Manchas na pele: indicações e tratamento com peeling químico.

21/01/2019

Manchas no rosto.

Mulher com manchas na pele.

A estação mais amada está aí, nos fazendo correr para as praias e piscinas. Mas a exposição de nossa pele ao sol também pode trazer consequências para a saúde e estética. Uma queixa comum é o aparecimento de manchas na pele. Conheça agora os tipos de manchas e o tratamento para livrar a pele dessa alteração inestética.

Conheça os tipos de manchas de pele.

A mancha, ou hipercromia, acontece quando existe uma produção excessiva de melanina em algum ponto da pele, que acaba por apresentar uma coloração mais escura. Esta produção de melanina pode se dar por fatores externos ou internos.

Como fatores externos, temos principalmente a exposição solar e traumas na superfície da pele, como impactos causados por algum objeto. Fatores internos são costumam ser de natureza genética, hormonal ou até mesmo emocional. Vamos conhecer agora alguns tipos de manchas na pele.

Melasma: uma dermatose caracterizada por manchas escuras. Neste caso, costumam aparecer manchas no rosto, afligindo a região centro facial, mentoniana, buço, malar ou no rosto inteiro. É comum acontecer em mulheres grávidas com pele morena que residem em países quentes.

Modelo com melasma.

Modelo com presença de melasma.

Efélides: são manchas castanho claras que surgem na infância. É comum afetarem peles claras, como de pessoas ruivas.

Sardas.

Jovem com efélides.

Hiperpigmentação pós-inflamatória: pode ocorrer após um processo inflamatório, como acne, dermatite, picadas de insetos, queimaduras, etc. Também pode acontecer em um momento pós-operatório, em que acontece a cicatrização.

Manchas causadas por espinhas.

Hiperpigmentação pós-inflamatória.

Melanose solar: mancha marrom, podendo ser clara ou escura, que surge principalmente no dorso das mãos e antebraços de indivíduos com mais de 40 anos. É fortemente relacionada à exposição solar descuidada ao longo da vida. Costuma ser mais comum em pessoas de pele e olhos claros.

Melanose, presença de manchas no dorso das mãos e nos antebraços.

Melanose no dorso das mãos.

Quanto mais profunda é a localização do pigmento, mais difícil será o tratamento. É aconselhado a utilização de uma lâmpada de wood para realizar o diagnóstico. Durante o tratamento, o profissional deve buscar utilizar cosméticos que promovam a renovação celular, realizando peeling ou peeling químico com despigmentantes e antioxidantes. O objetivo o tratamento deve ser inibir a formação da mancha, durante o seu desenvolvimento e depois.

Linha Skin Reveal, com 58% de ácidos.

Kit com produtos profissionais e home care da linha Skin Reveal, da Buona Vita.

Linha Skin Reveal, com cosméticos profissionais e home care.

Como vivemos em um país tropical, recebemos altas taxas de radiação solar. Assim, faz com nossa pele fique mais suscetível aos efeitos do sol, que acarreta o surgimento de manchas. Para atender essa demanda, a Buona Vita criou a linha Skin Reveal. Com um total de 58% de substâncias ácidas (AHA + BHA + enzimas) que promovem a renovação celular em todos os fototipos de pele, a Skin Reveal é uma linha de peeling químico. É ideal para o tratamento de manchas e melasmas, assim como envelhecimento, hiperpigmentação pós-inflamatória e manchas de acne.

Para saber mais sobre peeling químico, baixe agora o Guia Definitivo do Peeling 2019

Conheça agora a linha Skin Reveal.

SR1: uma solução para a preparação da pele, potencializando os próximos passos da linha. Com função desengordurante, diminui a oleosidade, reduz a barreira cutânea, remove as células mortas e elimina as impurezas.

SR2: uma solução indicada para procedimentos estéticos voltados para a luminosidade da pele. Possui ação queratolítica, possibilitando o clareamento de pele e uniformidade do tom.

SR3: a solução reveladora foi desenvolvida de maneira inteligente, sendo indicada para todos os fototipos de pele. Ideal para auxiliar em procedimentos estéticos de clareamento e rejuvenescimento. Melhora a textura da pele, neutralizando os radicais livres e proporcionando uma aparência mais jovem.

SR4: uma máscara cremosa para peeling enzimático, buscando a estimulação da renovação. Reduz as manchas de idade, minimiza as rugas, hidrata a pele e estimula a produção de colágeno. O SR4 também previne os danos causados pelos raios UV.

A Skin Reveal ainda possui dois cosméticos home care: o Skin Reveal Gel e o Skin Reveal Cream.

Skin Reveal Gel: um potente hidratante que promove a reparação da barreira e recuperação da matriz extracelular. Reduz a sensação de irritação provocada por procedimentos estéticos. Pode ser utilizado como pós-barba para evitar a foliculite.

Skin Reveal Cream: outro hidratante para reparação da barreira cutânea. Indicado para pós-peeling e hidratação diária.

Protocolo para clareamento com peeling químico.

Agora que conhecemos a linha Skin Reveal completa, segue um protocolo para aplicar em cabine.

Higienização

Passo 1

Aplicar o Higisystem nas mãos da profissional e da cliente e na região que será tratada face, pescoço e colo.

Passo 2

Se necessário demaquilar a pele utilize a Emulsão de Limpeza, com movimentos circulares em toda a face, pescoço e colo. Remover excesso do produto com algodão umedecido.

Passo 3

Aplicar o Sabonete Bio White, diretamente na região a ser tratada e deixar agir por 10 minutos removendo com bandalete umedecida.

Passo 4

Aplicar o Peeling, realizar movimentos circulares até obter o efeito gomagem, remover o excesso das esferas com bandalete umedecida.

Passo 5

Aplicar o produto SR1 – Pré peeling com auxílio de uma gaze e realizar o movimento de esfregaço em toda a região a ser tratada. Não Remover!

Tratamento

Passo 6

Aplicar o SR2 – Solução Iluminadora na face pescoço e colo, deixar agir por 10 minutos. Não remover!

Passo 7

Reaplicar o SR 2 – Solução Iluminadora somente sobre a mancha e deixar agir por mais 10 minutos. Não remover!

Finalização

Passo 8

Aplicar sobre o produto anterior uma camada fina do SR4 – Peeling Enzimático. Deixar agir por 10 minutos. Não remover!

Passo 9

Aplicar o protetor solar de acordo com as características da pele da cliente.

Liberar a cliente orientando a permanecer por no mínimo 2 horas com os produtos e remover com água abundante. Orientar a cliente para que não se exponha ao sol.

Manutenção

Indicar o uso do sérum de antiestresse oxidativo Antiox, com a aplicação pontual somente sobre as manchas.

Dicas para evitar as manchas na pele.

Protetor solar e chapéu ajudam a evitar as manchas na pele.

Mulher aplicando protetor solar no rosto.

O tratamento serve para diminuir a intensidade das manchas na pele, mas ainda há coisas que podem ser feitas fora da clínica para evitar que elas apareçam. Veja algumas dicas para evitar as manchas.

Protetor solar é seu melhor amigo: grande parte das manchas de nosso corpo, principalmente no rosto, mãos e braços, são causadas pela exposição solar. Para evitar que elas apareçam ou que aumentem, proteger a pele é essencial. Encontre o protetor ideal para o seu tipo de pele e utilize mesmo em dias nublados.

Proteção física: só uma coisa protege mais que o filtro solar. As roupas são a nossa proteção física e protegem 100% a área coberta. Outros materiais que podem auxiliar bastante são chapéus e guarda-sóis.

Nunca esprema espinhas: quando o rosto apresentar acne, não aperte. A acne é uma ferida, e quando esprememos, ela entra em contato com bactérias de nossos dedos e unhas. Assim você aumenta a chance de acontecer um processo inflamatório e causar manchas na pele.

Em caso de dúvida, vá ao dermatologista: para conservar a sua saúde, fique atendo às suas manchas. Em caso de manchas com formatos irregulares, faça uma consulta com o dermatologista e evite o câncer de pele.

Comentários

Escrever Comentário