Estética adolescente: principais alterações inestéticas e tratamentos.

15/10/2018

Com alterações inestéticas à flor da pele, o adolescente representa uma parcela de quem frequenta as clínicas de estética. Com a evolução acelerada do corpo e a presença de hormônios, a pele pode apresentar algumas mudanças durante essa fase em que não somos mais crianças mas também não atingimos a maturidade. Confira as alterações inestéticas mais comuns e por que elas aparecem.

Principais mudanças estéticas e suas causas.

Acne, cravos e oleosidade: provavelmente a principal causa de reclamações por parte dos adolescentes. Com um grande número de hormônios atuando no corpo, a pele apresenta excesso de secreção sebácea, a temida oleosidade. Assim, os poros de nosso corpo passam a ficar repletos de oleosidade, e acumular bactérias, causando a inflamação e por consequência, acne e comedões. Grande parte dos adolescentes apresenta acne, e quando pensamos no problema, relacionamos à idade. Mesmo assim, a acne também pode aparecer em adultos.

 

A acne deve ser diagnosticada pelo profissional, e o cliente pode apresentar desde grau I (intensidade variável, pele com oleosidade, presença de comedões) até o grau IV (situação mais rara, onde as lesões são acompanhadas de inflamação, hemorragia e febre. Essa última é chamada de popularmente de espinha interna).

Talvez a questão principal seja a maneira que o adolescente lida com esse problema, já que apertar a acne pode causar cicatrizes que duram a vida toda.

Estrias: tão temidas quanto a acne, estrias aparecem nas áreas laterais das coxas, nádegas ou mamas, no caso de meninas. No caso de meninos, pode aparecer na lombar, dorsal ou em músculos com hipertrofia exagerada. A estria acontece quando há rupturas nas fibras de colágeno e elastina, devido ao crescimento rápido, hormônios ou impacto. Esta ruptura inicia o processo inflamatório da estria, que pode apresentar cor rosa, roxa ou vermelha. É durante este processo que ela possui chance de cura. Após algum tempo deste processo, ela se torna branca, e então o tratamento visa suavizar as marcas, porém sem chances de sumir com elas completamente. Tendência genética pode facilitar o aparecimento de estrias.

Celulite: por último mas não menos importante, a celulite pode se apresentar devido à alimentação exagerada, alteração hormonal, flacidez de pele ou falta de exercícios físicos. Em geral, há maiores chances de desenvolver celulite em regiões com aumento de gordura corporal com pouca proporção de músculos. A celulite pode ser diagnosticada desde grau I (pouca celulite, visível apenas quando a pele é pressionada pelos dedos) até grau IV (estágio mais grave, com formação de nódulos bastante doloridos). A celulite costuma surgir em pessoas que possuem predisposição genética, porém esta não é uma regra, pois pessoas sem predisposição também podem apresentar esta alteração inestética.

Conflito estético na adolescência.

É na adolescência que criamos uma identidade própria e começamos a moldar quem seremos no decorrer da vida. É também nesta etapa da vida que ampliamos o nosso círculo social, iniciando novas amizades e relacionamentos. Com o padrão de beleza sempre presente na mídia, tudo o que o jovem quer é se sentir aceito. Porém a adolescência vem com hormônios que causam alterações de humor e mudanças no corpo, muitas vezes indesejadas.

A estética tem uma importância muito relevante nesta idade, e os pais devem prestar atenção em seus filhos, principalmente considerando o aumento do índice de depressão e ansiedade ligado ao bullying. Outra preocupação são as ações exageradas do jovem para alcançar a estética que deseja para si, como o consumo de medicamentos indevidos ou dietas “milagreiras”. O diálogo é essencial para que o adolescente entenda que existem outras opções, caso as alterações inestéticas estejam realmente prejudicando o seu bem-estar.

Tratamentos e produtos.

Para diminuir os efeitos das alterações inestéticas e conservar o bem-estar e a qualidade de vida, existem tratamentos e produtos aos quais podemos recorrer. Conheça o que a Buona Vita tem a oferecer.

Bio Lift: um creme com ação firmadora buscando a elasticidade e reduzindo a flacidez. Previne estrias e aumenta a firmeza da pele. O Bio Lift possui entre seus ativos o DMAE, poderoso tensor com ação antioxidante, proporcionando elasticidade e firmeza. Também possui Raffermine, que é metabolizada pela célula como um nutriente, estimulando a síntese de colágeno, prevenindo estrias e flacidez.

Caffeine Sculpt: um creme modelador de silhuetas e tratamento da celulite. Trabalha com redução da gordura localizada e seu principal ativo é cafeína a 6%, buscando reativar o mecanismo anticelulítico celular. Tem ação de reduzir o tamanho das células de gordura no corpo.

Intense Fit: fluido que promove o aquecimento atuando na redução de medidas e celulites. Contém Sense Hot, um  ativo para queima de gordura localizada, que substitui o Nicotinato de Metila e não causa vermelhidão. O adolescente pode aproveitar e realizar exercícios físicos para potencializar os resultados.

Kits para acne

Sabendo da necessidade principalmente do jovem, a Buona Vita criou dois poderosos kits home care para o combate à acne.

Kit Acne Off: este kit home care contém ação secativa e anti-inflamatória. É formado por quatro produtos: Normaclean, Loção Normalizadora, Keep Control e Normasec.

O Normaclean é um sabonete líquido para desobstrução dos poros, retirando as impurezas mais profundas e reduzindo a oleosidade. Também proporciona luminosidade em manchas de acne.

A Loção Normalizadora é uma loção secativa para restabelecer o pH da pele, purificando e reduzindo o tamanho dos poros. Possui ação antisséptica e anti-inflamatória.

Keep Control é um nutricosmético desenvolvido para auxiliar no controle de hormônios, reduzindo a oleosidade, aumentando a imunidade e impulsionando a ação cicatrizante do corpo.

Por último, o diferencial deste kit, o Normasec é um gel secativo com ação anti-inflamatória, buscando tratar a acne e prevenir a formação de cicatrizes e manchas. O Normasec forma um filme protetor sobre a pele, protegendo contra a poluição e os danos que esta possa causar.

Como já foi dito, um problema recorrente de quem sofre com a acne é o excesso de oleosidade. Para isso, a Buona Vita criou outro kit home care para quem possui esta característica. O Kit Acne Free, o qual apresenta os mesmos produtos do kit anterior, porém o Normasec é substituído pelo poderoso Hydragel. um gel de textura leve e agradável, e de toque seco. Indicado para peles mistas e oleosas, contém o ativo hygeaphós, com ação seborreguladora, diminuindo a oleosidade e eliminando o brilho. Com sensação refrescante, reduz a vermelhidão da pele.