Qual a função do tônico nos cuidados com a pele

27/04/2017

Muitas pessoas não conhecem a importância do uso das loções tônicas durante a rotina diária de cuidados com a pele e acabam deixando de usar esse produto indispensável logo após a remoção das sujidades. Outras até mesmo confundem sua ação com a de cosméticos para a higienização da epiderme e usam o tônico em vez do sabonete de limpeza, por exemplo.

 

Então vamos entender melhor o papel do tônico. Você deve ter ouvido falar nas três etapas básicas para cuidar da pele no seu dia a dia e que é a limpeza, tonificação e hidratação. A tonificação é justamente o uso da loção tônica específica para o seu tipo de pele. Tudo isso porque os tônicos são responsáveis por promover o equilíbrio de pH (que tem relação com a acidez da epiderme), melhorando o sistema de proteção da epiderme e complementando a higienização.

Quando se vai aplicar um produto cosmético de tratamento, seja no rosto ou no corpo, home care ou em cabine pelo profissional de saúde estética, a preparação da pele também deve seguir essa sequência de limpeza e tonificação, pois o equilíbrio do pH auxilia inclusive a melhorar a permeação dos ativos cosméticos presentes nos cosméticos que serão aplicados em seguida. Em alguns casos, como os tratamentos profissionais em que são utilizados produtos com ação queratolítica (peelings, ácidos, etc.), o uso do tônico também é indicado para restabelecer o equilíbrio do pH, que sofreu forte agressão pela ação cosmética momentânea.

 

Equilibrar o pH da pele é fundamental pois a ação de agentes externos (como maquiagem, demaquilantes e até mesmo alguns produtos cosméticos ou a simples combinação água + sabonete, provocam a alteração de pH, retirando a camada de proteção da superfície da pele, prejudicando a ação dos produtos de tratamento e, inclusive, deixando o tecido mais propenso ao surgimento de rugas, manchas, entre outras alterações inestéticas.

Lembre-se: a própria escolha do tônico deve ser feita com base em sua composição, pois a sinergia de ativos da formulação será responsável por sua propriedade refrescante, hidratante, calmante, antisséptica ou adstringente, respeitando as características de cada pele. Também é importante que o tônico não contenha álcool (que provoca ressecamento excessivo) e nem substâncias irritantes em sua formulação, evitando assim a desidratação e a sensibilização do tecido, bem como deve-se evitar os xenobióticos (substâncias nocivas e irritantes, como conservantes parabenos e liberadores de formol, propilenoglicol, fragrâncias artificiais, entre outros).

MODO DE USAR: A aplicação do tônico deve ser feita sobre a pele limpa e seca, diretamente com as mãos, em movimentos suaves de deslizamento ou leve batidinhas (tamborilamento), ou ainda com o auxílio de um algodão. Nos cuidados home care, deve ser aplicado após limpar o rosto e, nos atendimentos profissionais, deve ser observada a ordem de aplicação dos demais cosméticos, conforme tratamento em questão, mas sempre utilizando o tônico em seguida à etapa de higienização da pele. Também é indicado que sejam utilizados produtos da mesma marca em todo o protocolo ou etapa de cuidados, pois os resultados são complementares e, portanto, mais seguros e eficazes.

Indicação de produtos:

Pele normal e seca Loção Tônica Buona Vita
CARE PRO

 

Pele mista e oleosa Loção Normalizadora Buona Vita
CARE  PRO