Você está (re)aplicando seu creme corretamente?   

16/06/2016

Se você faz algum tratamento estético ou simplesmente é uma pessoa que gosta de se cuidar e sempre usar um creme aqui e outro ali, com certeza essa dúvida já passou pela sua cabeça: como e quando deve ser feita a reaplicação dos produtos cosméticos? Pela manhã ou à noite? Antes ou após o banho? Essa rotina de cuidados diários é importante para manter a pele saudável e principalmente alcançar os resultados desejados no combate às alterações inestéticas que tanto incomodam. Confira a seguir algumas dicas sobre o uso e reaplicação dos produtos cosméticos.

aplicar_cosmeticoHidratante facial
Para quem não usa maquiagem, a sugestão de uso do creme hidratante é de três vezes ao longo dia: de manhã, após o almoço e à tarde. Para quem não abre mão da maquiagem, a opção ideal é hidratar a pele ao menos de manhã, após a limpeza habitual e sempre antes da maquiagem, e à noite, após o banho. Caso opte por um hidratante com proteção solar, ele pode ser aplicado a cada duas ou três horas, ou então primeiro o hidratante e depois o protetor solar, pois ele cria uma barreira de proteção da pele, por isso seu uso é indicado depois do hidratante.

Close-up fragment of woman's legs applying cream on hips - indoors

Hidratante corporal
A rotina diária de algumas pessoas pode dificultar a reaplicação do hidratante corporal durante o dia, pois geralmente o corpo está coberto, por isso a indicação é de que o creme seja utilizado pela manhã e à noite, após o banho.

Creme noturno
A indicação é de sempre aplicar o produto após o banho e higienização da pele. Mesmo que isso ocorra, por exemplo, no início da noite, horas antes da pessoa ir dormir, não sendo necessária sua reaplicação mais tarde, minutos antes de se deitar.

Após praticar atividade física
O ideal é que o creme seja reaplicado após a atividade física e banho. O exercício faz com que a pele perca hidratação pela quantidade de água perdida pelo suor e o uso do creme hidratante vai ajudar a manter a integridade da pele. Lembre-se de usar produtos livres de óleo mineral e outras substâncias nocivas, como os xenobióticos.

Produtos pontuais:

Acne
O produto deve ser usado no mínimo duas vezes ao dia, mas, dependendo da avaliação do profissional de saúde estética, pode ser indicada a frequência de três até quatro vezes, lembrando que os produtos de tratamento devem ser aplicados sempre antes do hidratante e protetor solar. 

Clareador
Produtos com ativos despigmentantes, como os clareadores, podem ser aplicados até quatro vezes ao dia e apenas sobre o local da mancha, nunca no rosto todo, por exemplo. A aplicação do protetor solar após o uso do clareador é essencial.

Produto de estria
Como a estria é uma alteração corporal, você pode seguir a mesma indicação de reaplicação do hidratante para o corpo, ou seja, pela manhã e à noite após o banho, já que durante o dia, a região fica coberta, o que dificulta a reposição do produto.

Solar-Hidra-Active---60gSugestões de produtos:

Hidratante com proteção solarSolar Hidra Active
Conta com formulação cremosa e FPS 30 (proteção anti-UVB) e proteção de 96,10% contra os raios UVA. Livre de óleo mineral, o produto não contém parabenos. O Solar Hidra Active ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e também é indicado para peles sensíveis. Dermatologicamente testado. Eficácia comprovada de proteção UVB, UVA e luz visível.

Luminance---20gManchas – Luminance
Características: Combinação de ativos despigmentantes que atuam em todas as fases da formação da melanogênese, evitando a formação de novas manchas e atuando nas já existentes. Eficaz no tratamento de manchas, uniformizando o tom da pele de forma segura, melhorando a aparência geral. Conta com ácido ferúlico (poderoso antioxidante), Antipollon HT (despigmentante de ação física), Belides (clareador tanto da pigmentação de origem genética quanto epigenética), TGP2 Peptídeo (despigmentante) e Skin Whitening.

Normasec---20gAcne – Normasec
Características: Gel para tratamento de acne com ação anti-inflamatória, Normasec tem ação secativa, reduz a vermelhidão, ajuda no processo de cicatrização, prevenindo a formação de cicatrizes e manchas pós-inflamatórias. O produto também forma um filme protetor contra poluição, um agente que colabora para sujeira e obstrução dos poros. Ao total, são oito ativos que ajudam no tratamento, além do Ácido Salicílico e Enxofre Líquido. O produto conta com o Ácido Tranexâmico, que previne formação de manchas; Alantoína, um renovador celular e cicatrizante; Alfa Bisabolol, efeito anti-inflamatório e calmante; Cytobiol Iris, com ação anti-imperfeições e redução de brilho e tamanho dos poros; Glycofilm, um inovador ativo antipoluição; e Nano Melaleuca, antisséptico e antimicrobiano. O produto, indicado para todos os graus de acne, deve ser usado após limpeza e tonificação. Normasec é aplicado pontualmente sobre o local da acne, uma a duas vezes por dia, ou sempre que necessário.

Body-Groove-20gEstria – Body Groove
Características: Creme de tratamento pontual para estrias, rico em ativos antioxidantes, restauradores da matriz extracelular (MEC) e reparadores da barreira cutânea. Possui ácido hialurônico (agente filmógeno que confere aspecto aveludado, macio e promove hidratação à pele, por se tratar de uma substância altamente hidroscópica, mantendo o equilíbrio natural da pele); Aquassence (potente hidratante que promove aumento da expressão gênica de aquaporinas, que são responsáveis pelo transporte de água entre as células); Hydroxyprolisilane CN (aminoácido essencial para a formação do colágeno e silício orgânico, estimulando a regeneração celular); CG-IGF (Fator de Crescimento Insulínico, que estimula síntese de fibroblastos, responsáveis pela produção de novas fibras de colágeno e elastina); e Óleo de rosa mosqueta nanoencapsulado: rico em ácidos graxos essenciais (ômegas), promove hidratação, estimula regeneração cutânea e recuperação da barreira.

Este material é de autoria de Buona Vita e está protegido sob a Lei de Direitos autorais. A sua reprodução total ou parcial é permitida, desde que na sua forma original sem qualquer tipo de adulteração ou alteração, sendo obrigatório a citação do nome do autor, sua obra e fonte de veiculação. O descumprimento destas condições ensejará ao infrator as penalidades cíveis e criminais cabíveis.