Quais os riscos de usar cosméticos vencidos?

09/08/2016

Confira nossas dicas sobre os principais problemas ao usar cosméticos vencidos e dê um fim de vez naqueles produtos “esquecidos” na prateleira

alergia2Nunca utilize produtos cosméticos fora da Data de Validade ou indicação de PAO (período após aberto), que indica o período de vida útil do cosmético. Quando está fora da validade ou do PAO, o produto fica sujeito a desenvolver micro-organismos patogênicos que podem causar reações adversas e serem prejudiciais à saúde.

alergia– Cosméticos vencidos podem provocar desde irritação, dermatite, reação alérgica, até infecção mais grave caso a pele já tenha alguma lesão.

– Cosmético fora da validade indica maior propensão a perder suas propriedades e parar de realizar suas funções. Ou seja, ele não terá mais efeito algum, a não ser prejudicar sua beleza ou até mesmo sua saúde.

– Havendo quaisquer alterações no produto, o uso deve ser interrompido imediatamente.

– Uma dica super bacana para manter sob controle a validade do PAO é marcar a data de abertura do produto. Aí é só acompanhar pela indicação de quanto tempo pode ser utilizado após aberto pela primeira vez.

– Lembre-se: se o produto traz a indicação do PAO além da data de validade, prevalece sempre a que expirar primeiro.

– Para conservar melhor seu produto cosmético, siga as recomendações de uso e armazenamento.

– Se um produto venceu, nada de querer usar só mais um pouquinho. Mesmo que ainda tenha uma quantidade considerável no frasco, ele deve ser descartado. Sem dó nem piedade. Mas nada de jogar em qualquer lugar, o descarte deve ser consciente.

Este material é de autoria de Buona Vita e está protegido sob a Lei de Direitos autorais. A sua reprodução total ou parcial é permitida, desde que na sua forma original sem qualquer tipo de adulteração ou alteração, sendo obrigatório a citação do nome do autor, sua obra e fonte de veiculação. O descumprimento destas condições ensejará ao infrator as penalidades cíveis e criminais cabíveis.