Estética humanizada e o combate aos xenobióticos

29/11/2016

Você sabe o que significa a palavra xenobióticos? Infelizmente ainda pouco se ouve falar nela. Vem do grego e quer dizer estranho à vida.

Os xenobióticos são compostos tóxicos muito empregados na fabricação de alimentos, remédios, produtos de higiene e limpeza, cosméticos e outros. Estamos o tempo todo em contato com algum desses ativos.

Nos cosméticos os principais xenobióticos utilizados são os parabenos, óleo mineral, propilenoglicol e os liberadores de formol.

img_0904Em outubro, o Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Cientificas (CIA-BV), com o apoio da empresa de cosmético Buona Vita, realizou em Curitiba (PR) um evento gratuito e aberto à população em geral, que contou com a presença de cinco especialistas em cosméticos e xenobióticos. Participaram a tecnóloga em estética Isabel Piatti, as nutricionistas Luisa Wolpe Simas e Adriana Zadrozny, a médica especialista em alergia e imunologia Dra. Loraine Landgraf e o farmacêutico e cosmetólogo Lucas Portilho.

Durante as três horas do evento foram discutidos o porquê da utilização desses compostos pela indústria, como entender o rótulo dos cosméticos, quais compostos devem ser evitados e os malefícios que os xenobióticos causam à saúde.

A Buona Vita, que não trabalha com xenobióticos em suas formulações, e o CIA-BV estão buscando alertar a sociedade e os profissionais da saúde estética sobre o risco de utilizar certos compostos tóxicos. É a chamada estética humanizada, que preza pela saúde e bem-estar das pessoas e pela preservação do meio ambiente.

Por exemplo, uma pesquisa divulgada pelo Journal of Applied Toxicology, em 2004, intitulada Concentrations of Parabens in Human Breast Tumours, revelou que foram encontradas taxas de parabenos em tecido de tumores mamários.

Porém ainda existem poucas pesquisas comprovando os malefícios que os xenobióticos podem ocasionar ao organismo humano e ao meio ambiente.

O melhor mesmo é pecar pelo excesso de precaução e evitar utilizar produtos que contenham tóxicos em sua formulação.

20161031_194843 20161031_194403

 

Este material é de autoria de Buona Vita e está protegido sob a Lei de Direitos autorais. A sua reprodução total ou parcial é permitida, desde que na sua forma original sem qualquer tipo de adulteração ou alteração, sendo obrigatório a citação do nome do autor, sua obra e fonte de veiculação. O descumprimento destas condições ensejará ao infrator as penalidades cíveis e criminais cabíveis.