Massagem facial e seus benefícios contra as rugas

03/03/2017

Quem já recebeu uma massagem, daquelas feitas no capricho, já sentiu na pele os benefícios para o corpo e mente. Seja com finalidade terapêutica, estética ou simplesmente para dar aquela relaxada, o ponto principal de toda massagem é o toque. O tato é o primeiro sentido que se desenvolve no ser humano e permanece ativo no decorrer da vida. Por isso, em uma massagem, o toque não deve ser intruso e nem invasivo. Ele é a mais básica das respostas humanas. Quando você se entrega às mãos de um profissional de saúde estética e ele se dedica à massagem em si, suas mãos são capazes não apenas dos gestos técnicos que envolvem o protocolo mas também atuam na transmissão de sensações como apoio e calor. Por isso exige muito preparo e, literalmente, entrega.

A massagem consiste na prática de aplicar pressão ou vibração sobre o corpo e que inclui a pele, músculos, tecidos conectivos, tendões e ligamentos. Ao trabalhar sobre os milhões de neurotransmissores e receptores sensoriais espalhados pelo corpo, a massagem proporciona benefícios como tratamento de traumas físicos, alívio do estresse psicológico e de tensões, melhora da circulação, modelagem corporal, tonicidade dos tecidos, rejuvenescimento, entre outros, lembrando que a escolha da associação cosmética adequada terá grande poder influenciador nos resultados, bem como a técnica de aplicação dos movimentos, potencializando os efeitos.

Quando falamos de massagem, ela inclui também o rosto. Essa região especificamente representa uma área delicada do corpo, que mostra justamente as marcas do envelhecimento de forma mais precoce, por isso as pessoas têm grande preocupação em retardar os sinais do tempo nessa área, principalmente prevenindo a flacidez e o aparecimento das rugas. Ou, quando já aparentes, buscam maneiras de amenizar esses sinais. Dessa forma, a massagem facial é indicada para todos que desejem dar vitalidade e hidratação à área da face, bem como para peles desvitalizadas, que apresentem flacidez de pele e de músculo, com presença de rugas e marcas de expressões profundas.

Como fazer a massagem?
Os movimentos de massagem devem ser aplicados associando movimentos suaves (ativa o sistema circulatório, atuando na nutrição e estimulação celular) e vigorosos (ação nos músculos para tônus e definição, redefinindo a arquitetura facial), com deslizamentos longos, por toda a área de colo, pescoço e face (ou qualquer área em que se deseje estimular a pele e músculos), com a finalidade de revitalização e rejuvenescimento, pois irá proporcionar prevenção e redução de rugas, melhora no tônus muscular e na hidratação, atuando assim no rejuvenescimento. Indicada para todos que desejam melhorar o aspecto da face, ganhando um ar mais jovial, tanto homens quanto mulheres, que não querem optar por tratamentos e técnicas mais invasivas e até mesmo adiando a cirurgia plástica, tão temida por alguns.

A massagem ganha efeito ainda mais potente quando associada aos recursos de biossimetria facial, uma técnica aprimorada na Europa, que associa massagem facial, ginástica isométrica, desintoxicação e cosmetologia para reduzir flacidez e rugas faciais, proporcionando o tão sonhado aspecto jovial. A escolha dos cosméticos, aliás, é um ponto muito importante, pois a sinergia dos ativos e a base em que se encontram são determinantes. Uma indicação são os produtos que contém ativos antiglicantes, antiflacidez e aminoácidos, para alimentar os fibroblastos estimulando-os a produzirem novas fibras de colágeno e elastina. As bases cosméticas devem ser biocompatíveis, ou seja, livres de substâncias nocivas como óleo mineral, parabenos, propilenoglicol e conservantes liberadores de formol. Também são indicados ingredientes que nutrem e hidratam a pele, como monoï do Tahiti, extrato de coco, manteiga de cupuaçu e de karitê e óleos vegetais.

Antes da massagem e da aplicação do produto de tratamento escolhido, a especialista em estética e cosmetologia Isabel Piatti, embaixadora do CIA (Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas), reforça que é importante limpar a pele, com creme de limpeza ou demaquilante, com movimentos circulares, retirando o excesso, e aplicar loção tônica para normalizar o pH da pele. “Esses procedimentos ajudam a preparar a pele”, explica Isabel, que defende a aplicação das técnicas de massagem em geral não apenas pelos benefícios que proporcionam mas também por estarem totalmente alinhadas ao conceito de estética humanizada, defendida pela especialista. “Temos que pensar em qualidade do atendimento. Falar em humanização é colocar o ser humano como ponto central, valorizando ele como pessoa, por sua essência e por toda sua história de vida. É demonstrar interesse, atenção e cuidado. Não basta excelência e eficácia técnica no atendimento, é necessário, humanização”.

Entre os movimentos aplicados na massagem estética facial, estão alguns bem específicos e que exigem conhecimento técnico, por isso é indicado procurar um profissional especializado. São eles: movimentos no colo, no externocleidomastoideo, no músculo mentual, frontual e masseter, orbicular da boca e dos olhos, etc, cada um com direcionamento específico.

Aos interessados que desejam se aprimorar e conhecer melhor as técnicas, o CIA ministra vários cursos na área de saúde estética, presenciais em Curitiba/PR, incluindo os de massagens, Spa Day, Gestantes, entre outros, e também por EAD, todos ministrados por profissionais renomados como Isabel Piatti, Luisa Wolpe Simas, e muito mais. Confira a grade completa em www.ciabv.com.br .

Este material é de autoria de Buona Vita e está protegido sob a Lei de Direitos autorais. A sua reprodução total ou parcial é permitida, desde que na sua forma original sem qualquer tipo de adulteração ou alteração, sendo obrigatório a citação do nome do autor, sua obra e fonte de veiculação. O descumprimento destas condições ensejará ao infrator as penalidades cíveis e criminais cabíveis.