7 passos para conseguir mais clientes pelas redes sociais.

04/06/2019

Melhore sua comunicação nas redes sociais.

Entenda como melhorar a comunicação da sua clínica nas redes sociais.

Você possui uma clínica de estética que oferece um ótimo serviço, mas suas redes sociais continuam desertas ou sem interação? O artigo de hoje é ideal para quem não possui conhecimentos de marketing digital ou comunicação e está buscando meios de crescer nas mídias online. Vamos falar sobre 7 passos para você conquistar um bom lucro através das principais redes sociais.

Como conquistar mais clientes usando redes sociais?

A primeira coisa que precisamos entender é que conseguir a fidelidade de seu público não acontece do dia para a noite. É preciso investimento de tempo (e dinheiro) para que você possa crescer, se tornar relevante nas redes sociais e alavancar as suas vendas.

Vamos conhecer alguns passos para que isso possa acontecer mais rapidamente.

1. Preste atenção no Facebook de sua clínica.

Você pode utilizar o Facebook para alavancar as vendas de sua clínica.

O Facebook é essencial para uma boa comunicação nas redes sociais.

Para que você possa alcançar seus objetivos online, uma conta no Facebook é essencial, mas cuidado. É comum misturar a conta pessoal com a conta da empresa, e isso não é bom. Não interessa ao seguidor, por exemplo, se você foi comer fora com a família. Por isso, o ideal é criar uma página para sua clínica, e postar ali apenas o que for referente ao seu serviço.

Invista em Face Ads, os anúncios publicitários do Facebook. O ideal é você possuir uma equipe de comunicação, mas se isso não é uma opção, você pode acessar https://www.facebook.com/business/ads para ter uma ideia de como esta ferramenta funciona. O YouTube também está repleto de tutoriais, ou seja, vídeos passo a passo que ensinam como você pode utilizar o Face Ads.

Fora isso, o Facebook é um lugar para realizar postagens do que você acreditar ser relevante para seu cliente: promoções, novidades em seus serviços, eventos, resultados, etc.

2. Tenha um site.

Sim, estamos falando sobre redes sociais, mas o site nunca deixa de ser relevante. Por que ele é importante? Para que você se torne relevante aos olhos do Google, o maior site de buscas do mundo. Pense em sua experiência: quando você quer encontrar um serviço/produto, para quem você pergunta primeiro? Onde você pesquisa? Google.

O Google costuma ser responsável por fazer o primeiro contato com o público, que realiza a pesquisa no site de pesquisa. Isso mostra a importância de ter um site otimizado. Como é exigido um pouco mais de conhecimento na área, aqui pode ser interessante contratar um profissional para realizar o serviço sem ter muito incômodo. Um profissional focado em SEO pode ser interessante para otimizar o site.

O Google possui um sistema de ranqueamento de sites. Basicamente o que ele faz é se perguntar: esse site é importante para este público? Se sim, ele está bem otimizado (você pode acessar pelo celular, por exemplo)? Caso o site possua conteúdo relevante e esteja otimizado, ele aparecerá na primeira página do Google e há mais chances de um cliente entrar em contato.

3. Use os recursos do Instagram.

Esta plataforma é crucial para se ter um bom envolvimento com seu público. Segundo pesquisas e matérias de jornais, esta rede social que tem mais de 1 bilhão de usuários, possui 15 vezes mais interações que outras redes sociais. Fora isso, ainda é a rede social que mais cresce no mundo.

Desse jeito, é importante saber utilizar os recursos desta rede para atrair mais clientes. Para uma clínica de estética, resultados de tratamentos podem ser uma boa forma de gerar conversões. Utilize os stories para fazer a divulgação de suas promoções, tratamentos e novidades. Você também pode realizar lives, vídeos ao vivo com conteúdo relevante. E não esqueça do Insta Ads, os anúncios do Instagram.

4. Crie conteúdo relevante para seu blog.

Crie conteúdo para o seu blog de estética.

Ter um conteúdo relevante em seu blog ajudará a trazer novos clientes.

Um blog é uma forma de apresentar conteúdo sobre seus produtos/serviços ao cliente sem pedir nada em troca. Mas qual é a vantagem disso? Você terá a oportunidade de falar abertamente sobre as vantagens de seus serviços e colocar o possível cliente dentro do funil de vendas. Desse jeito, ele passa de visitante (alguém que está apenas passando pelo seu site) para um lead (alguém que pode se tornar um potencial consumidor de sua marca).

Aqui entram os conhecimentos que falamos acima, sobre a importância de um site. Pois se um usuário não conhece o seu site, ele precisa encontrar você de alguma forma, e a forma mais comum é pelo Google. Desse jeito, o seu blog precisa ser otimizado.

5. E-mail não morreu. Muito pelo contrário.

Há algum tempo, acreditava-se que o e-mail marketing entraria em desuso, mas aconteceu exatamente o contrário: está mais em dia do que nunca. Pelo e-mail, você pode enviar oportunidades e conteúdos para seus clientes, e fazer com que estes voltem a consumir. Você também pode enviar conteúdo para possíveis clientes, mas que ainda não consumiram em sua clínica.

Existem muitas plataformas para realizar envio de e-mails automáticos para uma grande fatia de clientes. Aqui vão alguns exemplos: MailChimp, RD Station, Benchmark E-mail, entre outros.

6. Defina a sua persona.

Identificar a sua persona é muito importante para que a sua comunicação esteja alinhada com o público. A persona é a representação fictícia de seu cliente ideal. É uma reunião de características demográficas, histórias, objetivos de vida de seu público. Isso se cria através de análises de seus próprios clientes, ou de pessoas que você almeja que sejam seus clientes. Abaixo, segue um exemplo de dados que podem ser acumulados para gerar a sua persona.

Idade.

Gênero.

Trabalho.

Hábitos.

Sonhos.

Crenças.

Hobbies.

Estilo de vida.

Hábitos de compra.

Mídias sociais que usam.

Influências.

Por onde se comunicam, entre outras questões.

Juntando estes dados, você pode começar a imaginar quem é o seu cliente ideal, para quem você vai fazer a sua comunicação e seu conteúdo, e onde você deve anunciar.

7. De olho na concorrência.

Analisar os concorrentes pode trazer insights.

Analise a concorrência para buscar novas ideias.

Fique atendo à comunicação utilizada pelos seus principais concorrentes. Nunca para copiar, mas para buscar referências de como melhorar a sua comunicação. Por exemplo, com um cupom de desconto para quem frequentar a sua clínica; um blog com informações que interessem aos clientes; uma limpeza de pele básica para quem é cliente fiel.

Dica bônus: tenha uma boa relação com a sua equipe!

Para acabar este texto, vai uma dica offline. Uma relação saudável com a sua equipe. Uma equipe motivada é uma equipe eficiente. Portanto, ofereça um ambiente de trabalho agradável para seus funcionários, fazendo-os amar a empresa. Trabalhe o endomarketing e ofereça diferenciais (happy hours, festas temáticas e outras formas de fazer a integração dos colegas). Assim, você terá certeza de que seus funcionários vestirão a camisa da empresa, e os resultados serão muito mais satisfatórios.

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