Benefícios da vitamina D para o rosto

02/12/2019

Vitamina D e seus benefícios para o rosto

O que a vitamina D pode fazer pela sua beleza? 

O que você sabe sobre a vitamina D? Se perguntarmos por aí, provavelmente vamos ouvir que é boa para os ossos e que tem alguma relação com o sol. Mas o que algumas pessoas ainda ignoram é que a vitamina D tem um papel fundamental para a beleza.

A vitamina D está entre as grandes estrelas do momento, procurada e indicada por muitos profissionais. E se analisarmos, faz todo o sentido. Por que apesar de vivermos em um país tropical e com uma grande incidência de sol, a maioria da população tem deficiência de vitamina D. Mas como isso acontece?

Mesmo com a maioria dos dias quentes, praias, rios, entre outras características, a nossa rotina nos impede de pegar aquele solzinho tão necessário. E o sol é essencial para a produção de vitamina D

Para uma grande parcela dos brasileiros, o dia útil começa às 8h da manhã (logo após o nascer do sol) e acaba às 18h (próximo ao pôr do sol). Perdemos maior parte do horário de qualidade do sol.

Somado a isso, vivemos em um momento em que buscamos cada vez mais evitar o contato direto com os raios solares, para evitar o câncer de pele

A vitamina D, para ser produzida pelo nosso corpo, exige raios solares direto na pele, sem presença da proteção solar. Então, o segredo é equilíbrio entre a proteção da pele e a exposição solar.

 

5 benefícios da vitamina D para sua beleza

 

Benefícios da vitamina D.

Benefícios da vitamina D para sua pele.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já ouviu falar em vitamina D para os ossos? Pois é, essa vitamina é vital para a absorção de cálcio, tornando os nossos ossos mais fortes e resistentes. Inclusive, para saber se está com déficit de vitamina D, preste mais atenção se está sentindo dores em articulações ou ao se exercitar. 

Mas e na beleza, onde entra a vitamina D? Vamos falar de alguns dos benefícios.

Vitamina D é antioxidante

Entre suas funções dentro da beleza, provavelmente seja a mais conhecida. 

A vitamina D funciona como um antioxidante, e desacelera o processo de envelhecimento da pele. 

Assim, atua diretamente na eliminação dos radicais livres da pele, corrigindo  linhas de expressão e rugas, deixando a pele com aparência bonita e menos flácida.

Sem acne para um rosto bonito

Tem problemas com acne? Se sim, vitamina D pode ser a solução. 

A vitamina D evita a formação de acne. Na verdade, o que ela faz é fortalecer o sistema imunológico, auxiliando na prevenção e tratamento de infecções de pele. 

Com atividade antimicrobiana, evita que bactérias se proliferem no rosto ou em lesões. Ou seja, está com excesso de acne? Pode estar com falta de vitamina D.

Pele seca? Hidratação é a resposta

E a vitamina D está pronta para deixar a sua pele muito bem hidratada.

Estimuladora do colágeno, a pele se mantém bela, jovem e hidratada. 

Apenas tome cuidado para não exagerar na exposição solar. Além de poder causar danos à saúde, também causa ressecamento. 

Renovação da pele

Acredite ou não, a vitamina D ainda tem mais benefícios para sua pele. 

O rosto adota uma aparência renovada. Isso porque a renovação celular acontece mais rapidamente, revitalizando a pele e a sua beleza.

 

Como posso absorver vitamina D?

 

Como absorver a vitamina D

Como o corpo produz a vitamina D?

Ok, já sei tudo que a vitamina D tem pra me oferecer. Mas como eu consigo essa vitamina? 

Na verdade, ela já é produzida pelo seu organismo. O que podemos fazer é estimular a sua produção.

Luz do sol

Como você já sabe, pegar um solzinho é a melhor forma de estimular a produção de vitamina D. 

O ideal é ficar no sol de 10 a 15 minutos por dia, com braços e pernas expostas. Sabemos que na correria isso pode ser difícil, mas faça um esforcinho. Lembre de não usar o protetor solar durante esses 15 minutinhos, ok?

E não adianta ficar mais tempo no sol para tentar produzir mais vitamina D. Você vai acabar causando uma lesão na pele, prejudicando sua saúde e sua beleza.

Suplementação

Uma maneira de identificar a falta de vitamina D no seu organismo é por exame de sangue. Sabe aquele exame de rotina que você faz todos os anos? Pede para seu nutricionista adicionar vitamina D e pronto: você logo saberá como estão seus níveis de vitamina D. 

Mas se você mora em uma cidade com baixa incidência de sol, como Curitiba e outras cidades do sul do país, o médico ou nutricionista pode decidir prescrever suplementação com vitamina D. 

É interessante decidir pela suplementação com o acompanhamento do profissional, já que o excesso da vitamina D também não é saudável.

Vitamina D na pele através de dermocosméticos

Quando estamos falando sobre a beleza da pele, você pode escolher dermocosméticos com os ativos corretos. 

O vederine, ou vitamina D like, é um ativo que imita a vitamina D na pele. O que isso significa?

Significa que o vederine restaura as funções dos receptores da vitamina D, que são lesados no processo de envelhecimento. Desse jeito, auxilia na recuperação da barreira cutânea e na renovação da epiderme, promovendo uma reestruturação da pele.

Alimentação

Existe uma variedade de alimentos que você pode incluir em sua dieta caso esteja com déficit de vitamina D. Além de variar a alimentação, você pode ainda tirar proveito de outros benefícios dessa dieta. Confira algumas das opções.

Salmão

Esse peixe, além de ser delicioso também traz inúmeros benefícios para sua saúde. É rico em vitamina D, ômega-3, proteína, vitamina B e potássio. 

Atum

Outro peixe que já está no gosto do brasileiro, também possui os seus benefícios. Fora a vitamina D, o atum apresenta efeito anti-inflamatório, auxilia no ganho de musculatura e fortalece o sistema imunológico. 

Ovos

Um dos alimentos mais comuns, ovos podem ser consumidos no almoço, janta e até mesmo no café da manhã. Além da vitamina D, o ovo oferece muita proteína. Mas lembre-se, o ideal é consumir cozido. Nada de fritar, ok?

Leite

Se você não costuma tomar café da manhã, talvez seja uma boa ideia repensar os seus hábitos. O leite, geralmente consumido nas refeições matinais, assim como a vitamina D, também é importante para os ossos. Isso por que ele carrega cálcio. 

Bife de fígado

Se você é um desses carnívoros que não se vê sem comer carne, uma boa notícia: se você escolher a carne correta, pode até absorver mais vitamina D. O bife de fígado de boi, por exemplo, é uma ótima pedida. 

 

Escrever Comentário