O que fazer com cosméticos vencidos

04/08/2016

olhando_cosmeticoVocê com certeza já se deparou com diversos cosméticos vencidos, amontados em seu armário, não é mesmo? Nesse momento, com certeza se perguntou: o que fazer com cosméticos vencidos? Afinal, você sabe e nós já explicamos aqui que você deve ficar de olho na validade e no tempo de vida útil dos produtos após iniciar o uso, caso contrário poderão resultar em reações indesejadas na pele, como alergias e outras irritações, e até mesmo o cosmético perder suas propriedades. Também já demos algumas dicas sobre como manusear e guardar corretamente seus produtos para que eles possam durar mais, ou melhor, para que eles não sofram alterações antes do tempo.

Mas, se mesmo assim você se perdeu no tempo de uso, o mais importante é saber que, em hipótese alguma, você deve utilizar novamente esse produto com validade expirada, e a recomendação vale tanto para você, profissional de saúde estética, que utiliza o cosmético em atendimento, ou para você, consumidor final, que aplica o produto em casa, no dia a dia.

descarteEntão, como descartar cosméticos vencidos?

Não existem regras, em âmbito nacional, quanto ao descarte final de cosméticos vencidos, lembrando que, ao se desfazer dele, você não pode prejudicar o meio ambiente – descarte consciente sempre! Em alguns municípios, porém, já existe legislação específica para o descarte, então a primeira dica é fazer essa consulta na região em que você reside. Outra indicação é consultar o próprio fabricante, mas são poucas as empresas que se responsabilizam pela coleta e descarte adequado de seus cosméticos fora da validade.

Cosméticos com bases biocompatíveis, como os da Buona Vita, que levam em sua formulação ativos biodegradáveis, além de todos os benefícios que apresentam durante sua utilização por não conterem substâncias nocivas – os xenobióticos – são tidos como produtos susceptíveis à decomposição e biodegração por micro-organismos em no mínimo 80%. O que isso quer dizer? Significa que em contato com a água, o cosmético acabará se decompondo, sem prejuízos ao meio ambiente. Dessa forma o descarte é muito simples, basta separar o produto da embalagem podendo jogá-lo juntamente ao lixo orgânico, para receber os devidos tratamentos em aterros sanitários, ou mesmo pode ser descartado em vaso sanitário. Já as embalagens devem ser limpas e destinadas ao lixo reciclável, separando sempre componentes como plástico, metal ou papel.

Para os clientes da Buona Vita, as revendas da marca oferecem postos de coletas de embalagens vazias, que são destinadas à reciclagem e reaproveitamento. Os produtos vencidos também podem ser encaminhados por meio dos revendedores para o centro de distribuição da empresa, que fica em Curitiba/PR, onde terão o descarte correto. Caso não tenha uma revenda em sua cidade, você pode entrar em contato com o SAC da empresa, pelo (41) 3023-1855, e se informar sobre o envio.

Agora corre lá dar uma olhada em seus produtos e na data de validade deles!

Este material é de autoria de Buona Vita e está protegido sob a Lei de Direitos autorais. A sua reprodução total ou parcial é permitida, desde que na sua forma original sem qualquer tipo de adulteração ou alteração, sendo obrigatório a citação do nome do autor, sua obra e fonte de veiculação. O descumprimento destas condições ensejará ao infrator as penalidades cíveis e criminais cabíveis.
Referências de Pesquisa:
http://www.sindiquim.org.br/public/files/Palestras/Boas_Praticas/Rotulagem.pdf
http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/series/cosmeticos.pdf
http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/DiogoPracz/Vigilancia_Sanitaria/capacitacoes/RegistroProdutosCosmeticos.pdf
http://www.crq4.org.br/downloads/higiene.pdf
http://www.ecycle.com.br/component/content/article/46-diversos/91-reciclagem-cosmeticos.html
http://www.crf-rj.org.br/noticias/1132-descarte-de-remedios-risco-para-a-saude-e-o-meio-ambiente.html
http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/julho/cosmeticos-vencidos-conheca-dicas-e-empresas-que#ixzz4EDz9Qxup
Assessoria de Imprensa da Anvisa
http://portal.anvisa.gov.br/informacoes-tecnicas13/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/biodegradaveis/219201/pop_up?_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_viewMode=print&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_languageId=en_US