Hábitos de vida podem aumentar rugas e linhas de expressão

19/04/2017

Você sabia que algumas atitudes do nosso dia a dia podem contribuir muito para o surgimento precoce de rugas e linhas de expressão?

Pois é, muitas das coisas que fazemos podem ajudar a adiantar essa alteração inestética que tanto incomoda mulheres e homens. A isso chamamos epigenética, que são os nossos hábitos e estilo de vida, e eles têm grande efeito sobre nossa saúde e beleza.

Confira aqui algumas práticas que são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele:

– As expressões faciais são importantes para a nossa comunicação e demonstram os nossos sentimentos e emoções, porém quando são muito repetitivas ou feitas de forma muito exageradas podem contribuir para o aparecimento precoce de rugas. Fique mais relaxado, evite comprimir seus os olhos e testas.

–   A exposição solar em excesso também é uma das causas do aparecimento das linhas de expressão. Por isso, toda vez que for tomar sol, e mesmo em ambientes fechados, devido à luz visível (aquela emitida pelos equipamentos eletrônicos, como celular, computador, TV, etc), use o protetor solar e não faça bronzeamentos artificiais, procedimentos esses que são proibidos no Brasil desde 2009.

– Os fumantes têm maior probabilidade de desenvolver rugas precocemente, uma vez que o cigarro ocasiona a queda da produção do colágeno. A nicotina também é responsável pelo bloqueio das ligações cruzadas da elastina, diminuição de vitamina A e na lubrificação cutânea. O fumo ainda reduz o fluxo sanguíneo da pele, o que dificulta a oxigenação dos tecidos.

– O consumo excessivo de álcool estimula a formação de radicais livres, que são moléculas que causam o envelhecimento e até mesmo doenças degenerativas. O álcool também diminui taxas de vitamina A, além de ser altamente diurético, o que reduz a hidratação da pele.

– Tomar banho com água muito quente contribui para o envelhecimento, pois retira a proteção manto-lipídica da pele, uma proteção natural contra o ressecamento, e pele ressecada envelhece mais rápido.

– Dormir maquiada também é um péssimo hábito para quem quer ter uma pele bonita. Quando não se retira a maquiagem, ela acumula, obstruindo os poros, e isso faz com que a renovação natural da pele seja dificultada, ocasionando ressecamento e aparecimento de rugas.

– Os cosméticos com parabenos aumentam a probabilidade de envelhecimento precoce da pele, pois se acumula no estrato córneo (camada mais externa de pele). Ainda potencializa a radiação solar UV, que causa queimaduras e o câncer de pele. Leia o rótulo sempre.

Fontes:
http://www.sbd.org.br/doenca/envelhecimento/
http://entretenimento.r7.com/mulher/moda-e-beleza/antes-e-depois-dormir-com-maquiagem-faz-a-pele-envelhecer-10-anos-compare-02042014
http://clinicaotaviomacedo.com.br/cigarro-acelera-o-envelhecimento-da-pele-e-causa-mais-danos-que-o-sol/
https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/1692-10-maus-habitos-que-aumentam-as-rugas

Imagens: Pixabay