Geoterapia – Argilas e seu poder na estética

29/04/2016

argila-Buona-Vita
assinatura-by-isabel
Olá profissionais da Saúde Estética! O uso das argilas em tratamentos medicinais, terapêuticos e estéticos é tido como um dos recursos mais antigos ainda em uso na área de saúde estética, com adeptos fiéis e sempre em alta. Ricas em nutrientes, elas trazem uma lista extensa de benefícios, podendo ser associadas a diferentes tratamentos estéticos, como você poderá conferir na sequência. Mas, para fazer bom uso dessa substância, obtendo sempre os melhores resultados, é importante que você esteja atento a algumas particularidades. Então fique atento às dicas e enriqueça seus protocolos com o uso desse verdadeiro “pó mágico”.

A geoterapia, ou lamaterapia (banho de lama), nada mais é do que o uso da terra e suas propriedades minerais e nutritivas, para benefícios no tratamento medicinal, terapêutico e estético, tudo isso por meio da aplicação da argila, geralmente sob a forma de máscaras para o corpo, face e capilares, bem como de áreas específicas, como spa dos pés e das mãos. A utilização dessa matéria-prima, derivada de um tipo de rocha sedimentar originária da lenta erosão de granitos, já se dá desde tempos antigos, por meio do povo egípcio.

Entre as propriedades das argilas, que podem variar conforme sua composição e até mesmo a adição de nutrientes para enriquecê-las, destaca-se o fato de serem ativadoras do metabolismo, antioxidantes, calmantes, cicatrizantes, descongestionantes, purificadoras, revitalizadoras, bactericidas, parasiticidas, vermicidas, absorventes (quando misturadas com líquido alcançam homegeneidade e cremosidade, ideais para tratamento de inflamações e edemas/inchaços), adsorventes (grande poder de fixação de partículas, que ajudam a reter as toxinas presentes no organismo para sua posterior eliminação) e fonte liberadora de minerais.

argila-Buona-Vita Indicações estéticas
– Período gestacional, sem restrição de regiões, prevenindo aparecimento de estrias e flacidez;
– Nutrição, hidratação, revitalização e renovação da pele;
– Estrias, flacidez, gordura e celulite;
– Pele oleosa, acne e seborreia;
– Desintoxicação e drenagem de líquidos (edemas/inchaço);
– Envelhecimento;
– Manchas (hipercromias);

Composição
O primeiro ponto importante ao qual se deve estar atento é que as argilas devem ser verdadeiramente naturais, ou seja, por isso a versão em pó é preferível à pastosa (que já vem diluídas e pronta para a aplicação). Por isso nos referimos a elas como sendo nossos “pó mágico”. Embora a princípio pareçam mais práticas para o uso, por conterem água na composição, as argilas vendidas nesse formato obrigatoriamente levam conservantes, o que tira um dos princípios mais importantes do uso das argilas, que é sua naturalidade, mantido integralmente nas versões em pó, sem conservantes. Muitas argilas também são classificadas em cores, mas é importante analisar se essa é uma característica natural de seus componentes, e não apenas corantes artificiais adicionados às mesmas e que também vão descaracterizar sua naturalidade.

Por ser um componente de origem mineral, coletada diretamente do solo, seu principal e mais abundante componente é o alumínio (silicato de alumínio – depurativo, desintoxicante, cicatrizante e descongestionante), além de oligoelementos, silícios orgânicos, e outros componentes que podem estar presentes, como titânio, cobre, magnésio, zinco, cálcio, potássio, manganês, sódio, ferro, etc, abundantes na natureza. Dependendo da sua finalidade, ela pode ainda ser enriquecida, para potencializar os efeitos e resultados estéticos. É indicada para todos os tipos de pele e não tem contraindicações (exceto eventual sensibilidade aos componentes da fórmula).

FINALIDADES

Argila para Pele Oleosa e Capilar - 500g Pele oleosa e capilar
A composição equilibrada e adequada de oligoelementos dessa máscara de argila, enriquecida com carvão vegetal ativado (secativo, regulador da seborreia e depurativo), mesmo tipo de substância utilizada em filtros de água, justamente pela propriedade de purificação, aumenta o poder dermopurificante da argila, o que a torna ideal para uso em peles acneicas, oleosas e tratamentos capilares (cabelos seborreicos), além de peles desvitalizadas e desidratadas.
Argila Enriquecida Lifiting Corporal - 500g Lifting corporal
Para ajudar nos tratamentos estéticos que visam esfoliar, drenar, desintoxicar e tensionar, a máscara de argila para lifting corporal traz composição equilibrada e adequada de oligoelementos, enriquecida com ativos como a Pectina, um tipo de fibra solúvel de origem vegetal (frutas) que retêm água e umidade, tornando a máscara homogênea e conferindo ação tensora, além do ovo atomizado, que potencializa esse efeito tensor. É indicada para todos os tipos de pele, com foco em regiões de características mais volumosas, como glúteos, mamas, abdômen, interno de coxa e abdômen em situações específicas, como pós-parto e emagrecimento.
Argila Enriquecida Lifiting Facial - 500g Lifting facial
Para protocolos de lifting facial, a máscara de argila traz composição equilibrada e adequada de oligoelementos, enriquecida com clorofila (nutrição, hidratação e oxigenação da pele), sendo ideal para face, pescoço e colo, por atuar na esfoliação, desintoxicação e drenagem de peles secas, normais, desvitalizadas e desidratadas

DICAS PARA USO DA ARGILA NA ESTÉTICA

Aplicação
Quem busca efeito de tonificação em tratamentos de gordura localizada e flacidez, deve seguir o seguinte sentido de aplicação da argila:

abdômen: a aplicação deve partir das laterais para o centro, em direção à cicatriz umbilical.
coxas: a aplicação deve ser feita da parte interna do joelho, de dentro pra fora, e na lateral externa deve ser de baixo para cima, até a cintura.
glúteos: a aplicação deve ser contornando todo o glúteo de dentro para fora, finalizando de baixo para cima.

Retirada
Para quem gosta de trabalhar com argila mas acha pouco prático, principalmente a retirada, e reclama da “sujeira” nesse momento, a dica é bem simples: após a secagem e tempo de ação, antes de retirar, umedeça o material com uma loção hidratante, realizando movimentos circulares, com o objetivo de reidratar a argila, aproveitando para proporcionar uma leve esfoliação. Após adquirir uma consistência cremosa, é o momento ideal para fazer a retirada do excesso com espátula descartável, limpando os resíduos restantes com bandalete ou lenço umedecido.

Associações
Águas Duras (água termal):
indicada para o preparo das máscaras de argila em pó, ajudando a emulsionar e potencializar suas ações, devido à altíssima concentração de oligoelementos como sódio, magnésio, zinco e manganês, minerais que auxiliam na formação de tecidos, síntese de proteínas e ativação das enzimas responsáveis pela produção de ATP (energia celular).

Máscara tensora (plástica): esse tipo de máscara oferece ação lifting imediata, podendo ser utilizada para dissolver a argila em pó e potencializar assim o efeito tensor. Além disso, facilita a retirada pelo efeito peel off desse tipo de máscara.

Sais Térmicos: ricos em magnésio, são utilizados por sua ação desintoxicante do tecido e ativadora do metabolismo, podem ser associados à argila corporal, diluídos com água termal, até obter consistência aquosa. Após aplicação no local desejado, envolver com filme PVC e deixar agir.

Agora você não tem mais desculpas para deixar de lado esse elemento fantástico, que vai dar um toque holístico e personalizado aos seus tratamentos, fazendo a associação de acordo com o caso de cada cliente em questão. É o poder da natureza a favor da estética!

Referências Bibliográficas
GOMES, Roseline K., GABRIEL, Marlene. Cosmetologia, descomplicando os princípios ativos. Ed. LMP, São Paulo, 2006.

PERETTO, Iracela C. Argila. Editora Paulinas.

isabel-piatti-03 Isabel Piatti – Profissional Aisthesis. Técnica em Estética. Graduada em Tecnologia de Estética e Imagem Pessoal. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME, 2009, em São Paulo. Palestrante no 8° Congresso Internacional de Medicina Estética e Cirurgia Cosmética em Guaiaquil, Equador, em 2011. Palestrante em Congressos de Estética e Cosmetologia pelo Brasil. Diretora de Treinamentos da Buona Vita Cosméticos. Coordenadora do Departamento de P&D da Buona Vita Cosméticos. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora do Livro ‘Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança’ e   ‘Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez’. isabel@buonavita.com.br