Cosméticos com Vitamina K? Fique atento!

05/05/2016

Nós sempre reforçamos a importância de você conhecer todos os ativos presentes em um cosmético e sua função, isso tanto para o profissional de saúde estética, que poderá direcionar melhor os tratamentos, quanto para o consumidor final, que vai poder escolher o melhor produto para utilizar diariamente em casa, além de estar diretamente ligado à segurança e eficácia do produto.

Vitamina KE aí vai mais uma dica: seu cosmético contém Vitamina K?

Então fique atento, porque desde 2010 a Anvisa proibiu seu uso em cosméticos!

E mesmo proibida há vários anos, ainda encontramos consumidores procurando cosméticos com essa substância. Por estar ligada à melhora da coagulação sanguínea, por muito tempo a Vitamina K esteve associada ao tratamento da área dos olhos, por ser uma região em que é comum problemas de circulação do sangue, uma das causas de olheiras. Também costumava estar presente em produtos antiage. Porém, foi comprovado seu poder irritativo na aplicação tópica, resultando na proibição do uso em cosméticos.

O parecer técnico nº 1, de 4 de janeiro de 2010 (clique para ver o documento completo), trata da proibição do uso da Vitamina K em cosméticos em recomendação da Câmara Técnica de Cosméticos da Anvisa (CATEC). Entre os argumentos, está o fato de causar riso de sensibilização, dermatite de contato alérgica no local de aplicação e dermatoses ocupacionais alérgicas.

Para substituir com eficácia, mais segurança e potencialização de resultados, a indústria cosmética vem trabalhando com vários estudos e pesquisas, chegando a outros ativos que, em sinergia, se tornam muito mais potentes que a Vitamina K, tratando de forma global a área dos olhos no que se refere a olheiras, rugas e flacidez.

Entre o que há de mais moderno e inovador, destaca-se a seguinte sinergia:

– Haloxyl: inibe a deposição da hemossiderina por ser anti-inflamatório e através da ação de uma enzima, elimina os pigmentos originados do sangue.
– Ácido Kójico vetorizado: ação antioxidante e despigmentante por ser quelante de cobre, bloqueando a ação da tirosinase e minimizando a formação da melanina.
– Sambucus: com função anti-inflamatória, venotônica e de melhora do fluxo sanguíneo.
– Cafeisilane C: cafeína biovetorizada com silícios orgânicos que promove ação drenante, reduzindo o inchaço e bolsas. Contribui para a firmeza e tonicidade da pele.
– Arnica: tonificante, anti-inflamatório, estimulante e descongestionante. Normaliza a microcirculação superficial, ativando a reabsorção do edema.
– Pentacare-NA: forma um filme tensor que estica a pele, suaviza o relevo cutâneo e reduz rugas finas, mantendo a elasticidade e hidratação da pele.
– Raffermine: aumenta a elasticidade do tecido, prevenindo ou corrigindo as rugas e flacidez.

E para cuidar dessa região tão sensível e delicada que é a área dos olhos, conheça o Radiance, que proporciona esse tratamento global, reduzindo rugas, linhas de expressão, bolsas, além de clarear olheiras e proporcionar firmeza e hidratação, melhorando a aparência geral, dando brilho e radiância, revitalizando a região ao redor dos olhos.