Estresse também faz mal para a beleza

25/04/2017

A nossa vida é muito corrida, isso ninguém pode negar. Trabalho, trânsito, casa, estudos, ufa! São muitos os nossos compromissos diários e não é à toa que às vezes estamos tão estressados e cansados.

Porém, é importante ter um tempo para si mesmo e relaxar, pois, o estresse é um vilão da saúde e também da beleza.

Os problemas emocionais podem ocasionar o desenvolvimento de alergias cutâneas, envelhecimento precoce, aumento da oleosidade da pele bem como algumas doenças crônicas como o vitiligo e a psoríase.

Provoca ainda alterações hormonais e como consequência há a elevação dos níveis de cortisol e outros hormônios na corrente sanguínea. Também ocorre o aumento de radicais livres, quebra das fibras de colágeno e a diminuição da oxigenação da pele. Desta forma, a pele fica mais suscetível ao surgimento precoce de rugas, além de manchas e acne.

Por meio de um estudo intitulado Psychological Stress Perturbs Epidermal Permeability Barrier Homeostasis, descobriu-se que o estresse psicológico afeta negativamente a função de barreira da permeabilidade cutânea, podendo ser um dos precipitadores de dermatoses inflamatórias (quer saber mais sobre este estudo? Leia aqui).

Mas a pele não é a única que sofre. Os nossos cabelos também sentem os malefícios do cansaço e das tensões. Em alguns casos há a queda dos fios, o chamado eflúvio, que pode ocorrer até três meses após o episódio de estresse.

O excesso de oleosidade e a caspa são outros problemas derivados do cansaço e das situações estressantes.

Já as unhas podem se tornar quebradiças e descamar. Outro ponto importante, é que a pessoas estressadas têm por costume roer ou esfregar o dedo sobre as unhas, o que gera deformidades, como cristas (sulcos).

Então, o importante é buscar momentos de lazer para relaxar e descansar. Praticar exercícios físicos, respirar fundo e fazer as coisas de que gosta vão te ajudar a ficar mais tranquilo e mais bonito.

Fontes:
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11176661
ww.revistadonna.clicrbs.com.br/noticia/voce-esta-estressado-seu-cabelo-suas-unhas-e-sua-pele-podem-demonstrar-isto/
www.dicasdemulher.com.br/como-o-estresse-pode-afetar-sua-beleza/