Autoexame de mama: o passo a passo correto.

14/10/2019

Mulher realiza o autoexame de mama.

O autoexame de mama é simples e rápido de diagnosticar o câncer.

Nesse mês, vamos falar muito sobre a saúde da mulher e sobre o autoexame de mama. E não poderia ser diferente, se tratando do outubro rosa.

É comum, principalmente neste mês, vermos campanhas de outubro rosa por todo canto. Porém, você sabe como realizar o autoexame de mama sozinha? Conheça um passo a passo muito simples e fácil para prevenir o câncer de mama.

Autoexame de mama em três passos.

Sabemos a importância de fazer o autoexame todos os dias, e para que não fique abstrato, você vai conhecer as três etapas de um autoexame de mama.

1. Em frente ao espelho.

Você pode começar em frente ao espelho do seu banheiro, em pé. Aqui, o autoexame de mama não se faz com as mãos, mas com os olhos.

Posicione as mãos na cintura e faça força com o peitoral, com os ombros para trás, até sentir “abrir” os músculos da região. Observe se existem diferenças de formato, tamanho, tom de pele ou feridas em alguma das mamas.

2. No banho.

Levante um braço atrás da cabeça, e com o outro, examine a mama. Utilize os dedos para fazer movimentos circulares. Comece do mamilo e faça uma espiral, chegando até a axila.

Depois faça o movimento em linha reta, para cima e para baixo respectivamente. Realize movimentos retos em todas as direções com o mamilo como ponto inicial.

Apalpe a axila e aperte o mamilo. Perceba se algum líquido está vazando.

3. Deitada.

Posicione um travesseiro em suas costas, abaixo da mama que fará o autoexame. Levante o braço e deite a cabeça na mão. Com a outra, faça os mesmos movimentos que realizou na mama e na axila.

O que procurar no autoexame de mama?

Beleza, agora você já sabe como fazer o autoexame, mas o que você precisa procurar mesmo? Criamos uma lista com 9 alterações que você precisa prestar atenção toda vez que fizer o autoexame.

1. Nódulos ou caroços nas mamas ou axilas.

Este é o que toda mulher sabe que precisa procurar quando faz o autoexame. Caroços que não deveriam estar ali podem ser sinal de câncer de mama.

Também é interessante relatar que apesar de o exame identificar câncer nas mamas, é importante conferir a área das axilas.

2. Mudança de tamanho na(s) mama(s).

Esta alteração você pode observar já na primeira etapa do autoexame, em frente ao espelho. Se uma mama está de um tamanho diferente de antes, ou com um sinal de “afundamento”, é indicação de que algo pode estar errado.

3. Vermelhidão ou ardência na região das mamas.

Sinais de irritação como pele vermelha e coceira podem estar tentando dizer que alguma coisa está acontecendo. Talvez seja hora de ir a um médico.

4. Feridas nas mamas.

Assim como a vermelhidão e irritação, feridas obviamente também podem ser motivo de atenção. Por mais insignificante que pareça, uma ferida não se forma sozinha. Vá até o médico se estiver com machucados nas mamas ou nas axilas.

5. Textura da pele.

O câncer de mama muitas vezes pode ser diagnosticado nos detalhes. Mudanças na textura da pele podem ser o bastante. Melhor ir ao médico conferir, não acha?

6. Dor constante.

Está sentindo dores sem motivo aparente? A dor sempre é um aviso de nosso organismo, nos dizendo que de algo está errado.

7. Veias dilatadas.

Se as veias da região das mamas se tornam dilatadas e passam a se destacar na pele, procure um médico.

8. Mudança no formato do mamilo.

Uma mudança de formato em algum mamilo pode ser um sinal de que o seu corpo precisa de atenção.

9. Saída de secreção dos mamilos.

Esta alteração pode ser detectada no segundo e terceiro passo do autoexame de mama. Aperte levemente o mamilo, e perceba se algum líquido é expelido. Se sim, é hora de ir até o médico.

Qual o momento certo de fazer o autoexame de mama?

Você pode e deve fazer o autoexame todos os dias. Mas sabia que existe um momento do mês ideal para fazer este exame? Após o período menstrual.

Isso por que durante a menstruação, suas mamas podem ficar inchadas e acumular líquidos, aparentando nódulos ou caroços. Porém, estes logo desaparecerão após a menstruação.

Câncer de mama em homens?

Sim, esta doença também pode se apresentar em homens, por mais raro que seja.

O câncer de mama é o câncer das células do tecido mamário. E mesmo que muitas pessoas esqueçam (ou não saibam), os homens também possuem tecido mamário.

Entretanto, a estimativa é de que apenas 1% dos homens venham a desenvolver este câncer, diferente da estimativa esmagadora das mulheres, em que a cada 8 mulheres, 1 desenvolverá o câncer de mama.

Os sinais do câncer de mama nos homens são os mesmos que nas mulheres.

Depois de todas essas informações, você já sabe o que fazer, não é? Faça o autoexame de mama sempre que puder para prevenir e cuidar de sua saúde.

Escrever Comentário