Tipos de pele e os tratamentos em cabine

19/04/2016

Você, profissional da saúde estética, que recebe diariamente diversas clientes com diferentes tipos de pele, sabe reconhecer cada um deles e usar o tratamento mais adequado?

Hoje nós vamos te mostrar de forma simples as diferenças entre alguns tipos de pele e dar exemplos de eletroterapias aliadas aos cosméticos mais indicados para tratar e melhorar a aparência dela.

Antes de começar, é sempre importante lembrar que para todos os tipos de pele, independente da idade e do que será tratado, o uso adequado dos produtos home care e de cosméticos de bases biocompatíveis, livres de óleo mineral e outras substâncias prejudiciais, são as indicações principais para garantir o sucesso de qualquer tratamento.

Pele normal: é o tipo de pele que pode ser comparado a um pêssego.

Pessego-pele*Camada córnea permeável

*Aspecto suave e saudável

*Espessura média

*Tom uniforme

*Textura macia e aveludada

A pele normal geralmente não precisa de tratamentos para imperfeições. Nossa indicação para a pele normal é o uso do peeling de diamante, que irá esfoliar a camada superficial para promover uma renovação celular, deixando a aparência mais iluminada e homogênea. O uso de produtos cosméticos é indicado após o procedimento e vai ajudar a manter o viço e a maciez da pele por mais tempo. Para o tratamento em cabine, boas opções de produtos são:  Ionto Vita Tônus e Serun Vitalizante.

Home care: uso diário da Emulsão de Limpeza, Loção Tônica e Gel Creme Nanocápsulas. Para proteger a pele, a indicação é o uso do filtro Solar Hidra Active.

Pele Seca: este tipo de pele pode ser comparado com uma maçã verde.

Maca-verde-pele*Camada córnea endurecida

*Tamanho dos poros difíceis de visualização

*Tato áspero e sem viço

*Aparência desidratada

* Propensa a marcar rugas com mais facilidade

A pele seca precisa de atenção e muita hidratação. Uma boa indicação de eletroterapia é a iontoforese combinada com ativos hidratantes. O aparelho utiliza correntes elétricas (galvânica) para aumentar a permeabilidade dos ativos na pele fazendo com que o efeito seja muito mais profundo. Nossas indicações de produtos para esta pele são: Ionto Vita Tônus, Serun Vitalizante, Vita D Serun Supreme.

Home care: uso diário da Emulsão de Limpeza, Loção Tônica e Kit Day & Night e Solar Hidra Active.

Pele Seca e reativa: a maçã vermelha é a fruta que pode ser comparada a este tipo de pele.

Maca-vermelha-pele*Camada córnea transparente

*Capilares visíveis

*Tato áspero e sem viço

*Aspecto congestionado

*Sensação de ardor e queimação

Ardência e vermelhidão são características de uma pele sensível, que precisa de cuidados e produtos específicos que não agridam ainda mais a pele. Uma ótima opção de eletroterapia será o uso de microcorrentes que, por meio da eletroestimulação, irá melhorar a oxigenação do tecido e estimular as fibras colágenas e a circulação linfática, trazendo mais viço e hidratação sem causar sensibilização. Também pode ser usada em caso de flacidez e linhas de expressão. Cosméticos são excelentes aliados e podem ser usados durante a aplicação. Algumas opções são: Ionto Bio Skin, Ionto Bio Factor, Serun Sense Skin e Máscara Calm Skin.

Home care: Hidratação diária com Sensitive Skin e o uso do filtro Solar Hidra Active.

Pele Seca e fotoenvelhecida: esta é a pele que se parece com um maracujá.

Maracuja-pele*Camada córnea engrossada

*Hiperpigmentações

*Desidratação e elastose

*Sulcos marcados, rugas e flacidez

Este tipo de pele precisa de hidratação e da estimulação da produção de colágeno e elastina. A radiofrequência é uma boa opção de eletroterapia que vai ajudar a tratar as rugas e a flacidez, muito comuns nesses casos. Alguns produtos que podem ser utilizados após a aplicação da radiofrequência são: Ionto DMAE Tenso ActiveIonto White Skin, Vita D Serun Supreme, Kit Alchemy Genetic.

Home care: Radiance, Luminance, Kit Supreme Line e Solar Hidra Active.

Pele Oleosa: a aparência da pele oleosa pode ser comparada a casca de uma laranja.

Laranja-pele*Camada córnea engrossada e brilhante

*Poros dilatados e profundos

*Propensa a acne e comedões

*Frequentemente sensível

A pele oleosa tem presença constante de sebo e, para remover este excesso de oleosidade, o desincruste é uma ótima opção de eletroterapia. Associado ao produto cosmético Desincruste, o tratamento funciona como um desengordurante, permitindo a saponificação do sebo e fluidificação da seborreia, facilitando sua eliminação e desobstruindo os poros. Após este processo, pode-se fazer a combinação da iontoforese com o Serun Acne, que minimiza a formação da acne e trata as já existentes para evitar o aparecimento de sequelas.

Home care: Limpeza diária com sabonete Norma Clean e Loção Normalizadora. Em caso de acne inflamada, aplicar o Normasec pontualmente. O filtro solar Hidra Milk Sun é indicado diariamente para evitar o aparecimento de manchas.