Os brasileiros estão entre as pessoas mais vaidosas do planeta, dedicando horas ao cuidado com o corpo até alcançar a estética desejada. O cabelo é motivo de orgulho para muita gente, podendo elevar a autoestima e fazer o dono se sentir bem. Portanto, é óbvia a preocupação quando os fios começam a cair em excesso e deixar entradas no couro cabeludo. Essa condição é conhecida como calvície ou alopecia.
A alopecia afeta mais os homens, uma vez que a queda de cabelo está associada aos hormônios, em especial, à testosterona. Porém, a perda parcial ou total de cabelos afeta também as mulheres, e pode estar ligada, além de aos hormônios, a fatores genéticos ou epigenéticos. Este último refere-se a fatores externos que podem influenciar a queda de cabelos, como o excesso de estresse, uma dos motivos atuais que vem causando a alopecia, principalmente em mulheres.
Apesar de não se tratar de uma condição que ameaça a saúde física do portador, pode estar ligado diretamente com a saúde psicológica, afetando a autoestima. Assim, a qualidade de vida diminui e o estresse aumenta, impulsionando a queda dos cabelos.
É normal perdermos uma certa quantidade de fios por dia, portanto a queda normal não significa que você está com problemas no couro cabeludo. A queda diária costuma ser em torno de 100 fios, estes podendo se soltar quando você utiliza uma escova, faz uma lavagem ou por qualquer outro motivo. O ideal é que, assim que notar uma queda mais abrangente, fazer uma avaliação no médico.
Quanto mais cedo o paciente identificar a queda de cabelos, mais eficiente será o tratamento. Isso por que há mais chance de os folículos ainda estarem abertos, e ali acontecer a estimulação para o crescimento de um fio saudável. Esta estimulação pode ser realizada através de medicamentos tópicos, orais e também por procedimentos como ledterapia ou microagulhamento. Porém, uma vez que o folículo estiver fechado, o único procedimento possível é o transplante capilar.
Existem dois medicamentos muito conhecidos, que normalmente são procurados por quem identifica um princípio de alopecia. São eles o minoxidil e a finasterida. O tratamento realmente pode render resultados, porém deve-se levar em conta os efeitos colaterais desses remédios.
Efeitos colaterais que o minoxidil pode causar:
Coceira local;
Caspa e crostas no couro cabeludo;
Dores de cabeça;
Aumento da oleosidade no couro cabeludo;
Crescimento de pelos em outras regiões do corpo;
Impotência, entre outros.
Dores de cabeça;
Sonolência;
Diminuição da libido;
Disfunção erétil;
Dores pelo corpo;
Depressão;
Má formação do feto, entre outros.
Com todos esses efeitos colaterais causados pelos medicamentos, é de se pensar duas vezes antes de iniciar o tratamento. Mas existe tratamento eficaz sem correr o risco de sofrer esses efeitos? Sim.
O alcaçuz é uma planta medicinal com muitos benefícios para o corpo, e estudos recentes comprovam a eficácia de seu extrato para ser utilizado como um potente agente promotor do crescimento em homens e mulheres. Este ativo também estimula a saúde do couro cabeludo, fazendo com que o fio cresça mais grosso e forte.
Outro benefício do extrato de alcaçuz para os cabelos, é que o crescimento dos fios acontece mais rápido do que quando tratado com outros medicamentos, como o minoxidil. O tratamento utilizando este extrato oferece crescimento, resultados mais rápidos e mais segurança, sem o corpo sofrer qualquer efeito colateral. A Buona Vita conta com a linha Cap Therapy, formado pelo serum Cap Intense, o tônico Cap Tonic e pelo nutricosmético Keep Cap.
O Cap Intense é um serum profissional que tem em sua fórmula um potente blend de extratos vegetais, aminoácidos e vitaminas. Dentro deste blend, encontra-se o extrato de alcaçuz. Promove o crescimento e a saúde do couro cabeludo. Contém também ativos fatores de crescimento, e pode ser associado a tratamentos com microagulhamento, entre outras terapias capilares. O Cap Tonic é a versão homecare do Cap Intense, e pode ser usado diariamente.
O Keep Cap é um nutricosmético que carrega vitaminas e proteínas em sua fórmula. Contém vitamina A, importante para o fortalecimento dos fios; vitamina B2, essencial para a regeneração dos cabelos; biotina, uma vitamina que retarda o embranquecimento e queda; entre outros.
O estresse é um grande inimigo dos cabelos, afetando principalmente as mulheres. Às vezes é difícil combatê-lo, já que pode estar implantado na rotina. Uma boa opção é a realização de atividades físicas. A realização de exercícios físicos libera endorfina, um hormônio que promove o prazer, e que comprovadamente diminui o estresse. A prática de atividades físicas pode ir além de aliviar o estresse, mas aumentar a qualidade de vida e a saúde, então é uma boa aposta.
Procure não tomar banhos longos com água muito quente. A água quente aumenta a oleosidade do couro cabeludo, podendo deixar o cabelo com aparência sebosa. Ainda pode deixar os fios desidratados e gerar caspa. Lave os cabelos com água morna e fria para mantê-los hidratados e limpos. Evite dormir com o cabelo molhado para não abafar o couro cabeludo.
O excesso de química também pode causar a alopecia. Tintura, descoloração e alisamentos podem ser muito bonitos, mas também são danosos ao cabelo. É necessário que, quem tem interesse em realizar esses procedimentos, dê bastante atenção para os dias após a aplicação, para que aconteça uma manutenção e os fios não se tornem fracos e quebradiços. Se tiver dúvidas, converse com um profissional da área para saber como melhor cuidar de cabelos com química.
Gostou desse texto? Leia também o texto sobre como reduzir a oleosidade da pele sem sair de casa.
Boa tarde!
Godto muito dos produtos corporais e os uso no SENAC, sou professora do curso técnico e gostaria de saber se pensam em fabricar um cosmético para pacientes com problemas de queda de cabelo pelo uso excessivo de mega hair.
Desde já agradeço.
Olá, Adinete. Tudo bem?
Que bom que gosta de nossos produtos. Para problemas com queda de cabelo, seja qual for a causa, você pode utilizar esses mesmos produtos citados no texto. Possuem formulações limpas, sem óleo mineral e além de prevenirem a queda, também fortalecem os fios.