Antes e depois: a importância da fotodocumentação na estética

28/03/2017

A fotodocumentação é um recurso que deve ser muito bem utilizado pelos profissionais da saúde estética. Ela serve como método de comprovação da eficácia de um tratamento, protocolo ou mesmo de um produto.

Porém, muitos profissionais não dão a devida importância para a qualidade das suas fotografias. Muitas vezes, a falta de padronização gera uma interpretação errada do resultado.

Para garantir uma boa qualidade para as fotografias é necessário seguir algumas dicas de fotodocumentação, que são imprescindíveis:

Primeiramente, é importante ter um termo de autorização de uso de imagem que o paciente deverá assinar, permitindo a utilização das fotografias. É importante trabalhar dentro da estética legal.

Pode-se usar câmeras de celulares, máquinas fotográficas digitais ou câmeras profissionais e semiprofissionais. É importante sempre utilizar o mesmo aparelho.

Para padronização é necessário ter um local fixo onde irá tirar as fotos, cuidando para que tenha uma boa luminosidade (a foto não pode ficar muito clara ou escura).

Muito claro Muito escuro

O fundo deve ser liso, de preferências nas cores branca ou preta, mas você também pode utilizar tecidos na cor amarela para peles com fototipos mais altos ou azul para padrões de cores de hipercromias. Este local pode ser uma parede do seu escritório de atendimento ou um posturômetro.

Para ajudar no posicionamento do paciente, tenha uma plataforma ou marcações no piso, que indiquem a postura que o cliente deve permanecer.

O paciente deverá ficar com os braços erguidos na altura do ombro.

Frontal Lateral
Posterior Perpendicular
* Imagens meramente ilustrativas. O paciente deverá estar de roupa de banho, caso o protocolo seja corporal.

Para fotos de procedimentos corporais, as mulheres devem estar sempre com o mesmo biquíni ou descartáveis, e os homens sempre com a mesma sunga.

Caso sejam realizadas somente imagens do rosto, os braços devem estar na lateral do corpo.

Frontal Lateral Perpendicular

O profissional também deve fazer uma marcação no piso, para sempre manter a mesma distância, além de manter-se de frente para o paciente quando for realizar os registros fotográficos.

 

Este material é de autoria de Buona Vita e está protegido sob a Lei de Direitos autorais. A sua reprodução total ou parcial é permitida, desde que na sua forma original sem qualquer tipo de adulteração ou alteração, sendo obrigatório a citação do nome do autor, sua obra e fonte de veiculação. O descumprimento destas condições ensejará ao infrator as penalidades cíveis e criminais cabíveis.