Pró-age ou antiage? Qual a melhor opção para tratar o envelhecimento?

17/05/2016

Woman aging

Se beleza não tem idade, pode-se dizer que, envelhecer, infelizmente, também não. Há os que mostram os sinais do tempo mais cedo e ainda aqueles que retardam os sinais da idade o quanto podem. As influências do envelhecimento, nós sabemos, são tanto genéticas quanto epigenéticas (envolvem nossos hábitos e os fatores externos aos quais estamos expostos). E, percebendo que o momento certo para se cuidar também não tem idade, é que o mercado tem investido cada vez mais não apenas em cosméticos antiage mas também pró-age.

Você sabe qual a diferença e qual a melhor opção para o seu caso?envelhecimento
O mercado, acompanhando a evolução e a “reinvenção” do envelhecimento, que faz com que o envelhecer hoje seja acompanhado de muito mais cuidados com a beleza e a saúde do que algumas décadas atrás,vem se sobressaindo na oferta de produtos voltados para esse novo perfil de consumidor. A tendência pró-age surge como uma alternativa a mais de cuidados para aqueles que ainda não se enquadram no antiage.

Para fazer a escolha mais adequada ao seu caso, é preciso analisar em que fase da vida (e do envelhecimento) você se encontra.

PRÓ-AGE
Essa tendência traz uma visão muito positiva da beleza e dos cuidados com a estética, para a qual as empresas oferecem cosméticos voltados para manter a beleza e reforçar os cuidados com as alterações que são características do avanço dos anos. Como se sabe, com a idade, há declínio na capacidade de regeneração celular, de retenção de água nas células e na síntese de colágeno, entre outros, o que faz com que a pele fique mais propensa às rugas e flacidez, bem como outros sinais do envelhecimento. Então deve-se investir em produtos que realcem a beleza. O conceito pró-age, pelo próprio prefixo da palavra, se refere a alguém que se antecipa aos sinais mais marcantes do envelhecimento, dando qualidade para que a pele possa envelhecer de maneira suave e saudavelmente.

Se você se enquadra nesse grupo, busque ativos cosméticos que atuem freando a velocidade do envelhecimento, como os listados a seguir: Gel-Creme-Nanocapsulas-50g
– DMAE Liquid Base: exerce efeito tensor na pele, proporcionando elasticidade, firmeza e tonicidade, melhorando contorno e flacidez.
Carnosine: ação antiglicante e de estímulo à síntese de novas fibras de colágeno.
– Raffermine: é metabolizado pelas células como nutriente, proporcionando revitalização, aumento na elasticidade do tecido.
Vitamina E: antioxidante, umectante, nutritiva, ativa a microcirculação e retarda o envelhecimento.
Hidroxiprolisilane CN: estimula a biossíntese de colágeno, reduz o processo de envelhecimento, melhorando e acelerando a regeneração celular e o processo de hidratação.
Tenso-Active--DMAE--50gNeuroxyl NP: ação preventiva e reparadora sobre vários mecanismos degenerativos envolvidos no sistema nervoso cutâneo.
Vitamina C: intensa ação antioxidante, que age também como clareadora, além de seu papel fundamental na síntese de colágeno.
PCA-Na: agente de hidratação.
Ácido Hialurônico: promove filme de hidratação, mantendo o equilíbrio natural da pele.
Pentacare Na: forma um filme tensor que estica e suaviza a pele, minimizando rugas e relevos cutâneos. Mantém a elasticidade, aderência e hidratação da pele.
Prodew 400: composto de 8 aminoácidos que promovem hidratação.
Quiditat SRC: ação hidratante além da extraordinária capacidade de estimular o crescimento de fibroblastos, aumentando o nível de colágeno.

Indicação de produto home care: Kit Day e Night Buona Vita (Gel Creme Nanocápsulas e Tenso Active), que protege durante o dia e renova durante a noite.

ANTIAGE
Pelo próprio nome (anti), indica uma ideia de oposição, contrariedade. Busca a correção, combater uma alteração que já está instalada com mais propriedade. Em medicina e farmácia, tem referência ao nome de substâncias que combatem estados patológicos. Em cosmetologia, se enquadram os ativos indicados para recuperar uma pele já envelhecida de forma acelerada, principalmente pelos fatores epigenéticos.

Alguns ativos presentes em cosméticos antiage são:
Gel-Creme-Skin-Factor-50g– Nanofactor – CG-EGF (Fator de Crescimento Epidermal): promove turnover celular, acelerando o processo de renovação da epiderme, reduzindo linhas e rugas, devolvendo a uniformidade no tom da pele, promovendo vitalidade e energia; recupera a aparência jovial do tecido.
– Nanofactor – CG-IGF (Fator de Crescimento Insulínico): Reduz linhas e rugas por ativar a geração de novas células cutâneas, aumenta os níveis de colágeno e elastina da pele e reduz manchas avermelhadas.
– Nanofactor – CG-VEGF (Fator de Crescimento Vascular): Estimula a angiogênese, ou seja, a produção de novos capilares sanguíneos, melhorando a irrigação tecidual.
– Nanofactor – b-FGF (Fator de Crescimento Fibroblástico básico): Estimula os fibroblastos reduzindo linhas e rugas pela ativação de novas células da pele; contribui para rejuvenescer a pele, reparar cicatrizes e escoriações; fortalece a elasticidade cutânea por induzir a síntese de colágeno e elastina.
Vita-D-Cream-Supreme-50g– Vitamina D Like: atua restaurando as funções dos receptores da Vitamina D lesados pelo processo de envelhecimento. Acelera a recuperação da barreira cutânea e a renovação da epiderme, promove o efeito de reestruturação da pele, melhora da sua textura e dos contornos faciais.
– Ácido Glicólico: promove hidratação, ação esfoliante e diminuição da espessura da camada córnea.
– Ácido Mandélico: ação queratolítica e esfoliativa, favorece um efeito uniforme e minimiza o potencial de irritação. Pode ser utilizado em qualquer época do ano para todos os fototipos, e em gestantes. No caso de hipercromias, atua também na inibição da síntese de melanina e na que já está depositada na pele.
– Pumpkin Enzyme: enzimas que atuam removendo as camadas de células danificadas e células mortas, resultando em renovação, redução de manchas, tonalidade mais uniforme e pele mais lisa e macia ao toque. Pode ser usado em todos os fototipos e em gestantes, em qualquer época do ano.
– Renew Zyme: promove renovação celular, hidratação imediata e estímulo à produção de colágeno. Possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e emolientes. Pode ser usado em todos os fototipos e em gestantes, em qualquer época do ano.
– Ácido Salicílico: melhora a textura da pele, atuando como esfoliante. Favorece a remoção de células mortas e refina a textura da pele.
– Ácido Pirúvico: apresenta ação queratolítica, antimicrobiana, seborreguladora e estimula a produção de novas fibras de colágeno e elastina.
– Ácido Kójico: exerce ação antioxidante e também despigmentante.
– Ácido Láctico: inibe a síntese da enzima tirosinase, reduzindo a formação de melanina, além de promover efeito regenerador e rejuvenescedor.
– Ácido Tranexâmico: indicado para procedimentos que envolvem tratamento de manchas e melasmas, por atuar na síntese de melanina, reduzindo a ação do melanócito.
– Ácido Ferúlico: poderoso antioxidante, capaz de inibir a formação de melanina, além de neutralizar os radicais livres gerados pelo sol, poluição ambiental, cigarros e estresse.
– Gluconolactona: renovador celular que pode ser usado em peles mais sensíveis. Hidratante e antioxidante, reforça a função de barreira da pele e atua contra o fotoenvelhecimento.

Indicação de produto home care: Gel Creme Skin FactorVita D Cream Buona Vita. Para tratamento com os ácidos, indicamos procurar um profissional de saúde estética para atendimento especializado em cabine.