Cuidados com a pele no verão

03/01/2017

flowers-1389852_960_720Viva! O verão chegou!

Esta estação é a mais quente e de maior incidência dos raios solares sobre a terra. Com o aumento do calor a pele precisa de cuidados especiais para se manter saudável e bonita, e para evitar problemas como queimadura solar, desidratação, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.

earphones-1834824_960_720

Como os nossos corpos ficam mais expostos ao sol, pois usamos roupas mais abertas e mais curtas, e por ser período de férias e viagens, quando as pessoas aproveitam as praias e piscinas, a primeira dica é sempre utilizar o protetor solar. Independente de estação climática é imprescindível o uso do filtro, mesmo em dias nublados e ainda dentro de casa, por conta da luz visível. (Já falamos sobre ela, confira: Luz visível: o inimigo que você enxerga).

swimmer-1861949_960_720

Outra precaução que deve ser tomada é com relação ao uso de bronzeadores. Esses produtos aumentam a penetração dos raios UVA e UVB, que são os grandes responsáveis pelo surgimento do câncer de pele. Prefira loções autobronzeadoras, mas lembre-se de que elas não substituem o uso do protetor solar.

surf-1533278_960_720Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), todos os anos são registrados 135 mil novos casos de câncer de pele no Brasil. Moramos em um país tropical, muito quente e com grande incidência de raios solares. Portanto, não devemos nos descuidar. Certo? E deixa eu te contar uma coisa, a exposição solar em excesso também causa envelhecimento precoce. Então, se cuide!

(Quer saber mais sobre como se proteger do sol? Confira na matéria Proteção Solar – Exposição nas primeiras décadas de vida).

pool-690034_960_720Devido à perda de água, proporcionada pelo calor, e pela maior exposição ao vento e ao sol, a pele poder ficar desidratada. Para preservar a cútis utilize hidratantes corporais e faciais. Mas evite produtos com óleo mineral, pois ele faz oclusão da pele não permitindo que ela respire, o que dificulta a transpiração e pode ocasionar oleosidade excessiva e até mesmo acne.

Opte por cosméticos com óleos vegetais que, por serem biocompatíveis, têm fácil absorção e proporcionam a permeação cutânea dos ativos de hidratação presentes no produto. Outra boa pedida são os hidratante e cremes em gel, que além de facilitar a transpiração, refrescam a pele.

A água quente também resseca a pele, por isso tome banhos rápidos utilizando água morna a fria. Não exagere na quantidade de banhos, pois a água favorece a remoção da camada de gordura da pele, e essa camada é importante para a saúde da derme.

water-fight-442257_960_720Ainda é muito importante deixar o organismo hidratado, pois perdemos muito líquido através da transpiração excessiva. Aumente a ingestão de líquidos, consuma água, suco de fruta natural, chá gelado (dê preferência àquele que você faz em casa, e não ao industrializado) e água de coco.

E a última dica, mas não menos importante, evite ficar com a roupa de banho molhada, pois a umidade e o calor são um prato cheio para a micose. Caso suspeite ter adquirido este fungo, procure um médico.

Vamos aproveitar o sol com consciência e sem descuidar da saúde!

Fontes: http://www.sbd.org.br/informacoes/sobre-o-cancer-da-pele/o-que-e-o-cancer-da-pele/
http://www.accamargo.org.br/saude-prevencao/artigos/cuidados-com-a-pele-no-verao/88/
https://www.tuasaude.com/10-dicas-de-cuidados-com-a-pele-no-verao/