A presença de vasinhos na face e nas pernas é um problema bem comum em grande parte da população e pode gerar um grande desconforto estético
Mas afinal, o que são e por que esses vasinhos aparecem?
Pois bem, os vasinhos vermelhos e roxos que surgem no rosto são chamados de telangiectasias faciais. São mais comuns ao redor da asa nasal, no queixo e nas bochechas, mas podem aparecer em qualquer lugar da face e mesmo no pescoço e colo. Em alguns casos também são acompanhados de sensação de coceira ou dor.
Ainda não se sabe ao certo o que ocasiona o surgimento de telangiectasias. Mas, alguns fatores contribuem para que isso ocorra, como:
Excesso de exposição solar;
Envelhecimento cutâneo;
Mudanças hormonais devido à gravidez;
Utilização prolongada de medicamentos à base de corticoide;
Rosácea, que é uma doença de pele;
Predisposição individual.
Já os vasos sanguíneos que aparecem nas pernas, quando têm no máximo um milímetro, são chamados tecnicamente de telangiectasia ou as famosas aranhas. Mas, quando têm diâmetro superior a um milímetro e estão localizadas embaixo da pele, são conhecidas como varizes.
O principal fator para o desenvolvimento deles é a hereditariedade, podendo ainda ser causado pelo uso de hormônios como anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal, ficar muito tempo em pé ou sentado e a gestação. Porém, a epigenética (nossos hábitos de vida) também influenciam e muito. Por exemplo, a obesidade e sedentarismo aumentando as chances da sua perna ser infestada por essas aranhinhas.
O tratamento dos vasinhos geralmente é feito através de cauterização e com a utilização de laser, como a luz intensa pulsada, ou ainda a escleroterapia, que consiste na aplicação de uma substância, geralmente a glicose, dentro dos vasos para que este se contraia e diminua de tamanho ou desapareça, mas, este não é recomendado para as telangiectasias faciais.
As varizes, porém, podem representar um problema mais sério de circulação sanguínea, resultando no aparecimento de dor e inchaço. Nestes casos, pode ser necessário uma intervenção cirúrgica. O correto mesmo é procurar um profissional especializado, como um dermatologista ou angiologista, para avaliar qual o tratamento mais adequado.
Os cosméticos também podem ser grandes aliados no combate e alívio dos sintomas desses problemas.
A linha Sensitive Organics, da Buona Vita, é uma ótima pedida para quem tem a pele sensível, sensibilizada, irritada ou sofre com a rosácea e a telangiectasia. Esta linha apresentar o HDNR System – Hidratação, Dessensibilização, Nutrição e Recuperação, que fortalece a capacidade natural de proteção da pele. Algumas opções de produtos são o Sensitive Skin, o Serun Sense Skin e a Máscara Calm Skin.
![]() |
![]() |
![]() |
Uma opção para que sofre com as varizes e vasos dilatados é a Loção Masso Relax, que tem em sua composição o salicilato de metila, que promove alívio de dores musculares, reumáticas, mialgia, nevralgia e torcicolo, o mentol, que promove sensação de frescor além de relaxamento, extrato de castanha-da-índia, que possui propriedades descongestionante, tonificante da circulação periférica e protetora dos vasos sanguíneos, e também o extrato de arnica, antiedema e descongestionante.