A celulite é uma inflamação ainda pouco estudada, mas que incomoda a maioria das mulheres. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), afeta entre 85% a 98% das mulheres após a fase da puberdade. Homens quase não apresentam essa alteração inestética.
Na maioria dos casos a celulite apenas gera incômodos estéticos, mas existem casos em que pode ocasionar dor e cansaço nas pernas, causando até mesmo dificuldades de locomoção.
As principais causas da celulite são hereditariedade, alterações hormonais, má alimentação, sedentarismo e utilização de medicamentos com certos tipos de hormônio.
Confira a seguir um protocolo para redução da celulite.
Passo a passo
Antes de iniciar a aplicação dos produtos e aparelhos é necessário avaliar o grau da celulite. É dividida em três graus de acordo com os aspectos da pele:
Grau 1 – é a forma mais leve da celulite. As ondulações na pele são observadas somente quando há compressão. É comum em adolescentes, mas pode até mesmo afetar crianças.
Grau 2 – As ondulações na pele são percebidas sem que a pele seja comprimida, pode-se sentir nódulos e ondulações apenas passando a mão
Grau 3 – Há formação fibroses e os nódulos são bastante perceptíveis. Pode haver dor.