Quando a mulher descobre a gestação, é comum logo buscar um creme para gestante. Não é para menos, logo que a gravidez começa, o corpo da mulher muda e algumas alterações inestéticas aparecem. É o caso das estrias.
Muitas coisas mudam no corpo da mulher gestante. A pele pode manchar, os cabelos podem ficar mais bonitos, as mamas aumentam e o resto do corpo também.
O corpo se adapta para receber um bebê, absorve gordura e expande a pele, principalmente na região do abdômen e dos culotes.
Mas antes de entender a importância de um creme para gestante, vamos entender na prática como uma estria se forma. Tudo o que você precisa é de um pedaço de tecido. Pegue uma camisa velha, e tente rasgá-la com as mãos. Quando a camisa não conseguir fornecer mais elasticidade, algumas falhas começam a aparecer no tecido.
Quando a nossa pele expande consideravelmente, o mesmo processo acontece: algumas falhas aparecem.
A estria é um estiramento na derme, e acontece quando engordamos, ganhamos músculos muito rápido ou engravidamos.
Mas pele pode resistir ao estiramento se estiver saudável. O que isso significa?
Quando a pele está quebradiça, ressecada e pouco nutrida, a chance de ela sofrer danos é muito grande.
Por outro lado, com a pele hidratada e nutrida, a elasticidade aumenta e a pele resiste ao estiramento e segue bonita e macia.
A estria é um dano sofrido pela derme quando é exigido muita elasticidade dela, e ela não consegue suprir essa necessidade.
Você já deve ter ouvido falar que estrias podem ter duas cores: roxas (ou vermelhas) e brancas.
Vermelhas: são estrias novas, ainda no estágio inicial e no processo inflamatório. Quando a estria ainda se encontra neste processo, o tratamento é simples. A lesão ainda possui fluxo de sangue e não rompeu todas as camadas da pele.
Brancas: as estrias brancas são antigas, que não estão mais passando por um processo inflamatório, e já estão cicatrizadas. Quando as estrias alcançam este estágio, o tratamento não é tão simples como costumava ser. Elas já se tornaram uma cicatriz, e romperam todas as camadas da derme. O que pode ser feito é a amenização da estria, mas a reversão do processo é muito difícil.
Outros aspectos que podem importar:
As estrias podem conter outros aspectos, como por exemplo, serem atróficas (na mesma altura da pele) ou hipertróficas (apresentar relevo, semelhante a uma cicatriz).
Por estes motivos, o ideal é preparar a pele antes da gestação, fortalecendo a derme e as fibras de colágeno.
A hidratação é importante, principalmente para quem busca uma pele bonita e saudável. O creme para gestante é muito indicado, e precisa ser escolhido a dedo. Afinal de contas, o que a mamãe usa, o seu bebê também usa. Não queremos ativos e ingredientes ruins, não é mesmo? Então, nada de parabenos, propilenoglicol, óleo mineral, entre outros.
A água pode trazer muitos benefícios para essa época que a gestante está vivendo. Além de sua importância para a saúde e o bom funcionamento do organismo, também está ligada à beleza. A água hidrata de “dentro para fora”, deixando a pele mais resistente e bonita. Também auxilia com a retenção de líquido, que toda gestante enfrenta.
O abdômen e as mamas são áreas que crescem muito devido às mudanças do corpo da mulher durante a gestação. Como a pele expande, as chances de surgirem estrias são grandes. Para evitar que isso aconteça, uma boa alternativa é a realização de massagens.
As massagens promovem a elasticidade da pele, e ativam a circulação sanguínea nestas regiões. Estas massagens podem ser realizadas por uma profissional em uma clínica de estética, ou em casa pela própria gestante, utilizando cremes e óleos apropriados. É interessante que estas massagens sejam realizadas todos os dias.
Não precisa ser uma gestante para começar a comer os alimentos certos para sua saúde e beleza, mas também é um ótimo momento para começar. A gestante deve procurar comer alimentos que promovem os efeitos antioxidantes e a produção de colágeno.
Alimentos com vitamina C e vitamina E são a solução antioxidante que podem estimular o nível do colágeno da pele. Algumas opções de frutas são mamão, brócolis, morango, abóbora e abacate.
Em um momento em que a saúde da mulher não afeta somente ela, mas também quem ela carrega dentro de si, o melhor a se fazer é ter certeza de que está utilizando produtos de qualidade.
Mas qual seria a formulação ideal de um creme para gestante? Uma que não tenha apenas os ativos certos, mas também seja livre de tudo que for ruim. O cosmético não pode conter óleo mineral, parabenos, propilenoglicol, parafina, entre outros ingredientes que podem ser nocivos para a saúde. O óleo mineral, por exemplo, é derivado do petróleo. Como isso pode ser bom para a pele de um bebê ou de sua mãe?
O Creme Extrafirmador, da linha Gestar, é um creme desenvolvido especialmente para gestantes que procuram prevenir as estrias. Livre de tudo que é ruim, o creme possui BASE VEGETAL, e carrega apenas o que a mulher precisa para ter uma pele firme, bonita sem prejudicar sua saúde ou seu bebê.
O Creme Extrafirmador conta com Nano DMAE, um ativo potente para deixar a pele firme e sem flacidez. Estudos com este ativo apontam satisfação de 85% dos usuários. Também contém Raffermine, um ativo com proteínas muito semelhantes à pele e, por isso, este ativo é muito bem absorvido. Corrige estrias e a flacidez, e impede a degradação das fibras de colágeno.
Quer conhecer a linha Gestar completa? Clique em Gestar: lançamento especial para gestantes.