Estética empreendedora – como ser um profissional de sucesso

21/07/2016

Mesmo o setor de beleza sendo um dos mais prósperos e sempre em crescimento, a todo momento, principalmente no contexto atual, ouvimos alguém falar da crise que assola nosso país. Com isso, talvez até você que é da área de estética, seja estudante, aluno recém-formado ou mesmo profissional atuante, fique um pouco receoso, com medo de investir e se perguntando se fez a escolha certa.

empreendedorismo1Com certeza também já se perguntou: como ser um empreendedor na área de estética? Como faço para ser um profissional bem-sucedido? O que devo fazer para alcançar sucesso em minha profissão?

Essas são dúvidas comuns em muitos profissionais de diversas áreas e, em como todas elas, na área de estética e beleza também há muitos nichos de atuação. Então sim, é possível ser um empreendedor de sucesso nesse segmento de atuação. Até mesmo porque o universo do empreendedorismo não para de crescer, bem como o mercado de estética e beleza, o que faz com que esses caminhos estejam bastante interligados. Inclusive, são nos períodos de crise, que o empreendedorismo ganha ainda mais espaço nos mais diversos setores, como explicaremos mais adiante.

E para que possam se sobressair, o primeiro passo para alavancar sua carreira e fazer acontecer, é investir em estratégias e ações que façam com que você se destaque no mercado e que marquem sua atuação, reforçando sua presença como profissional de saúde estética e ganhando em competitividade.

empreendedorismo2Então, afinal, o que é ser empreendedor? Qual o segredo do sucesso na estética?

Existem várias definições que caracterizam o empreendedorismo, mas de uma forma geral podemos dizer que uma pessoa empreendedora é vista sempre como alguém que enxerga além do seu tempo, que se antecipa à realização de seus objetivos saindo da área do sonho, partindo logo para a ação. Ser EMPREENDEDOR é ser, acima de tudo, um REALIZADOR.

E de onde vem toda essa motivação? A atitude empreendedora costuma surgir tanto por necessidade quanto por oportunidade. O primeiro caso é quando a pessoa decide investir em um negócio próprio pois está passando por atribulações, sejam pessoais ou profissionais e precisa de uma solução rápida. Em muitos casos, inclusive, o que atrapalha é o fato de não encontrar no mercado outras alternativas de trabalho. É nesse momento que o empreendedor percebe na crise uma oportunidade de mudança. Já o empreendedor por oportunidade é aquela pessoa que opta por iniciar um negócio próprio porque vislumbra no mercado uma possibilidade de sucesso, mesmo quando possui outras possibilidades de emprego.

Seja qual for a sua situação, saiba que é possível desenvolver e aprimorar o seu espírito empreendedor. Analise o que te levou a ingressar na área de estética, qual a função com o qual tem mais afinidade e parta para a luta. O universo está sorrindo para você com diversas oportunidades, basta você aproveitá-las! Você pode direcionar seu foco para o suporte de atendimento tanto na venda de produtos e equipamentos quanto em treinamentos de capacitação e atualização para que outras profissionais de estética como você se mantenham sempre atualizadas. Você pode ainda fazer uma prospecção de mercado oferecendo atendimento especializado e direcionado também a médicos, nutricionistas e outros profissionais que trabalham ligados à estética para aproximar esses públicos.

Para aqueles profissionais de saúde estética que optarem pelo atendimento ao cliente final, o desafio será sempre atingir as expectativas proporcionando resultados rápidos e seguros, em atendimentos personalizados e direcionados para as particularidades de cada cliente. E para potencializar a ação dos tratamentos, uma sugestão é a venda dos produtos home care para manutenção diária. Por fim, um campo de atuação sempre aberto são as próprias indústrias de cosméticos, as quais podem se beneficiar da experiência prática trazida por essas profissionais e, para as quais, oferecem diversas possibilidades de crescimento e aplicação da prática adquirida.

Viva cada oportunidade. Viva cada sorriso.

Este material é de autoria de Buona Vita e está protegido sob a Lei de Direitos autorais. A sua reprodução total ou parcial é permitida, desde que na sua forma original sem qualquer tipo de adulteração ou alteração, sendo obrigatório a citação do nome do autor, sua obra e fonte de veiculação. O descumprimento destas condições ensejará ao infrator as penalidades cíveis e criminais cabíveis.