Estética masculina: cuidados ideais para uma pele atraente e saudável.

16/07/2018

Já foi o tempo em que era considerado “estranho” um homem se preocupar com a beleza, e procurar soluções para elevar a autoestima e se sentir melhor. Hoje, acontece um crescimento constante da procura por serviços de estética masculina, homecare ou em cabine, por parte dos homens. Valoriza-se assim o cuidado com os cabelos, com a barba e, é claro, com a pele.

Diferenças entre a pele masculina e feminina

Ao contrário do que muitos acreditam, existem sim diferenças entre a pele da mulher e do homem, e portanto, o cuidado com cada uma deve ser diferente. Veja agora alguns detalhes da pele masculina.

Mais oleosidade: a pele masculina possui mais glândulas sebáceas, responsável por liberar o sebo e lubrificar a pele. Esse excesso de oleosidade faz com que a pele adote uma aparência brilhosa, o que pode incomodar alguns homens.

Flacidez facial: os sinais de envelhecimento costumam aparecer mais tardiamente nos homens, que possuem uma concentração maior de colágeno. Porém, tendem a ser mais marcadas e profundas, principalmente em volta aos olhos. O homem possui uma musculatura facial mais forte, e quando esta diminui, a flacidez destaca-se mais.

Pele sensível: os homens possuem uma quantidade significativa a mais de pelos no corpo, e boa parte está no rosto. A barba é motivo de orgulho para muitos homens, e pode dar trabalho. A depilação, ou o ato de barbear, deixa a pele mais sensível, podendo causar irritação. Isso pode acontecer por diversos motivos: a lâmina utilizada estar cega, a técnica de barbear pode estar incorreta, a pele não estar lubrificada o suficiente, não hidratar a pele após barbear, entre outros. Devido a esse tipo de incômodo, muitos homens buscam serviços de depilação definitiva em clínicas profissionais de estética.

Qual a melhor forma de cuidar da pele masculina?

Pode ser complicado dar dicas da maneira correta de cuidar da pele masculina, pois cada homem possui as suas particularidades devido a fatores genéticos ou externos, como a alimentação. Mas ainda assim, existem medidas que podem ser tomadas para evitar danos e manter a pele bonita e saudável.

1. Filtro solar.

O protetor solar é fundamental, independente se a pele é masculina ou feminina. Apesar de homens também apresentarem peles secas, é mais provável que apresentem uma tendência oleosa, principalmente na “zona T”, formada pelo nariz e área acima dos olhos. Isso não é um problema, já que hoje temos protetores solares para tipos específicos de pele.

2. Lave e hidrate.

Lave o rosto, no mínimo, duas vezes ao dia. Fazer disso um hábito deixa o seu rosto longe das impurezas e ajuda com a oleosidade. Procure lavar com água fria ou morna, para não danificar a sua pele ou causar ressecamento (essa dica vale também para o banho). Utilize um hidratante ideal para a pele facial logo após a higienização.

3. Controle a oleosidade.

Já sabemos que a pele masculina apresenta maior tendência à oleosidade, o que pode influenciar no desenvolvimento da acne. Se este for o caso, busque produtos específicos para o controle da oleosidade para lidar com o problema e diminuir o brilho da pele.

4. Cremes anti-idade.

A pele masculina demora mais a envelhecer quando comparada à feminina. Mesmo assim, não está livre dos sinais de envelhecimento, como as rugas, que costumam aparecer normalmente após os 40 anos de idade. Utilize cremes anti-idade, principalmente na região dos olhos, para retardar este processo.

5. Esfoliação. 

É importante, principalmente para o homem que cultiva barba, realizar esfoliações pelo menos duas vezes na semana. A barba, desejo de consumo de muitos, pode ser realmente bonita, mas deve ser bem cuidada. A pele debaixo da barba pode apresentar coceira, vermelhidão, descamação, pelos encravados e espinhas, tudo devido ao descuido. Durante o dia, a barba entra em contato com partículas de sujeira que se acumulam na pele. Fazendo a esfoliação, a barba e a pele ficam livres de bactérias e do sebo que estavam acumulados.

6. Barbeie-se corretamente. 

Muitos homens possuem peles sensíveis, o que pode se tornar um problema na hora de barbear, causando a tão famosa foliculite, uma inflamação no folículo do pelo. Portanto, para evitá-la, você deve lubrificar muito bem a pele antes de passar a lâmina. Não use somente água, mas um creme para barbear ou um sabonete líquido neutro. Você nunca deve passar a lâmina no sentido contrário do pelo, e sim no sentido do pelo.

Cosméticos corretos para a sua pele.

Uma boa forma de manter a pele saudável e bonita é saber quais cosméticos usar. A Buona Vita possui cosméticos com a legítima base biocompatível, proporcionando resultados mais rápidos e eficientes. A Buona Vita é também 100% livre de xenobióticos, substâncias nocivas que prejudicam seu corpo, como por exemplo os parabenos e o óleo mineral. Você pode ler mais sobre cosméticos com bases biocompatíveis em Bases biocompatíveis: o pioneirismo que faz a qualidade. 

Escrever Comentário