Estética de Resultados – Fatores de Crescimento e a Nova Geração de Produtos

02/09/2016

 

Microagulhamento

assinatura-by-isabel

Olá profissionais da Saúde Estética. Os Fatores de Crescimento não são necessariamente uma novidade no mercado de beleza, principalmente no segmento de medicina estética, em que já são amplamente utilizados pela área médica, em produtos manipulados. Mas no âmbito de cosméticos industrializados, pode-se dizer que eles fazem parte de numa nova geração de produtos, que promovem resultados comprovados por estudos científicos e que, portanto, vem ganhando cada vez mais espaço entre os profissionais de saúde estética e seus clientes. Conheça alguns desses Fatores de Crescimento e entenda como eles agem de maneira específica na pele.

No segmento de medicina estética, o uso dos Fatores de Crescimento já é tradicional pelos profissionais da área e aparecem com frequência em produtos manipulados, direcionados para uso exclusivo daquele paciente para o qual foi indicado. Mas eles também vêm se destacando cada vez mais no segmento de beleza e estética, pelos resultados que proporcionam, a partir de sua presença na formulação de cosméticos industrializados, produzidos em maior escala, podendo assim alcançar um público mais abrangente. Há muitos pontos positivos para o uso dos Fatores de Crescimento nesse tipo de cosméticos, como a facilidade de aquisição e o fato de o produto já estar pronto para o uso, ter registro na Anvisa e comprovação prévia de testes de eficácia, ou seja, com aval legal para comercialização. O que está em destaque é a versatilidade, segurança, praticidade e, sobretudo, resultados rápidos e surpreendentes.

E quando falamos em estar acessível a um público mais abrangente, podemos considerá-lo assim inclusive pela indicação de uso desses ativos cosméticos, que compreende diversas alterações inestéticas e procedimentos realizados em cabine, por profissionais de saúde estética. Por isso os Fatores de Crescimento, considerados “específicos” pela forma como atuam, se enquadram dentro do que pode ser chamado de uma nova geração de produtos cosméticos.

Os Fatores de Crescimento têm função específica na pele e participam em várias etapas e processos do ciclo celular. São considerados moléculas proteicas produzidas pelo organismo que se ligam a outros componentes celulares e assim exercerem sua finalidade, sendo fundamentais para proteção, manutenção da integridade da pele e regulação de tecidos normais. Sem os Fatores de Crescimento, por exemplo, não ocorreriam os processos de cicatrização, por isso são indicações frequentes na recuperação de tecidos lesionados, bem como em pré e pós-operatório, evitando inclusive intercorrências muito comuns nos pós-procedimentos.

Quando presentes em cosméticos de uso tópico, atuam na recuperação/regeneração celular, melhora da cicatrização, tratamentos de rejuvenescimento (rugas e linhas de expressão), tratamento capilar (alopécia), clareamento, além de colaborar para a uniformidade da textura do tecido, tendo contribuição significativa ao proporcionar saúde para o tecido e beleza estética para a pele. São ideais na preparação da pele para procedimentos que causam sensibilização e algum tipo de lesão na pele, como em medicina estética, no pré e pós-operatório, microagulhamento, pós-aplicação de laser, pós-peeling, CO2, carboxiterapia, galvanopuntura e em qualquer pós-procedimento considerado agressivo, com lesão ao tecido, como algumas aplicações no tratamento de estrias e sequelas de acne. Os benefícios considerados nesses vários casos vão desde melhoria do edema, hematomas, auxílio na cicatrização, estímulo da produção de colágeno e elastina, melhora da circulação sanguínea e indução da formação de novos vasos capilares sanguíneos da pele. Esse conjunto de ações favorece o restabelecimento do indivíduo de forma mais rápida e segura.

Os Fatores de Crescimento mais encontrados na cosmetologia, relacionados a importantes efeitos terapêuticos no tecido, são:

– Nanofactor – CG-EGF (Fator de Crescimento Epidermal): promove turnover celular, acelerando o processo de renovação da epiderme, reduzindo e prevenindo linhas e rugas, devolvendo a uniformidade no tom da pele, promovendo vitalidade e energia; recupera a aparência jovial do tecido.

Nanofactor – CG-IGF (Fator de Crescimento Insulínico): Reduz e previne linhas e rugas por ativar a geração de novas células cutâneas, aumenta os níveis de colágeno e elastina da pele e reduz manchas avermelhadas. Fortalece os cabelos enquanto estimula os folículos capilares a produzir fios mais densos e fortes.

Nanofactor – CG-VEGF (Fator de Crescimento Vascular): Estimula a angiogênese, ou seja, a produção de novos capilares sanguíneos, melhorando a irrigação tecidual. Estimula o crescimento capilar pela facilitação da nutrição do folículo capilar.

Nanofactor – b-FGF (Fator de Crescimento Fibroblástico básico): Estimula os fibroblastos, prevenindo e reduzindo linhas e rugas pela ativação de novas células da pele; contribui para rejuvenescer a pele, reparar cicatrizes e escoriações; fortalece a elasticidade cutânea por induzir a síntese de colágeno e elastina.

A preferência é que estejam sob a forma nanoencapsulada, que permite melhor permeação na pele. Os Fatores de Crescimento, quando em sinergia com outros ativos cosméticos e também associados a terapias combinadas, é possível potencializar os resultados. Uma dessas possibilidades, já disponíveis em produtos cosméticos industrializados, é a combinação da biotecnologia dos Fatores de Crescimento com a proteção das células-tronco, terapia ortomolecular e aminoácidos, promovendo uma verdadeira e potente sinergia de ativos. Os oligoelementos, por exemplo, garantem a nutrição e oxigenação necessária para as novas células: Sódio PCA (agente de hidratação fisiológica), Magnésio PCA (produção de energia na pele), Zinco PCA (síntese de proteínas e auxílio na cicatrização) e Manganês PCA (fundamental para a síntese do RNA e DNA), todos formando o composto Physiogenyl (que estimula o crescimento e o metabolismo dos queratinócitos é potente hidratante). Já o Phycojuvenine® garante proteção às células-tronco, estruturas responsáveis pela formação de fibroblastos e que atuam como reguladoras da divisão celular que origina as células do tecido, além do Hydroxyprolisilane CN (estimula a biossíntese de colágeno).

Os Fatores de Crescimento possuem estudos de segurança já publicados e diversos trabalhos de pesquisas demonstrando os resultados do uso tópico dos Fatores de Crescimento. Um exemplo é o do médico dermatologista Thomas B. Fitzpratrick, conhecido pela classificação dos fototipos de pele, que em 2005 observou, por meio de um estudo, os efeitos do uso tópico dos Fatores de Crescimento no tratamento de ferimentos e de peles fotodanificadas, chegando a resultados positivos desse uso cosmético. Ainda, segundo ele, quando os Fatores de Crescimento são associados a outros ativos como aminoácidos, oligoelementos e ativos que protegem as células-troncos, os resultados são mais rápidos e efetivos, promovendo restauração e reparação tecidual, protegendo do envelhecimento e recuperando fibroblastos. O grande benefício seria o fato de entregar o nutriente diretamente no tecido.

Entre as contraindicações, destaca-se o não uso do b-FGF por quem tem propensão genética a queloide. Por isso é fundamental que o profissional de saúde estética aplique o questionário do prontuário estético, para que assim possa conhecer o histórico e particularidades de cada cliente, para o correto direcionamento de uso dos Fatores de Crescimento. Vocês vão se surpreender com os resultados.

calvicie
cicatriz
manchas

 

 isabel-piatti-03 Isabel Piatti – Profissional Aisthesis. Técnica em Estética. Graduada em Tecnologia de Estética e Imagem Pessoal. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME, 2009, em São Paulo. Palestrante no 8° Congresso Internacional de Medicina Estética e Cirurgia Cosmética em Guaiaquil, Equador, em 2011. Palestrante em Congressos de Estética e Cosmetologia pelo Brasil. Diretora de Treinamentos da Buona Vita Cosméticos. Coordenadora do Departamento de P&D da Buona Vita Cosméticos. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora do Livro ‘Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança’ e   ‘Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez’. isabel@buonavita.com.br

  • Elisa

    Quais os produtos da buona vita que tem esses fatores de crescimento?

  • Leliane

    Texto muito esclarecedor com linguagem fácil e objetiva . Obrigado Isabel. Sucesso equipe Buona Vita.

  • Daniela Cruz

    Os produtos com fatores de crescimento podem ser utilizados durante a gestação e amamentação?