Estética humanizada – venha participar do Café com Especialistas

11/10/2016

xenobioticosDiversos estudos têm mostrado que alguns ingredientes utilizados nos cosméticos, e ditos inofensivos, podem trazer danos ao organismo e ao meio ambiente

Os xenobióticos, como são conhecidos estes compostos tóxicos, são substâncias estranhas à vida. São utilizadas em larga escala pela indústria automobilística, de produtos de limpeza, de higiene pessoal, na indústria farmacêutica e cosmética. No entanto, as informações sobre esses compostos ainda não são divulgadas com o cuidado que merecem, desta forma muitas pessoas continuam utilizando esses produtos sem saber realmente quais suas desvantagens. Além do mais, em sua maioria, os cosméticos com xenobióticos apresentam um preço mais em conta que os produtos naturais.

Dentre o público que precisa conhecer bem esta questão, estão os profissionais da beleza e da saúde estética, pois trabalham cotidianamente com cosméticos. Cabe a eles entender como funcionam os ativos e quais as consequências de usá-los, prezando pelo bem-estar e saúde de seus clientes e de si próprios. Isto é, trabalhar com consciência e buscar estar de acordo com o conceito de estética humanizada.

perigocosmeticosMas como pode o profissional de beleza saber quais são as substâncias nocivas à saúde?

A resposta é pesquisar. Todos os ingredientes estão contidos nos rótulos e embalagens. Em caso de dúvidas, recorra ao SAC (serviço de atendimento ao cliente) da empresa, participe de palestras e cursos sobre o assunto, leia ou assista vídeos na internet. Aqui é importante fazer uma ressalva: nem tudo o que está na internet é verdade.

Brasil: o país da beleza e o terceiro em produção de cosméticos.

A indústria de cosméticos vem crescendo a cada ano no Brasil. Atualmente, o país é o terceiro mercado consumidor de produtos de beleza, perdendo apenas para as duas grandes potências mundiais: Estados Unidos e China.

Para a nutricionista e autora do livro “Sobre viver: assim aprendi com um câncer de mama”, Adriana Zadrozny, o aumento do câncer de mama no Brasil está diretamente ligado com o crescimento da indústria de cosméticos e com a utilização desses produtos. Segundo ela, já existem estudos que comprovam a ligação entre os xenobióticos e diversas doenças e disfunções. “Os parabenos possuem grande afinidade pelos receptores de estrógeno e comprovada atividade estrogênica, ou seja, são mimetizadores do estrogênio (hormônio feminino) e assim, poderiam estar de fato associados não só ao câncer de mama, quanto à puberdade precoce, ao lado de fenômenos como trombose e embolia. ” Explica.

Outro ponto importante levantado pela especialista, é que falta informação adequada para os consumidores a respeito dos xenobióticos e que ainda existem poucas pesquisas e estudos que comprovem os malefícios desses ingredientes. De acordo com a Adriana, a indústria só irá recorrer a produtos mais naturais caso haja maior rigor na comercialização dessas substâncias, pois substituí-las ocasionam impactos profundo no produto final e na cadeia produtiva.

Mas, ela acredita que em breve haverá mudanças nesse setor devido à pressão dos consumidores que estão preocupados com sua saúde e bem-estar. “Nós já entendemos que este estilo de vida não é compatível com bem-estar e saúde, e já arregaçamos as mangas. É questão de tempo para que a compreensão de tal abordagem se dissemine e produza os frutos de mudança de que todos precisamos”, comenta.

Evento traz especialistas para discutir os malefícios das xenobióticos

No dia 31 de outubro, acontece o evento Café om Especialistas no Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas Buona Vita (CIA-BV), em Curitiba-PR. Este encontro tem como objetivo discutir as consequências que o uso de substâncias tóxicas traz a saúde, como também dar uma solução para este problema: as bases biocompatíveis.

O evento é gratuito e aberto aos profissionais de saúde estética. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 deste mês pelo e-mail gisele@buonavita.com.br ou pelo telefone (41) 3023-1855.

Confira abaixo a programação:

14449812_1205286412863958_2035203735034625189_n

Este material é de autoria de Buona Vita e está protegido sob a Lei de Direitos autorais. A sua reprodução total ou parcial é permitida, desde que na sua forma original sem qualquer tipo de adulteração ou alteração, sendo obrigatório a citação do nome do autor, sua obra e fonte de veiculação. O descumprimento destas condições ensejará ao infrator as penalidades cíveis e criminais cabíveis.