Profissional de estética – a um passo da regulamentação

22/11/2016

fist-424500_960_720Esteticista: pode comemorar! O mês de novembro, em que também comemoramos o dia do profissional de estética, veio recheado de vitórias para todos os profissionais da área. O Projeto de Lei 2332/15, que regulamenta o exercício da profissão no Brasil, foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

Agora o texto segue para o Senado e, se for aprovado sem alterações, será enviado ao presidente da República, que terá 15 dias para sancionar ou vetar o projeto.

O documento faz distinção entre os níveis técnico e superior e especifica as atividades que cada formação poderá desenvolver.

approval-15914_960_720Para os técnicos em estética ou para aqueles que possuem formação em cursos livres há pelo menos dois anos, estão liberados os seguintes procedimentos: aplicação de recursos terapêuticos manipulativos, energéticos e vibracionais e não farmacêuticos, execução de procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, elaboração do programa de atendimento do cliente e solicitação, quando julgar necessário, de parecer de outro profissional que complemente a avaliação estética.

Já os esteticistas e cosmetólogos, com diploma de ensino superior, além de realizar as mesmas atividades que os técnicos poderão ainda atuar como responsáveis técnicos em centros de estética, coordenar, supervisar e lecionar disciplinas relativas ao curso de estética e cosmetologia, realizar auditoria e consultoria sobre cosméticos e equipamentos específicos da área e elaborar informes e pareceres técnicos-científicos na sua área de atuação.

thumb-422558_960_720A Buona Vita e o Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas (CIA-BV), apoiam a regulamentação da profissão e parabenizam todos os profissionais da estética.

Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/11/camara-aprova-regulamentacao-da-profissao-de-esteticista.html