A nossa vida é muito corrida, isso ninguém pode negar. Trabalho, trânsito, casa, estudos, ufa! São muitos os nossos compromissos diários e não é à toa que às vezes estamos tão estressados e cansados.
Porém, é importante ter um tempo para si mesmo e relaxar, pois, o estresse é um vilão da saúde e também da beleza.
Os problemas emocionais podem ocasionar o desenvolvimento de alergias cutâneas, envelhecimento precoce, aumento da oleosidade da pele bem como algumas doenças crônicas como o vitiligo e a psoríase.
Provoca ainda alterações hormonais e como consequência há a elevação dos níveis de cortisol e outros hormônios na corrente sanguínea. Também ocorre o aumento de radicais livres, quebra das fibras de colágeno e a diminuição da oxigenação da pele. Desta forma, a pele fica mais suscetível ao surgimento precoce de rugas, além de manchas e acne.
Por meio de um estudo intitulado Psychological Stress Perturbs Epidermal Permeability Barrier Homeostasis, descobriu-se que o estresse psicológico afeta negativamente a função de barreira da permeabilidade cutânea, podendo ser um dos precipitadores de dermatoses inflamatórias (quer saber mais sobre este estudo? Leia aqui).
Mas a pele não é a única que sofre. Os nossos cabelos também sentem os malefícios do cansaço e das tensões. Em alguns casos há a queda dos fios, o chamado eflúvio, que pode ocorrer até três meses após o episódio de estresse.
O excesso de oleosidade e a caspa são outros problemas derivados do cansaço e das situações estressantes.
Já as unhas podem se tornar quebradiças e descamar. Outro ponto importante, é que a pessoas estressadas têm por costume roer ou esfregar o dedo sobre as unhas, o que gera deformidades, como cristas (sulcos).
Então, o importante é buscar momentos de lazer para relaxar e descansar. Praticar exercícios físicos, respirar fundo e fazer as coisas de que gosta vão te ajudar a ficar mais tranquilo e mais bonito.