Esteticista: pode comemorar! O mês de novembro, em que também comemoramos o dia do profissional de estética, veio recheado de vitórias para todos os profissionais da área. O Projeto de Lei 2332/15, que regulamenta o exercício da profissão no Brasil, foi aprovado pela Câmara dos Deputados.
Agora o texto segue para o Senado e, se for aprovado sem alterações, será enviado ao presidente da República, que terá 15 dias para sancionar ou vetar o projeto.
O documento faz distinção entre os níveis técnico e superior e especifica as atividades que cada formação poderá desenvolver.
Para os técnicos em estética ou para aqueles que possuem formação em cursos livres há pelo menos dois anos, estão liberados os seguintes procedimentos: aplicação de recursos terapêuticos manipulativos, energéticos e vibracionais e não farmacêuticos, execução de procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, elaboração do programa de atendimento do cliente e solicitação, quando julgar necessário, de parecer de outro profissional que complemente a avaliação estética.
Já os esteticistas e cosmetólogos, com diploma de ensino superior, além de realizar as mesmas atividades que os técnicos poderão ainda atuar como responsáveis técnicos em centros de estética, coordenar, supervisar e lecionar disciplinas relativas ao curso de estética e cosmetologia, realizar auditoria e consultoria sobre cosméticos e equipamentos específicos da área e elaborar informes e pareceres técnicos-científicos na sua área de atuação.
A Buona Vita e o Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas (CIA-BV), apoiam a regulamentação da profissão e parabenizam todos os profissionais da estética.