Por que a poluição acelera o envelhecimento de pele e como evitar.

07/05/2018

Você já deve ter ouvido falar que o ar da cidade grande não é saudável, que é sujo ou poluído. Com o ambiente urbano estando cada vez mais repleto de indústrias e veículos, a poluição está presente em boa parte do nosso dia a dia, mesmo que você não consiga vê-la. Isso afeta o meio ambiente, você e também o maior órgão de seu corpo: a pele.

A nossa pele sofre muito vivendo em meio a poluição, já que provoca a liberação de radicais livres. Certo que alguns radicais livres podem ser produzidos pelo próprio organismo, com o objetivo de atuar em funções metabólicas, porém podem ser originados a partir de fatores externos, como alimentação inadequada, álcool, cigarro, estresse ou pela poluição.

Mas por que os radicais livres são prejudiciais para a sua pele?

O radical livre é uma molécula com um número ímpar de elétrons. Isso o torna instável, por que ele sempre procura capturar elétrons de células que estão em sua volta. Caso não encontre outro radical livre para se conectar, ataca células ou moléculas saudáveis, e essas se tornam novos radicais livres, desencadeando assim uma reação em cadeia.

A poluição, principalmente proveniente dos grandes centros, contém materiais como ozônio, óxidos de nitrogênio e material particulado, que pode causar inclusive problemas mais sérios de saúde. Tudo isso entra em contato com o seu corpo, desencadeando a liberação de mais radicais livres e o estresse oxidativo. Com essa reação, proteínas como elastina, proteoglicanos e colágeno, responsáveis pela hidratação e elasticidade da pele são comprometidos, e o aparecimento de rugas e flacidez na pele acaba se tornando mais comum.

A luta dos cosméticos contra a poluição.

As marcas de cosméticos conscientes sobre este atual problema têm feito a sua parte. Procure produtos com ativos antipoluição, como o glycofilm. Este é um polissacarídeo que forma um filme protetor, evitando que a pele sofra os efeitos da fumaça e outros agentes tóxicos que podem agredir o corpo.

Para o público que sofre com acne, a Buona Vita oferece o Normasec, um gel secativo com ação anti-inflamatória. O Normasec reduz a vermelhidão e previne o surgimento de cicatrizes causadas pela acne. Entre seus ativos, está o glycofilm.

A exposição solar também é uma causadora do envelhecimento da pele, podendo causar manchas e, na pior das hipóteses, doenças como o câncer de pele. A Buona Vita conta com o Solar Hidra Active, um filtro solar que também oferece proteção contra a luz visível. Além de promover a hidratação da pele, o Solar Hidra Active contém o glycofilm, protegendo também dos malefícios da poluição.

Dicas para manter a pele livre das consequências da poluição.

Além de usar cosméticos que protejam a sua pele da poluição e do sol, você também pode fazer a sua parte. Manter a pele hidratada é uma boa aposta para que continue com uma aparência saudável e jovial. Lavar bem o rosto após chegar em casa ajuda a retirar as impurezas que a sua pele acumula durante o dia. Também pode realizar uma esfoliação duas vezes por semana, para que a pele não seja prejudicada, e uma limpeza de pele é sempre bem-vinda.