Fique de olho! Sempre confira a validade do seu cosmético

07/03/2017

Você sabe por que não devemos usar produtos vencidos?

É simples. Os produtos cosméticos, assim como os alimentos, produtos de higiene, fármacos e outros, têm em sua composição substâncias que garantem conservação dos mesmos. Mas após a data de validade, deixam de fazer o efeito desejado.

É importante ficar de olho na validade dos cosméticos, pois seu uso, quando vencido, pode acarretar em alergias, manchas, irritação e sensibilização na pele, além de infecções mais sérias.

Mas onde eu acho a data de validade?

Segunda a regulamentação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o fabricante é obrigado a indicar para o consumidor onde se encontra o lote e prazo de validade. Estes devem ser informados na embalagem secundária (aquela caixinha que geralmente jogamos fora quando abrimos um cosmético) ou, caso não haja esta embalagem, diretamente na embalagem primária, aquela que comporta diretamente o produto.

Cosméticos importados da Europa e dos Estados Unidos, e mais recentemente algumas marcas brasileiras, também fornecem a identificação do PAO.

O PAO, em inglês Period After Opening ou em português período após aberto, é representado por um símbolo de pote aberto com um número dentro, seguido pela letra M (que significa mês). Ele indica quanto tempo após aberto o produto deve ser consumido. Por exemplo, se dentro do desenho tiver o número 12, isso significa que deve ser usado em até 12 meses, se tiver o número 18 é por que deverá ser consumido em até 18 meses, e assim sucessivamente.

Não há uma legislação nacional que obrigue o fabricante a informar o PAO. Ou seja, diferentemente do prazo de validade, usar produtos com o PAO expirado, não é considerado infração sanitária. Porém, ele garante maior segurança, pois quando o produto cosmético é aberto entra em contato com o oxigênio, umidade e micro-organismos como bactérias, fungos e vírus, e isso gera uma maior degradação do cosmético.

Os diferentes tipos de embalagens também interagem com o produto. Potes com tampa de rosquear, onde ocorre o contato do produto com espátulas e medidores, têm PAO menor do que produtos com embalagens que utilizam válvula pump ou spray, por exemplo.

Se o cosmético que você utiliza, possui o PAO, lembre-se sempre de colocar uma etiqueta com a data em que o abriu, assim, você saberá quando não deve mais utilizá-lo.

Mas qual eu devo seguir, o PAO ou o prazo de validade?

Vale sempre o que expirar primeiro, ou seja, se você comprou um produto em que o prazo de validade vence em três meses, mas o PAO indica 8 meses, você não poderá mais utilizá-lo após o indicado pela data de validade. Ou então, se no dia em que o cosmético foi aberto havia ainda 24 meses para o produto vencer, segundo a data de validade, porém na embalagem o PAO indica 12 meses, o correto é seguir o indicado pelo período após aberto.

Fontes:
http://www.belezatoday.com.br/qual-a-validade-do-seu-cosmetico/
http://beautyup.com.br/estetica/por-que-apos-aberto-cosmetico-tem-periodo-de-validade-reduzido
http://www.baphonica.com/2015/08/24/validade-dos-cosmeticos/