciais em radicais livres destruidores. Além disso, ajuda a elevar os níveis de outros antioxidantes, como as vitaminas C e E.

Não podemos esquecer que as radiações solares e da luz visível, das telas de computador, celular, tablet, lâmpadas e a que entra pela janela, também são responsáveis pelo aumento de radicais livres no corpo e que nós estamos expostos a elas durante todo o dia, tanto ao ar livre (mesmo em dias nublados), quanto em ambientes fechados. Portanto, a indicação é o uso da proteção UVA, UVB e contra a luz visível, que encontramos nos filtros solares Hidra Milk Sun e Solar Hidra Active.

Também, procure sempre utilizar cosméticos de bases livres de óleo mineral, pois ele é nocivo, irritante, comedogênico e já existem alguns estudos que comprovam que o uso de cosméticos inadequados provoca envelhecimento precoce, já que esses produtos não se assemelham a nossa pele. Eles causam tamponamento e impedem que os ativos benéficos penetrem no tecido.

Obviamente que o envelhecimento é algo que não podemos controlar, envelhecemos a cada minuto desde o primeiro instante de vida, mas com o uso de produtos adequados e alguns cuidados diários conseguimos minimizar os efeitos dele e retardar o aparecimento das alterações que ele causa em nosso corpo.