Máscaras Cromoterápicas – Beleza e Juventude que vem das cores

28/10/2016

Máscaras Cromoterápicas - Buona Vita

assinatura-by-isabel

Olá profissionais da Saúde Estética, foi-se o tempo em que recomendávamos um universo colorido apenas para trazer mais alegria ao nosso dia a dia. As cores podem atuar de forma terapêutica, com auxílio da cromoterapia, por exemplo. A aplicação desse recurso baseado nas cores, inclusive, é uma das formas mais antigas de tratamento terapêutico, seja para alterações na pele e que envolvam processos biológicos, seja pelo efeito holístico que busca o equilíbrio, energização e harmonia corporal por meio do poder das cores. E é claro que a cosmetologia também pode oferecer benefícios e potencializar resultados pela cromoterapia.

A cromoterapia é considerada uma técnica milenar que utiliza as cores como base para práticas terapêuticas, que vão da cura de doenças a benefícios estéticos e holísticos, que envolvem equilíbrio, energização e harmonia entre corpo e mente, a fim de promover saúde e bem-estar. As cores, segundo a cromoterapia, também são capazes de despertar sensações. Podem tornar um ambiente mais calmo, por exemplo, ou mais estimulante. Existem até mesmo pesquisas e estudos que demonstram o efeito que as diferentes tonalidades provocam no organismo. Ao vermelho é creditada a propriedade estimulante, o azul exerce ação calmante, enquanto o amarelo está relacionado à alegria, entre outras cores.

Seguindo esses princípios, também a cosmetologia oferece benefícios para os tratamentos estéticos, nos quais muitas vezes é utilizada a terapia com o uso de led – ou fototerapia, que vem se consagrando no universo técnico-científico, e que usa luzes de alta intensidade para tratar alterações específicas do organismo.

As cores e seus efeitos

A terapia luminosa por led, quando utilizada na estética, é uma excelente alternativa para promover ações específicas provenientes de determinada cor de luz. Conforme o comprimento da onda da luz emitida (diferentes conforme a tonalidade), ocorrerá a modulação de diversos processos biológicos. Trazendo para a cosmetologia as inspirações das cores do led, os benefícios da associação com os cosméticos se devem à potencialização dos resultados, além da possibilidade sinergia com outros ativos voltados para a alteração inestética em questão, além de melhorar a permeação dos mesmos, otimizando assim os resultados. Conheça alguns exemplos de associação pela ledterapia:

Vermelho  – aumenta a síntese de ATP, maior quantidade de energia, maior produção de colágeno e elastina, aumento da microcirculação periférica, liberação de endorfinas. Indicada no tratamento de envelhecimento, nos pós-operatórios cirúrgicos para recuperação da pele.

Sugestão de produto: Máscara Chroma Red 

Chroma Vermelho

Máscara cromoterápica de cor vermelha, enriquecida com pó de pérola e ácido hialurônico. Estimula a circulação e a síntese de colágeno, auxiliando nos tratamentos estéticos voltados para a redução de rugas e linhas de expressão. Contribui para a hidratação da pele, deixando-a com aparência renovada e radiante. Indicada para todos os tipos de pele, principalmente as maduras.

Azul– proporciona hidratação imediata, potencializa a ação de peelings superficiais (físicos e químicos), atua na melanina, com ação de clareamento de manchas, efeito bactericida, inclusive no combate da bactéria causadora da acne. Indicado também como coadjuvante no tratamento de clareamento de manchas da pele, inclusive olheiras, escurecimento de axilas e virilhas.

Sugestão de produto: Máscara Chroma Blue

azul

Máscara cromoterápica de cor azul, enriquecida com pó de pérola e ácido hialurônico, de ação purificante, calmante e equilibrante, antimicrobiana, além de promover uniformidade do tom. Pode ser usada como auxiliar no tratamento de peles oleosas com tendência à acne e manchas. Contribui para a hidratação da pele, deixando-a com aparência renovada, radiante e iluminada. Indicada para todos os tipos de pele, principalmente as oleosas.

Âmbar – acelera a velocidade da síntese de proteínas, como fibras de colágeno e elastina, atua em processos de glicação, melhorando a elasticidade de fibras, prevenindo seu processo de ruptura, por exemplo, as estrias.

Sugestão de produto: Máscara Chroma Amber

ambar

Máscara cromoterápica de cor âmbar, enriquecida com pó de pérola e ácido hialurônico. Otimiza a síntese de colágeno, metabolismo celular, ajudando a desobstruir, limpar e revitalizar a pele, além de contribuir para sua hidratação, deixando-a com aparência saudável, renovada e radiante. Indicada para todos os tipos de pele.

Todas as máscaras da linha Chroma promovem ação oclusiva e podem ser usadas na finalização de tratamentos faciais ou após a terapia de Led para potencializar a ação cromoterápica.

Coloque mais cor, beleza e alegria em seu dia a dia com o uso da cromoterapia na estética!

Este material é de autoria de Isabel Luiza Piatti e está protegido sob a Lei de Direitos autorais. A sua reprodução total ou parcial é permitida, desde que na sua forma original sem qualquer tipo de adulteração ou alteração, sendo obrigatório a citação do nome do autor, sua obra e fonte de veiculação. O descumprimento destas condições ensejará ao infrator as penalidades cíveis e criminais cabíveis.

 isabel-piatti-03 Isabel Piatti – Profissional Aisthesis. Técnica em Estética. Graduada em Tecnologia de Estética e Imagem Pessoal. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME, 2009, em São Paulo. Palestrante no 8° Congresso Internacional de Medicina Estética e Cirurgia Cosmética em Guaiaquil, Equador, em 2011. Palestrante em Congressos de Estética e Cosmetologia pelo Brasil. Diretora de Treinamentos da Buona Vita Cosméticos. Coordenadora do Departamento de P&D da Buona Vita Cosméticos. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora do Livro ‘Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança’ e   ‘Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez’. isabel@buonavita.com.br