Saiba mais sobre os Prontuários Estéticos (Ficha de Anamnese)

07/04/2016

anamnese-pranchetaSabe aquela ficha que o profissional de saúde estética preenche antes de iniciar o tratamento estético? Por muito tempo ela foi chamada (e ainda é conhecida por alguns), como ficha de Anamnese e que chamamos agora de prontuários estéticos. Ela é muito importante pois reúne vários dados do cliente, que devem ser analisados com cuidado para garantir um atendimento personalizado, de acordo com as características e necessidades daquele indivíduo em questão, seja qual for a alteração inestética apresentada. E, acima de tudo, demonstra a especialização desse profissional e sua preocupação com a qualidade do atendimento que, por ser personalizado, trará resultados mais rapidamente e com mais eficácia.

O profissional de saúde estética dos dias atuais sabe que é preciso conhecer bem a história de vida de seu cliente, incluindo seus costumes rotineiros, pois tanto a genética (ramo da biologia que estuda a hereditariedade) quanto a epigenética (ciência que pesquisa a ação do meio e dos hábitos de vida sobre o indivíduo) interferem nas alterações estéticas e nos resultados dos tratamentos. E como se chega a essas informações? Com um bom prontuário estético. Afinal, em períodos de concorrência acirrada, investir na avaliação voltada para as necessidades e particularidades do cliente é um passo importante para se tornar evidência no mercado.

Prontuários específicos = tratamentos personalizados

30bCada alteração estética tem suas particularidades, portanto, precisa de prontuários diferenciados, com perguntas específicas, para que se chegue à personalização dos protocolos para cada cliente. O prontuário serve como um instrumento mais qualificado na prática clínica para a coleta de dados, avaliação e condução do atendimento. A realização desse mapeamento deve incluir análises objetivas e subjetivas que contemplem informações minuciosas sobre o cliente e seus hábitos de vida, histórico anterior, hábitos, patologias, tratamentos já realizados e outras variáveis, a fim de coletar diferentes informações que serão associadas à análise clínica da pele.

Mas não precisa se desesperar. Como muitos profissionais da área se queixam da dificuldade de se encontrar padrões de prontuários adequados, contamos com o apoio do Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas – CIA-BV para o desenvolvimento de alguns modelos de prontuários que servirão de exemplo para direcionar seus atendimentos.

Lembrando que eles trazem apenas uma proposta base para o atendimento e a recomendação é que sejam complementados com outras questões que os tornarão muito mais completos para uma avaliação e atendimento ainda mais precisos.

Veja os arquivos que estão disponíveis para download

Prontuário de Avaliação Facial (PAF)
Prontuário de Avaliação Corporal (PAC)
Prontuário de Avaliação de Acne e Seborreia (PAS)
Prontuário de Avaliação de Estrias (PE)
Prontuário de Nível de Estresse (PNE)