Tratamento para acne: evitando a oleosidade e as cicatrizes.

27/08/2018

De todos os motivos que levam as pessoas a procurar um dermatologista, com certeza este é um dos principais: acne. Popularmente conhecida como espinhas e cravos, a acne é uma alteração inestética que aflige cerca de 20% da população mundial. Apesar de não causar nenhum risco real à saúde física do paciente, afeta principalmente a autoestima, podendo causar muito estresse.

O que é a acne?

A acne é uma doença que afeta principalmente adolescentes, porém também pode estar presente no dia a dia de adultos. É uma alteração inestética caracterizada pela obstrução dos poros pelo excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. Essa obstrução resulta na aglomeração de bactérias que causam a inflamação, levando a comedões (cravos) e espinhas (acne).

As lesões acneicas podem ser classificadas de acordo com a severidade em grau I (mais leve) até o grau IV (grau mais severo). Segue algumas informações para ajudar a identificar os graus de acne:

I – um quadro com intensidade variável, com a presença de comedões, podendo apresentar pouca ou muita acne. Não é sempre que contém quadro inflamatório, e a pele apresenta oleosidade;

II – existe a presença de comedões e da acne, com a pele oleosa e apresentando inflamação leve ou moderada. A reação atinge até o fundo do folículo, podendo haver a presença de pus;

III – numerosas aparições da acne em um quadro grave, com lesões não inflamatórias e inflamatórias. Pode afetar uma grande área e haver presença de pus;


IV – situação extremamente rara da acne, no qual o quadro das lesões é acompanhado por inflamação, febre e até hemorragia. Pode surgir de súbito ou ser a evolução de algum caso já existente. É popularmente conhecida como espinha interna.

O que causa a acne?

Como a acne costuma surgir na adolescência, ela é comumente associada aos hormônios, que nesta época estão sofrendo alterações. Porém, há outros motivos que podem influenciar na manifestação da acne.

Hormônios: realmente, é o motivo mais conhecido para a aparição da acne. Na puberdade, acontece um grande aumento de hormônios, para que o corpo se desenvolva. Estes hormônios potencializam a produção de sebo, causando a obstrução dos poros e, por consequência, a inflamação.

Estresse: muito associado a outras alterações inestéticas, como a queda de cabelo, o estresse também pode acarretar no aparecimento de espinhas. Os profissionais acreditam que, quando o indivíduo está passando por um momento de muito estresse, as defesas do organismo não funcionam corretamente, deixando o sistema imunológico defasado. Assim, o corpo sofre com a presença de bactérias e um quadro inflamatório nos poros começa.

Alimentação inadequada: apesar de mais práticos e gostosos, os alimentos muito calóricos, como o fast-food, também são associados com a aparição de acne. Isso acontece por que, alimentos ricos em gorduras, açúcares e carboidratos simples potencializam a atividade das glândulas sebáceas, e causam o entupimento dos poros.

higienização da pele: quando a pele não passa por uma limpeza correta, pode acumular mais oleosidade, o que resultará em acne, principalmente se já houver uma predisposição a uma pele oleosa. É importante também sempre remover a maquiagem antes de dormir. Muitos produtos para beleza são desenvolvidos com base em óleos, o que causa a permanência das impurezas e o entupimento dos poros.

Kits para tratamento de acne

A acne é dermatose extremamente comum, afetando jovens e adultos. Inclusive, pesquisas sugerem que, em 2025, o número de produtos dedicados a controlar ou curar a acne dobrará. Pensando na necessidade de nossos clientes, a Buona Vita desenvolveu três kits para acne, com versões home care e profissional.

Kit Acne Off: este kit home care contém ação secativa e anti-inflamatória. É formado por quatro produtos: Normaclean, Loção Normalizadora, Keep Control e Normasec.

O Normaclean é um sabonete líquido para desobstrução dos poros, retirando as impurezas mais profundas e reduzindo a oleosidade. Também proporciona luminosidade em manchas de acne.

A Loção Normalizadora é uma loção secativa para restabelecer o pH da pele, purificando e reduzindo o tamanho dos poros. Possui ação antisséptica e anti-inflamatória.

Keep Control é um nutricosmético desenvolvido para auxiliar no controle de hormônios, reduzindo a oleosidade, aumentando a imunidade e impulsionando a ação cicatrizante do corpo.

Por último, o diferencial deste kit, o Normasec é um gel secativo com ação anti-inflamatória, buscando tratar a acne e prevenir a formação de cicatrizes e manchas. O Normasec forma um filme protetor sobre a pele, protegendo contra a poluição e os danos que esta possa causar no corpo.

Uma outra queixa de quem convive com a acne é o excesso de oleosidade da pele, que costuma resultar em uma pele brilhosa. Portanto, como uma segunda opção de kit home care para tratamento de acne, a Buona Vita criou o Kit Acne Free, com o Hydragel substituindo o Normasec. O Hydragel é um gel de textura leve e agradável, e de toque seco. Indicado para peles mistas e oleosas, contém o ativo hygeaphós, com potente ação seborreguladora, diminuindo a oleosidade e eliminando o brilho. Com sensação refrescante, reduz a vermelhidão da pele.

A Buona Vita também desenvolveu um kit para o profissional utilizar em cabine para tratamento de acne e comedões. Conheça agora o Kit Acne Pro Result.

Com a versão profissional da Loção Normalizadora, possui ação secativa para restabelecer o pH da pele, purificando e reduzindo o tamanho dos poros. Também possui ação antisséptica e anti-inflamatória.

O Sabonete A.S. Peel desobstrui os poros, retirando as impurezas mais profundas. Reduz a oleosidade e evita irritar a pele. Possui ácido salicílico, melhorando a textura da pele por atuar como esfoliante na superfície e dentro dos poros.

A Stone Zinc é uma bela máscara purificante, formulada dentro do conceito da litoterapia, terapia estética com pedras preciosas. Possui efeito lifting, promovendo a elasticidade, firmeza e a aparência renovada e suavizada da pele. O ácido hialurônico, um de seus poderosos ativos, faz com que a pele permaneça com um toque aveludado, macio e hidratado. A Stone Zinc é indicada principalmente para peles oleosas.

O Prosec é um sérum desenvolvido com probióticos, também chamados de “bactéricas do bem”, que agem no organismo de forma positiva. O Prosec aumenta a imunidade da pele, estimulando a defesa natural da derme. Também possui ação antioxidante, minimizando os riscos causados por agentes externos. Proporciona a redução dos poros e o brilho da pele. Previne a proliferação de microrganismos nocivos. Pode ser aplicado em acne de todos os graus.

Fora todos os benefícios dos kits home care e profissional, os produtos Buona Vita permitem resultados mais rápidos e seguros. Isso por que todos seus cosméticos são desenvolvidos com a legítima base biocompatível, mais similar ao tecido de nossa pele, permitindo maior absorção de ativos. Sabendo que a acne pode ser causada por hormônios, a Buona Vita também é 100% livre de parabenos, desruptores endócrinos que causam alteração hormonal.

Dicas para evitar a acne.

Além dos tratamentos com cosméticos, há também alguns hábitos que você pode adotar para prevenir a acne e sua manifestação ou agravação.

Mantenha uma boa alimentação: o nosso corpo costuma refletir o que nós consumimos. Alimentos gordurosos e inflamatórios, como farinha de trigo e açúcares apenas vão piorar a situação. Experimente consumir grãos integrais, carnes magras e alimentos ricos em Vitamina A, C ou E. Cenoura, mamão, brócolis e abacate são boas pedidas.

Realize uma limpeza de pele: limpando a pele da forma correta, você retira as impurezas dos poros e evita que eles inflamem por obstrução. Experimente utilizar o Sabonete Líquido, da Buona Vita.

Evite cosméticos oleosos: encontre os cosméticos ideais para a sua pele, que não agravem a sua oleosidade. É importante prestar atenção inclusive em cremes utilizados nos cabelos, pois estes comumente estão em contato com o rosto, podendo gerar acne na região da testa.

Sempre retire a maquiagem antes de dormir: chegar da noitada e ir diretamente dormir pode ser convidativo, mas não é nada aconselhado para a sua pele. As maquiagens também contém impurezas que podem ajudar a obstruir os poros e gerar a acne. Portanto, retire a maquiagem antes de dormir. É rapidinho e vale a pena.

Evitando o estresse: se a sua pele costuma apresentar acne antes de provas finais ou de reuniões de trabalho, pode ser um sinal de que você está estressado, e isso afeta o seu organismo. É claro, não podemos fugir de provas ou reuniões de trabalho, mas podemos encontrar outros meios de combater o estresse. Experimente praticar atividades físicas. Também preste atenção no seu sono, pois um sono de qualidade ajuda a diminuir o estresse.

Não esprema as espinhas: pode parecer tentador no momento, porém não é a providência correta. Nossas mãos são sujas, e quando tocamos em uma ferida aberta, mais bactérias entram nos poros. Isso pode iniciar um processo inflamatório, que antes era apenas uma acne comum. Espremer espinhas também pode causar manchas e cicatrizes de acne.

Se nada funciona, procure um dermatologista: em casos extremos, o correto a se fazer é procurar um especialista da área. Ele pode identificar qual é o motivo que desencadeia a acne em sua pele, e assim, começar o tratamento.