7 Dúvidas sobre pele oleosa e os cuidados no inverno

12/05/2016

pele_oleosaEssa semana você conferiu aqui no blog 5 dicas super bacanas para cuidar da pele no frio. E quem tem a pele oleosa precisa ter atenção redobrada, pois com as temperaturas mais baixas, é natural que a pele busque uma defesa natural contra o ressecamento causado pelo frio e com isso acaba fazendo com que haja, por exemplo, aumento na produção de oleosidade. E aí aquele rosto brilhante e aspecto “pesado” pela presença do sebo em excesso, tão comuns no verão, dá lugar a outros sintomas nos dias de inverno, tão incômodos quanto. E pior, não só no rosto mas também em outras áreas do corpo. Confira nossas dicas e entenda os motivos.

1 – como devem ser os cuidados com a pele oleosa?
Norma-Clean---140ml
A higienização é o primeiro passo e deve ser realizada pela manhã e à noite, com sabonete líquido, complementada pela etapa de tonificação (equilíbrio do pH), sempre com produtos específicos que respeitem as características dessa pele e que tragam ativos que ajudem a tratar as alterações e sintomas, normalizando a pele, controlando a oleosidade, além de desobstruir os poros e promover a redução dos mesmos. Uma excelente indicação para a limpeza da pele é o sabonete líquido Normaclean (confira os ativos e a ação de cada um deles no link).

Outro detalhe importante é com o excesso de manipulação da pele oleosa, como nos casos de massagem facial e esfoliação física, pois podem estimular ainda mais a oleosidade do tecido.

Locao-Normalizadora-140ml2 – os tônicos com grande poder adstringente (com álcool) são mesmo os melhores?
Esse erro é muito comum entre aqueles que têm pele oleosa. As pessoas acabam achando que, pela característica da pele, ela precisa de uma ação mais potente, quando na verdade só precisa escolher o produto mais adequado. Por isso não utilize tônicos com alto poder adstringente (com álcool, então, nem pensar!). Eles ressecam a pele e podem provar o chamado “efeito rebote”, que é justamente o estímulo da ação oleosa. Para tonificar a pele uma sugestão é a Loção Normalizadora, que possui ação 4 em 1: antioleosidade, antisséptica, anti-inflamatória e reepitelizante.

3 – já que minha pele é oleosa, ela precisa mesmo de hidratação? Como devo escolher o produto?
Gel-Creme-Nanocapsulas-50g
O fato de uma pele ser oleosa não é garantia de que esteja devidamente hidratada, portanto, precisa sim do uso de hidratantes. Na dúvida, procure um profissional de saúde estética, que saberá fazer o melhor diagnóstico e te orientar sobre a hidratação. Opte sempre por produtos em base gel, gel creme ou também alguns séruns. Evite sempre produtos que contenham carga lipídica, principalmente o óleo mineral (e outros derivados do petróleo), que provoca tamponamento dos poros. Para otimizar os benefícios, você pode escolher um cosmético multifuncional, já com ação antiage, como o Gel Creme Nanocápsulas.

Lembrando que os resultados e a segurança de uso dependem de vários fatores, então prefira os cosméticos que também são livres de outras substâncias prejudiciais, como parafina, parabenos, propilenoglicol e conservantes liberadores de formol, que não são compatíveis com as características de nossa pele. As substâncias consideradas estranhas ao organismo são chamadas de xenobióticos, podendo oferecer toxidade e prejudicar os resultados dos tratamentos estéticos ou até mesmo induzir a algumas alterações. (leia mais sobre xenobióticos)

Hidra-Milk-Sun---140ml4 – as peles oleosas sofrem que tipo de alteração no inverno?
Durante o verão (períodos mais quentes), o sebo fica mais fluidificado, portanto a aparência oleosa é mais facilmente percebida. Os poros também ficam mais visíveis. No inverno a oleosidade e menos aparente. Também é importante lembrar que as peles oleosas também devem receber fotoproteção adequada durante o ano todo, com produtos livres de óleos em sua composição. Confira os diferenciais do Hidra Milk Sun e ganhe um aliado para a proteção da sua pele contra a radiação solar e também a Luz visível.

 

5 – se banhos quentes deixam a pele mais ressecada, então eles estão liberados para quem tem a pele mais oleosa?
O aumento da temperatura na hora do banho, tão comum nos períodos mais frios, costuma sim provocar maior ressecamento da pele, por isso é preciso cautela e hidratação extra. E vale lembrar, principalmente, que excessos nunca são positivos. Quanto mais exposição a fontes de calor, maior a resposta de aumento de oleosidade da pele, justamente pelo “efeito rebote” que já comentamos.

6 – o uso de roupas mais fechadas e o fato de manter a pele “mais coberta”, oferece mesmo uma proteção extra para a pele contra as agressões externas, como as temperaturas mais baixas do inverno?
frio-pele-inverno-sorriso-corteA pele precisa “respirar”, e o fato de estar mais envolta ou mais exposta, pode sim resultar em algumas diferenças. O uso de acessórios como bonés e toucas, ou mesmo casados pesados, que são motivos de mais oleosidade na região de dorso (costas), pode agravar um pouco a situação. Não é raro a pele evoluir de oleosa para acneica quando existe oclusão/abafamento e atrito aliados a cuidados não adequados com a higiene.

7 – apareceram as espinhas, e agora?
A pele oleosa é mais propensa à acne e as espinhas podem aparecer em qualquer época do ano e em qualquer idade, pois ela também está relacionada a outros fatores, como os hormonais, por exemplo. Se elas deram o ar da graça, não se desespere. Continue seguindo sua rotina de cuidados e, se possível, procure um profissional de saúde estética para acompanhar o tratamento, aliando cuidados profissionais e home care. Outra dica é incorporar à rotina o uso de cosméticos com ação secativa, cicatrizante e anti-inflamatória, como o Normasec, um gel para tratamento pontual da acne que oferece tudo isso e ainda reduz a vermelhidão característica da inflamação, prevenindo também a formação de cicatrizes e manchas pós-inflamatórias, além de formar filme protetor contra a poluição.

E aí, gostou das dicas?