Cravos e espinhas na adolescência – Especial Dia das Crianças.

10/10/2019

Adolescente segurando uma foto dela com cravos e espinhas.

Cravos e espinhas são as principais alterações estéticas em adolescentes.

Eles crescem rápido e o comportamento “rebelde” chega com um pacote completo: o corpo se desenvolve, a barba começa a nascer, cravos e espinhas resolvem aparecer.

Este blog post é dedicado especialmente para aqueles que estão passando por essa fase incrível e igualmente desafiadora de nossas vidas: a adolescência.

Cravos e espinhas na adolescência.

Quem é adulto às vezes esquece como era ser adolescente, mas cravos e espinhas parecem ser o fim do mundo. Sobretudo, nessa hora a gente não quer nem saber o motivo dessas alterações na nossa, só desejamos que desapareçam.

Mas é muito importante saber onde está a origem da acne.

O que são cravos e espinhas?

Cravos e espinhas são erupções na pele, que acontecem devido ao excesso de secreção acumulada em nossos poros. A secreção, ou o sebo, é produzida pelas glândulas sebáceas, com o objetivo de umedecer a pele, evitando que fique seca. Porém, as glândulas podem trabalhar em excesso e causar uma produção sebácea muito alta.

Apesar de ser chamada de acne, inicialmente começa com um comedão, popularmente chamado de cravo, que são aqueles pontinhos pretos na pele.

Por mais de uma razão, o cravo pode desenvolver um processo inflamatório e evoluir para o que chamamos popularmente de espinha.

Qual a gravidade da acne?

Sim, a acne pode ser mais ou menos grave de acordo com grau da acne. Uma acne severa, ou seja, em um grau elevado, precisa de um tratamento mais intenso, dependendo do caso, uma consulta no dermatologista.

Cravos e espinhas podem ser classificados entre o grau 1 até o 4.

Grau 1. A pele contém oleosidade, apresentando cravos e espinhas em grau variável, sem necessariamente ter um quadro inflamatório.

Grau 2. A pele contém oleosidade, e apresenta cravos e espinhas com inflamação leve ou moderada. Pode haver presença de pus.

Grau 3. Pele oleosa com aparições da acne em situação mais agravada, com lesões inflamatórias e não-inflamatórias. Pode afetar uma área grande da pele.

Grau 4. Grau máximo da acne, com presença de inflamação, pus e hemorragia nas lesões espalhadas pela pele. Contém a acne popularmente chamada de espinha interna.

E apesar de relacionarmos apenas a adolescência com os cravos e espinhas, adultos também podem sofrer com esse mal, e os motivos são muitos.

Por que temos cravos e espinhas?

Oleosidade da pele.

Existem 4 tipos de pele: normal, seca, mista e oleosa.

A pele oleosa, como o nome já diz, possui maior quantidade de sebo sendo produzido. Portanto, pessoas com esse tipo de pele têm maiores chances de sofrer com cravos e espinhas.

Hormônios.

Só de pensar em adolescência, já lembramos dos hormônios à flor da pele, oscilando. É verdade, adolescentes sofrem muitas alterações hormonais, mas não são os únicos que sofrem com elas.

Adultos também sofrem com o excesso de testosterona, o hormônios responsável por elevar o nível de oleosidade em nosso corpo.

O excesso de oleosidade pode causar outras alterações estéticas, como a queda de cabelo.

Alimentação.

Não tem jeito. A dieta errada não causa apenas as gordurinhas na cintura e no abdômen, e da mesma forma que atrapalha nosso projeto verão, também pode aumentar o nível de oleosidade e resultar em cravos e espinhas.

Isso acontece por que alguns alimentos impulsionam a produção das glândulas sebáceas. E, infelizmente os alimentos que causam acne são também alguns dos mais gostosos do cardápio.

Alguns alimentos que causam cravos e espinhas: pães com farinha branca, leite e derivados, frituras e até carne vermelha.

Mas e o chocolate? É um bate-boca sobre se o chocolate causa ou não a acne. E afinal, causa ou não causa?

Segundo os especialistas, o cacau não causa acne. Porém, quando você come o chocolate, não consome apenas o cacau, não é mesmo? Portanto, outros ingredientes podem ser os responsáveis, e o chocolate, aquele bombom que você adora pegar na fila do supermercado, acaba levando a culpa.

Leite e açúcares costumam acompanhar o chocolate e são os verdadeiros responsáveis pelo aparecimento de cravos e espinhas.

Bactéria.

Sim, bactérias também podem estar por trás dos cravos e espinhas. Nesse caso, a mais provável culpada é a Propionibacterium Acnes. Essa bactéria se alimenta da secreção produzida pela glândula sebácea, e quando chega até nossos poros, provoca inflamação que gera as espinhas.

Isso apenas fortalece um aviso muito importante: nunca aperte uma espinha. Por mais incômodo que é estar com ela, não podemos esquecer que uma espinha é um ferimento aberto. E por mais clichê que seja, precisamos dizer que nossas mãos são sujas. Portanto, mantenha as bactérias bem longe das espinhas para evitar mais inflamação. Antes de mais nada, mantenha as mãos higienizadas e evite tocar no rosto. 

Outros fatores.

Listamos os 4 principais fatores que causam cravos e espinhas, mas ainda pode ser outros motivos que ocasionam o aparecimento de acne em sua pele.

Fatores ambientais precisam estar nessa lista. A forma que a sua pele reage ao excesso de exposição solar ou poluição afetam a produção de sebo.

Surpreendentemente, utilizar os cosméticos errados também pode afetar a sua pele de forma negativa. Cosméticos com bases minerais causam o tamponamento dos poros, e ingredientes alergênicos podem estar por trás das inflamações.

A genética não pode ser ignorada. A pele de seus pais era oleosa? Provavelmente a sua também é. Os seus pais tiveram problemas hormonais? Provavelmente você também terá.

Porém, lembre-se: para muitos desses fatores não é uma questão de curar, mas sim de tratamento.

Saúde mental, cravos e espinhas.

 

Cravos e espinhas afastam menina do convívio social.

Cravos e espinhas podem afetar a autoestima e o convívio social do adolescente.

Cravos e espinhas deixaram de ser apenas uma alteração estética. O seu aparecimento afeta muito mais do que apenas a pele. Pelo contrário, pode causar problemas mais sérios.

A adolescência é uma fase em que se busca o pertencimento e aceitação. Queremos antes de tudo encontrar a nossa “tribo” dentro de um mundo completamente novo. Contudo, a acne pode entrar no caminho, causando vergonha e ansiedade, “cicatrizes” que podem demorar a desaparecer e desencadear depressão.

O bullying pode piorar ainda mais a situação e gerar cada vez mais estresse, justo em uma fase em que tudo deveria ser mais simples.

Por isso, nunca devemos enxergar a acne como “apenas uma alteração estética”. Certamente precisamos ir mais a fundo, e enxergar outros fatores que ela pode causar em nossas vidas.

Tratamentos para cravos e espinhas.

Um cosmético sempre pode potencializar o seu resultado quando combinado corretamente com outro cosmético. Por isso, montamos kits de cosméticos que funcionam muito bem sozinhos, mas juntos trazem um resultado mais eficiente.

Conheça os kits para tratamento de cravos e espinhas.

Kit Tira Acne, para profissionais.

Kit Tira Acne, para cravos e espinhas.

Kit para o tratamento da acne.

Montado para remover profundamente o sebo e a oleosidade da pele, este kit contém 2 produtos ideais para limpeza de pele.

Desincruste é um cosmético desengordurante, indicado para a remoção da oleosidade da pele, desobstruindo os poros.

O Amolecedor de Comedões auxilia na dilatação dos poros e facilita a remoção dos cravos.

Tratamento com o Kit Tira Acne.

Passo 1. Após a higienização da pele, aplique por 5 minutos o Desincruste utilizando a corrente galvânica na polaridade negativa. Umedeça um algodão em água, e aplique a corrente galvânica por mais 5 minutos.

Passo 2. Umedeça compressas de algodão com o Amolecedor de Comedões e aplique no local de extração. Deixe agir entre 8 e 15 minutos.

Faça este tratamento ao menos 1x por mês.

Kit Controle de Oleosidade, para profissionais.

Combinação de produtos para controle de oleosidade.

Kit de tratamento para peles oleosas, com cravos e espinhas.

Este kit combina 2 produtos para e equilibrar e controlar a oleosidade da pele nos procedimentos faciais e de limpeza de pele.

A Máscara Descongestionante contém propriedades antissépticas, calmantes, refrescantes e, é claro, descongestionantes. Além de extratos de plantas como camomila, erva doce e melissa, também possui betaglucan, um calmante redutor da vermelhidão da pele.

A Loção Normalizadora restabelece o pH da pele lipídica e acneica, moderando a oleosidade. Apresenta ação antisséptica e adstringente.

Tratamento com Kit Controle de Oleosidade.

Passo 1. Aplique a Loção Normalizadora com um algodão em toda a região de tratamento e realize os movimentos de tamborilamento.

Passo 2. Finalize o procedimento com aplicação da Máscara Descongestionante, formando uma camada homogênea, deixando agir por 20 minutos. Remova e aplique o protetor solar ideal para o tipo de pele.

Este kit pode ser associado a tratamentos de acne ou à limpezas de pele.

Kit Pele Hidratada Sem Acne, para usar em casa.

Combinação de produtos para tratamento de pele com cravos e espinhas.

Kit para tratamento de cravos e espinhas em casa.

Este kit home care combina 3 cosméticos com o objetivo de higienizar, tonificar e hidratar a pele oleosa e com acne da forma correta.

O Hydragel é um gel de toque seco, ideal para hidratação de peles mistas e oleosas. Redutor da oleosidade, também controla o brilho e a vermelhidão da pele.

O Normaclean é um sabonete líquido para desobstrução dos poros e remoção das impurezas. Com ácido salicílico, melhora a textura da pele, removendo as células mortas e reduzindo a oleosidade.

A Loção Normalizadora restabelece o pH da pele lipídica e acneica, contraindo os poros e moderando a oleosidade. Apresenta ação antisséptica e adstringente.

Tratamento com o Kit Pele Hidratada Sem Acne.

Passo 1. Aplique o Normaclean sobre o rosto úmido duas vezes ao dia.

Passo 2. Borrife a Loção Normalizadora sobre a pelem limpa, no rosto e no pescoço. Deixe absorver.

Passo 3. Aplique o Hydragel, fazendo uma camada fina sobre a pele. Ideal para o uso noturno.

O Kit Pele Hidrata Sem Acne pode ser usado todos os dias.

Escrever Comentário