Passo a passo – Manchas na gravidez

10/06/2016

Gestante Cuidado com o Rosto

assinatura-by-isabel

Olá profissionais da Saúde Estética. As manchas que podem surgir durante a gravidez, e que são agravadas justamente pela alteração hormonal que ocorre nesse período, estão entre as principais alterações inestéticas que preocupam as gestantes. Mas, com algumas dicas práticas e, principalmente, protocolos seguros realizados por profissionais de saúde estética bem preparados, é possível cuidar da beleza da mamãe durante a gestação, sem colocar em risco sua saúde e a do bebê. Confira agora o passo a passo de um procedimento indicado para o tratamento de manchas em gestantes, mantendo sua beleza, autoestima e saúde sempre em dia.

Os tratamentos estéticos durante a gravidez devem ser realizados com muito cuidado e, principalmente, responsabilidade, sempre com a liberação do médico obstetra. Nesse período, o ideal é investir principalmente para evitar que as alterações inestéticas apareçam. O acompanhamento com cuidados preventivos é imprescindível e somente nesse sentido, além de alívio, relaxamento e hidratação. Nada de querer reduzir medidas hein?

Os níveis de hormônios sofrem oscilações e, com isso, surgem alterações cutâneas, como a celulite, decorrente da maior retenção hídrica, e as estrias, devido ao aumento no nível do hormônio cortisol, que ainda sofrem interferência do estiramento de pele, bem como maior propensão ao desenvolvimento de manchas na pele, as hipercromias. Recentemente eu trouxe aqui algumas dicas para vocês sobre o uso de ácidos para se alcançar os 3R’s da Beleza – Rejuvenescer, Reluzir e Renovar, que inclui o clareamento de manchas. Mas nós sabemos que em gestantes, o uso de ácidos é contraindicado.

Por isso quero apresentar a vocês um passo a passo específico com relação ao aparecimento de manchas, para essa fase na vida das mulheres. A Hiperpigmentação ocorre em aproximadamente 90% das gestantes, sendo mais intensa em fototipos mais altos. O melasma ou máscara gravídica, que também é conhecido como cloasma, quando aparece no período gestacional, ocorre em aproximadamente 70% das mulheres. Naquelas que são mais susceptíveis, a exposição a raios solares pode agravar esta hiperpigmentação. Portanto, além da realização do protocolo a seguir e da manutenção diária adequada, incentivar a gestante ao uso frequente de protetor solar ajudará a prevenir esta alteração inestética.

PROTOCOLO

Passo 1
Faça a assepsia de suas mãos e do cliente e da área a ser trabalhada, com Higisystem Buona Vita.

01

Passo 2
Limpe a pele do rosto com a Emulsão de Limpeza Buona Vita, que também é um excelente demaquilante.

02

Passo 3
Aplique o Fluido Mandepeel Buona Vita ou a Máscara Vita C Enzyme Buona Vita, pois essas duas opções não têm contraindicação de uso em gestantes. Deixe agir por 10 minutos e retire com bandaletes umedecidas em água.

03

Passo 4
Normalize o pH da pele com a Loção Tônica Buona Vita, com movimentos de tamborilamento.

04

Passo 5
Utilize sobre as áreas com manchas o Ionto White Skin Buona Vita associando à microcorrente por 10 minutos ou massageie até que o produto seja absorvido totalmente.

05

Passo 6
Dissolva a máscara à base de pó de pérola Maxi Results Buona Vita em Águas Duras até obter consistência cremosa. Cubra a área do rosto com gaze, cuidando para deixar livre a respiração. Borrife todo o local com Loção Hidrotônica Buona Vita. A gaze é opcional, mas seu uso é indicado para deixar a máscara mais homogênea, além de facilitar sua retirada após a secagem.

06

Passo 7
Aplique a máscara com uma espátula de ponta larga, que garante melhor espalhabilidade. Aguarde a secagem por aproximadamente 15 minutos e retire em seguida, puxando pelas laterais. Outra opção para o protocolo é a máscara com a Argila Enriquecida Lifting Facial Buona Vita, que tem efeito clareador.

07

Passo 8
Finalize com o protetor solar tonalizante Hidra Sun Progress Buona Vita, sempre realizando a aplicação com movimentos ascendentes e longos, para melhor cobertura e proteção.

08

Manutenção diária do cliente: Vita C Enzyme Buona Vita à noite, filtro solar a cada duas a três horas (Hidra Sun Progress – BB Cream da Buona Vita) e Luminance Buona Vita.

produtos

MAIS DICAS

– A liberação do médico obstetra para o protocolo em questão é primordial

– Verifique antecedentes de alergias ou pré-disposição a reações de sensibilização

– Confira os ativos cosméticos que podem ser utilizados em gestantes

– Ofereça protocolos e técnicas apropriadas, visando o conforto e bem-estar da cliente

– Aumente a segurança de sua cliente e orientando ela a escolher cosméticos  com bases biocompatíveis, que não tragam em sua composição as matérias-primas consideradas xenobióticos, que são compostos químicos estranhos ao organismo humano, como o óleo mineral, parafina, parabenos, propilenoglicol e conservantes liberadores de formol.

– Para mulheres grávidas, a contraindicação da ureia, um dos hidratantes mais utilizados em cosméticos, tanto pela eficácia quanto pelo custo-benefício, se dá com base na concentração desse ativo, pois, dependendo da dosagem, ela tem a capacidade de penetrar profundamente na pele, podendo inclusive atravessar a placenta. A recomendação da Anvisa é que, para dosagens iguais ou maiores que 3%, o próprio rótulo deve trazer a informação de “não utilizar durante a gravidez”. A Anvisa proíbe ainda a concentração acima de 10% de ureia em todo tipo de cosmético. Fique de olho e exija sempre das empresas de cosméticos a dosagem no rótulo.

– A proteção solar é fundamental, principalmente para prevenção de manchas na pele, mesmo nos períodos em que sol não está tão visível, como no inverno. Porém, fique de olho na formulação: alguns componentes desses produtos também podem ser nocivos, principalmente para as futuras mamães. Devem ser evitados os que trazem em sua composição Benzofenonas e derivados da Cânfora (Benzophenone 3/ou 3-[4-methyl-benzylidene). Entre os que podem ser utilizados estão o Tinosorb M (encontrado nos rótulos como Methylene Bis-Benzotriazolyl, Tetramethylphenol), Tinosorb S (Bis-Ethylhexy Metoxyphenyl Triazine), Uvinul A Plus (Diethylamino, Hydroxybenzoil Hexyl e Benzoate).

 

 isabel-piatti-03 Isabel Piatti – Profissional Aisthesis. Técnica em Estética. Graduada em Tecnologia de Estética e Imagem Pessoal. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME, 2009, em São Paulo. Palestrante no 8° Congresso Internacional de Medicina Estética e Cirurgia Cosmética em Guaiaquil, Equador, em 2011. Palestrante em Congressos de Estética e Cosmetologia pelo Brasil. Diretora de Treinamentos da Buona Vita Cosméticos. Coordenadora do Departamento de P&D da Buona Vita Cosméticos. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora do Livro ‘Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança’ e   ‘Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez’. isabel@buonavita.com.br