Cosméticos preciosos = beleza, estética e glamour

01/09/2016

Falar em pedras e metais preciosos com certeza remete ao glamour e à sofisticação. Na área de saúde estética não é diferente. A inspiração em pedras e metais preciosos, como a Ametista, a pérola e o Ouro, por exemplo, trazem requinte aos tratamentos estéticos, além de proporcionar benefícios estéticos e potencialização de resultados, conforme sinergia de ativos presente nas formulações. Em alguns casos, mais do que trazer beleza e fascínio, a presença dessas verdadeiras “joias” nos cosméticos pode atuar com fins terapêuticos, ajudando a restabelecer o equilíbrio energético do organismo. Quando se realiza um procedimento estético é feita uma estimulação celular visando uma melhora tecidual, sendo assim, a energia é um subsídio necessário para as células realizarem suas reações endógenas. Dentre os principais minerais atuantes na fisiologia da pele destacam-se o Cálcio, Magnésio e o Zinco.

O cálcio, por exemplo, é um mineral responsável por ativar uma enzima que libera energia. Também é preciso alguns componentes fundamentais para a estrutura celular, cujo mineral cofator da formação é o Zinco, que tem sua atividade especialmente desenvolvida na pele, além de importante função na síntese de colágeno. A participação do magnésio na pele também é vital, estando envolvido com metabolismo de lipídios.

Ingredientes lúdicos e funcionais
Aliar o lúdico ao funcional, somando um toque de glamour e sofisticação ao tratamento estético, é uma das principais propostas de agregar o conceito de pedras preciosas aos cosméticos. Geralmente estão presentes em cosméticos com a finalidade de prevenir e tratar os sinais do envelhecimento, promover vitalidade e hidratação, além de renovação e reequilíbrio. A composição química e propriedades funcionais de algumas pedras e metais preciosos podem aparecer também sob a forma de ativos cosméticos, proporcionando sinergia para potencializar os resultados. São então chamados de litocosméticos, ou seja, produtos cosméticos que têm como base na sua formulação as pedras preciosas ou semipreciosas, empregando o conceito da litoterapia (terapia dos cristais e fluxo de energia).

Ouro
O ouro é um metal luxuoso e glamouroso, cujo uso medicinal teve início desde a antiguidade, em Alexandria, no Egito, onde o ouro era tido como um metal místico que representava a preservação da matéria e o rejuvenescimento. Quando adicionado a produtos cosméticos, essa pedra de grande símbolo histórico supre as necessidades da pele, favorecendo o equilíbrio das funções bioquímicas através da troca de minerais, essenciais para o bom funcionamento celular e que se refletem na pele. Promove estímulo do metabolismo celular, nutrição, aumento da função energética das células, hidratação, ação antioxidante, revitalização e desintoxicação, melhorando a aparência da pele, deixando-a luminosa, hidratada, com viço, radiante e revitalizada, resultando em uma pele rejuvenescida.

ouroMáscara de Ouro – Tem como função promover ação revitalizante, hidratante e iluminadora para peles maduras e desvitalizadas. O Ouro, quando aliado ao colágeno, Vitamina C, Ácido Hialurônico, Polissacarídeos de Algas, Licorice e Extrato de Scutellaria, por exemplo, faz com que este produto propicie incrível sensorial refrescante, deixando a pele macia e hidratada, além de estimular a liberação de beta-endorfinas, que conferem sensação de relaxamento. Seus ativos nutritivos promovem intensa hidratação e combate aos sinais do envelhecimento, contribuindo para a redução da aparência dos poros, clareamento de manchas e melhora da firmeza e textura da pele.

Ametista
ametistaPedra muito valorizada desde 3.000 a.C. Os gregos acreditavam em seus poderes místicos e até hoje está ligada a boas energias e pensamentos positivos. Para a estética, sua energia está associada à sua composição, rica em dióxido de ferro, manganês, titânio, cálcio, magnésio e cromo, minerais que podem agir como cofatores enzimáticos  acelerando o metabolismo celular e propiciando uma melhor ação antioxidante, reparadora e renovadora do tecido. Dependendo da sinergia em que a ametista é combinada, os efeitos contra o envelhecimento são potencializados.

Máscara de Ametista – Tem ação condicionante e proporciona aparência renovada e suave, além de ser repositora da umidade natural. A ametista exerce ação litoterápica e cromoterápica (sensação de bem-estar, alívio de tensões, harmonia e equilíbrio com a natureza), regenerante e revitalizante. Em associação com outros ativos, como o Ácido Hialurônico, Alantoína e Aloe Vera, proporciona também ação epitelizante, hidratante e suavizante.

Pó de Pérola
perolaDesde os tempos antigos, o pó de pérola tem sido altamente reconhecido na China como benéfico para a saúde e como fonte de beleza. É um ingrediente amplamente usado em sofisticados medicamentos chineses e em preparações nutricionais para a saúde. Essa admiração dos chineses pelo pó de perola se dá tanto devido à forma com que ela é produzida, quanto pelos efeitos que ela provoca na pele. É composta de um material calcário que é fonte de cálcio; de material orgânico chamado de conqueolina (uma proteína rica em queratina, colágeno e elastina); além de outros aminoácidos e oligoelementos.

Alguns dos benefícios atribuídos à sua utilização em cosméticos são: clareamento da pele, esfoliação natural que gera estímulo à renovação, ação bactericida e melhora da aparência geral da pele graças aos aminoácidos e nutrientes naturais que a mesma disponibiliza.

Máscara de Pérola (máscara de alginato oclusiva) – O Pó de Pérola, em sinergia com o Ácido Hialurônico e o Extrato de Tremella Fuciformis confere agradável sensação de refrescância e contribui para a hidratação da pele, deixando-a renovada e radiante.

Este material é de autoria de Buona Vita e está protegido sob a Lei de Direitos autorais. A sua reprodução total ou parcial é permitida, desde que na sua forma original sem qualquer tipo de adulteração ou alteração, sendo obrigatório a citação do nome do autor, sua obra e fonte de veiculação. O descumprimento destas condições ensejará ao infrator as penalidades cíveis e criminais cabíveis. 

  • Amei do teu artigo, (super bom seu ponto de vista, sempre busco algo neste sentido. Tenho um website neste mesmo tema, confira ele depois. abraços.

    • Obrigado pela mensagem! =)
      Que bom que gostou do nosso post! E volte mais vezes, sempre temos novos conteúdos em nosso blog.