Já foi o tempo em que era considerado “estranho” um homem se preocupar com a beleza, e procurar soluções para elevar a autoestima e se sentir melhor. Hoje, acontece um crescimento constante da procura por serviços de estética masculina, homecare ou em cabine, por parte dos homens. Valoriza-se assim o cuidado com os cabelos, com a barba e, é claro, com a pele.
Ao contrário do que muitos acreditam, existem sim diferenças entre a pele da mulher e do homem, e portanto, o cuidado com cada uma deve ser diferente. Veja agora alguns detalhes da pele masculina.
Mais oleosidade: a pele masculina possui mais glândulas sebáceas, responsável por liberar o sebo e lubrificar a pele. Esse excesso de oleosidade faz com que a pele adote uma aparência brilhosa, o que pode incomodar alguns homens.
Flacidez facial: os sinais de envelhecimento costumam aparecer mais tardiamente nos homens, que possuem uma concentração maior de colágeno. Porém, tendem a ser mais marcadas e profundas, principalmente em volta aos olhos. O homem possui uma musculatura facial mais forte, e quando esta diminui, a flacidez destaca-se mais.
Pele sensível: os homens possuem uma quantidade significativa a mais de pelos no corpo, e boa parte está no rosto. A barba é motivo de orgulho para muitos homens, e pode dar trabalho. A depilação, ou o ato de barbear, deixa a pele mais sensível, podendo causar irritação. Isso pode acontecer por diversos motivos: a lâmina utilizada estar cega, a técnica de barbear pode estar incorreta, a pele não estar lubrificada o suficiente, não hidratar a pele após barbear, entre outros. Devido a esse tipo de incômodo, muitos homens buscam serviços de depilação definitiva em clínicas profissionais de estética.
Pode ser complicado dar dicas da maneira correta de cuidar da pele masculina, pois cada homem possui as suas particularidades devido a fatores genéticos ou externos, como a alimentação. Mas ainda assim, existem medidas que podem ser tomadas para evitar danos e manter a pele bonita e saudável.
O protetor solar é fundamental, independente se a pele é masculina ou feminina. Apesar de homens também apresentarem peles secas, é mais provável que apresentem uma tendência oleosa, principalmente na “zona T”, formada pelo nariz e área acima dos olhos. Isso não é um problema, já que hoje temos protetores solares para tipos específicos de pele.
Lave o rosto, no mínimo, duas vezes ao dia. Fazer disso um hábito deixa o seu rosto longe das impurezas e ajuda com a oleosidade. Procure lavar com água fria ou morna, para não danificar a sua pele ou causar ressecamento (essa dica vale também para o banho). Utilize um hidratante ideal para a pele facial logo após a higienização.
Já sabemos que a pele masculina apresenta maior tendência à oleosidade, o que pode influenciar no desenvolvimento da acne. Se este for o caso, busque produtos específicos para o controle da oleosidade para lidar com o problema e diminuir o brilho da pele.
A pele masculina demora mais a envelhecer quando comparada à feminina. Mesmo assim, não está livre dos sinais de envelhecimento, como as rugas, que costumam aparecer normalmente após os 40 anos de idade. Utilize cremes anti-idade, principalmente na região dos olhos, para retardar este processo.
É importante, principalmente para o homem que cultiva barba, realizar esfoliações pelo menos duas vezes na semana. A barba, desejo de consumo de muitos, pode ser realmente bonita, mas deve ser bem cuidada. A pele debaixo da barba pode apresentar coceira, vermelhidão, descamação, pelos encravados e espinhas, tudo devido ao descuido. Durante o dia, a barba entra em contato com partículas de sujeira que se acumulam na pele. Fazendo a esfoliação, a barba e a pele ficam livres de bactérias e do sebo que estavam acumulados.
Muitos homens possuem peles sensíveis, o que pode se tornar um problema na hora de barbear, causando a tão famosa foliculite, uma inflamação no folículo do pelo. Portanto, para evitá-la, você deve lubrificar muito bem a pele antes de passar a lâmina. Não use somente água, mas um creme para barbear ou um sabonete líquido neutro. Você nunca deve passar a lâmina no sentido contrário do pelo, e sim no sentido do pelo.
Uma boa forma de manter a pele saudável e bonita é saber quais cosméticos usar. A Buona Vita possui cosméticos com a legítima base biocompatível, proporcionando resultados mais rápidos e eficientes. A Buona Vita é também 100% livre de xenobióticos, substâncias nocivas que prejudicam seu corpo, como por exemplo os parabenos e o óleo mineral. Você pode ler mais sobre cosméticos com bases biocompatíveis em Bases biocompatíveis: o pioneirismo que faz a qualidade.