Ácido kójico: conheça a solução para melasma

20/01/2020

O que é ácido kójico?

Todos que sofrem com melasma deveriam saber o que é ácido kójico

Manchas na pele mexem com a autoestima de qualquer um, principalmente quando estão localizadas na pele do rosto. Vivemos em um país tropical com alta incidência de sol. 

E por isso, algumas manchinhas podem acompanhar o bronze. 

O ácido kójico é uma excelente opção para evitar e tratar manchas na pele, inclusive o temido melasma. 

O que é melasma?

Assim como outras manchas, melasma é uma hiperpigmentação que costuma aparecer no rosto, podendo também aparecer nos braços, dorso ou costas. 

Essa hiperpigmentação é provocada pela atividade dos melanócitos, que provocam uma produção maior de melanina em algum lugar. Porém, não se sabe ao certo o que provoca o melasma. O que se conhece são os 3 tipos da mancha: melasma epidérmico, dérmico e misto. 

Epidérmico: quando a mancha atinge apenas a camada mais superficial da pele. Por se tratar de uma mancha mais rasa, o tratamento é mais simples. 

Dérmico: quando a mancha atinge apenas a camada mais profunda da pele. Por isso, é mais complicado de tratar. 

Misto: quando a extensão da mancha atinge as camadas superficial e profunda. 

Quem são as pessoas mais afetadas?

O que é melasma?

Os principais casos de melasma acontecem em mulheres na faixa entre 20 e 50 anos, principalmente em gestantes

Apenas 10% dos homens são afetados por melasma. 

Fatores de risco

Mesmo que os médicos não saibam exatamente o que provoca o melasma, existem alguns fatores que podem fazer com que as manchas apareçam ou até piorar o quadro. 

Genético

Não é porque seus pais têm melasma que você também vai ter. Mas o fator genético não pode ser ignorado, e favorece a predisposição ao melasma. Ou seja, é melhor prevenir e cuidar da pele para que as manchas não apareçam. 

Hormonal

Alguns hormônios podem favorecer o aparecimento de melasma. Elevação nas taxas de estrogênio e progesterona, por exemplo, fazem com que as manchas apareçam com maior facilidade. Isso explica o motivo do melasma aparecer tanto em gestante, já que existe uma alta produção desses hormônios pelo 3º trimestre da gravidez. 

O uso de anticoncepcionais orais, por possuírem hormônio, também estão dentro dos fatores de risco. 

Ambiental

Este é o principal fator provocador de manchas: a luz do sol. Principalmente se a pessoa já possuir outros fatores de risco ou até já possuir o melasma, que pode piorar e evoluir.

As pessoas costumam se descuidar no inverno, esquecendo de passar o protetor solar. Assim, acontece uma piora da mancha. Portanto, nunca esqueça do protetor solar, independente da estação. 

Cor da pele

Pessoas com pele mais escura possuem maior disposição a ter desenvolver melasma. Por isso, devem tomar cuidados redobrados. 

 

Melasma tem cura?

Infelizmente melasma não possui cura. Por outro lado, possui tratamento e controle. A pele com tendência para melasma sempre deverá tomar os devidos cuidados para que as manchas não voltem.

 

O que é ácido kójico?

Ácido kójico e arroz.

O ácido kójico é um potente despigmentante natural, obtido através da fermentação do arroz

Age inibindo a produção da tirosinase, uma importante enzima fundamental para a formação da melanina. Ao inibir essa enzima, impede a formação da melanina, e por consequência, evita o acúmulo do pigmento. 

Por que o ácido kójico é diferente?

O ácido kójico, diferente de outros despigmentantes como o ácido retinóico ou o ácido glicólico, não provoca fotossensibilização

Estes outros clareadores mais irritantes deixam a pele mais sensível ao sol e à radiação ultravioleta, e não é aconselhado o seu uso durante o dia. O uso inadequado pode provocar até manchas na pele. 

Por outro lado, o ácido kójico é menos irritante e pode ser usado durante o dia sem problema algum.

Outro benefício do ácido ser menos irritativo é que ele pode ser associado com ácidos mais fortes para alcançar os objetivos do tratamento. 

Outros benefícios do ácido kójico

Além de ser eficiente no tratamento e no controle do melasma, o ácido kójico ainda possui outras utilidades: 

O que achou desse texto sobre melasma? O que acha de dar uma olhadinha em alguns dermocosméticos com ácido kójico?

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários

Escrever Comentário