Inverno = hidratação na medida

05/07/2016

inverno_1Nos dias mais frios, muito comuns no inverno, é normal nos enchermos de roupa para proteger nosso corpo da temperatura mais baixa. Mas não podemos esquecer da proteção da pele! Embora no verão o corpo esteja mais exposto e o uso de hidratantes seja comum para cuidar da pele que está se expondo aos agentes agressores externos, como o sol, praia, sal da água do mar e o cloro da piscina, além de ajudar a manter o bronzeado, sabemos que no inverno que a procura por esse tipo de produto pode ser ainda maior.

Isso porque nesse período a pele costuma ficar mais ressecada não só por conta do tempo mais frio, mas também, muitas vezes, pelo abuso da temperatura da água durante o banho e pelo próprio esquecimento de incluir a hidratação na rotina de cuidados diários.

E para manter a pele hidratada, da maneira correta, você deve optar sempre por produtos formulados com óleos vegetais, ricos em ômegas 3, 6, 7 e 9, que oferecem alto poder de hidratação, mais seguros também com relação à sensibilização da pele. Eles também são perfeitos para quem tem a pele com característica mais oleosa, afinal, também precisam de hidratação, pois oleosidade não é sinônimo de pele hidratada. Os óleos vegetais atendem essa necessidade sem potencializar a produção sebácea.

“A verdadeira hidratação somente será conseguida com o uso de cosméticos com bases biocompatíveis, caso contrário o consumidor estará apenas proporcionando uma falsa hidratação à sua pele”, enfatiza Isabel, é diretora de pesquisa e desenvolvimento de produtos na Buona Vita Cosméticos Científicos.

Dizer que um cosmético tem bases biocompatíveis significa que ele é livre de substâncias que possam causar reações indesejadas na pele, como o óleo mineral, parafina, propilenoglicol, conservantes parabenos e liberadores de formol, como imidazolidinil urea e DMDM hidantoin, tornando a formulação mais segura e eficaz.

inverno_2As texturas mais trabalhadas em produtos para hidratação são as loções, cremes, base gel-creme e gel. Os produtos livres de óleo mineral, cuja presença tenha sido substituída pelos óleos vegetais, ricos em ômegas, por si só já trazem consigo o apelo de hidratante, por serem semelhantes ao manto hidrolipídico da pele. Mas também é possível investir em produtos com outros ativos cosméticos para potencializar essa ação, promovendo, além da hidratação diária, reparação de barreira cutânea e recuperação da matriz extracelular. Alguns desses ativos são:

– Aquassence: Potente hidratante que promove aumento da expressão gênica de aquaporinas, retendo água, aumentando a hidratação da pele e reduzindo TEWL (perda de água transepidermal), aumenta a expressão de fibronectina e componentes essenciais da MEC (matriz extracelular) como colágeno, elastina e glicosaminoglicanas, proporcionando redensificação da derme e epiderme auxiliando também no efeito antienvelhecimento.

– Quiditat: bio ativo a base de água de coco verde integral, vetorizada com polissacarídeos sulfatos, rico em aminoácidos e sais minerais. Além da sua ação hidratante, possui extraordinária capacidade de estimular o crescimento de fibroblastos, aumentando o nível de colágeno do tipo I na pele.

– D pantenol: Agente hidratante e estimulante da epitelização, que contribui para deixar a pele mais suave e elástica, somando-se a isso o efeito anti-inflamatório, que acalma a pele irritada.
– Hyaloveil: um novo tipo de ácido hialurônico adesivo, que forma um filme sobre a pele mantendo a hidratação cutânea, através da manutenção da umidade, funcionando como um selante.

– Hydromanil: Propicia uma matriz tridimensional na superfície da pele, promovendo hidratação imediata e de longa duração do estrato córneo, além de liberação gradual de outros ativos integrados ao produto. Esta hidratação 3D melhora a adesão entre as células e reduz a descamação, recuperando o bom aspecto e aparência viçosa da pele.

– Sculptessence: é extraído da semente do linho, rico em Poliosídeos, que estimulam a síntese de glicosaminoglicanas, proteínas estruturais de resistência, flexibilidade e elasticidade da pele. Promove a reestruturação dérmica e redefinição do contorno facial. Protege contra a degradação de colágeno em 39%. Hidratação cutânea com efeito “Hyaluronic Acid-Like”.

– Epidermosil (Peeling Biológico Natural): ácido hialurônico fracionado, de baixo peso molecular, vetorizado pelo silício orgânico (silanol), intensificando a renovação epidérmica. Tem ação antiaging, com efeito preenchedor e firmador. Alto poder de hidratação cutânea atua na renovação celular, na reestruturação da derme e epiderme e aumenta a produção de ácido hialurônico natural.

– Hyalurosan: o hialuronato de sódio mantém a hidratação da pele evitando o ressecamento, além de ter excelente penetração e afinidade com a pele demonstrando ótimas características lubrificantes.

Indicação de produtos: Skin Reveal Cream, Skin Reveal Gel e 4D Serun Preenchedor

Este material é de autoria de Buona Vita e está protegido sob a Lei de Direitos autorais. A sua reprodução total ou parcial é permitida, desde que na sua forma original sem qualquer tipo de adulteração ou alteração, sendo obrigatório a citação do nome do autor, sua obra e fonte de veiculação. O descumprimento destas condições ensejará ao infrator as penalidades cíveis e criminais cabíveis.